Anteriores

fernandosoares_21-10-2025

UM HOMEM DE LEGADO

 

 

Fotos: Gabriel Santos

Noêmia Frazão mais uma vez emociona e inspira com o lançamento do segundo volume de Um Homem de Legado, reunindo 15 grandes personalidades de Mato Grosso do Sul em um encontro com histórias de coragem, superação e inspiração. Com prefácio do ex-governador André Puccinelli (MDB), a obra foi lançada no último dia 15, no Centro de Convenções Dr. José Roberto Tadros, da Fecomércio e do Senac, destacando trajetórias de homens que ousaram sonhar, trabalhar e transformar realidades. 
  
Os coautores: Achilles Parma Neto, Anderson Kano, Antônio Pionti, Carlos Marun, Danilo Magalhães, Éder Uilson Lima, Flávio Almi, Guilherme Santinho, Hélio Daher, Juberty Souza, Roberto Gasparini, Samir Tannous, Sérgio Nogueira, Urandir Fernandes e Valdir Couto Júnior. Todos representam diferentes origens e áreas de atuação, mas compartilham o mesmo espírito de liderança, o compromisso com valores sólidos e a determinação de deixarem suas marcas no mundo. 

O cirurgião-dentista Mateus Parma com os pais, Petra Munhoz e Achilles Parma, também cirurgião-dentista

 

O casal Éder Uilson Lima e Valéria Lima e a filha Eure Lima

 

A querida Irene Moura com o filho, o vereador da Capital Flávio Moura Almi (PSDB) e sua esposa, a cirurgiã-dentista Jéssica Ribeiro Moura

 

Mais do que biografias, o livro apresenta um mosaico de vidas inspiradoras, provando que o verdadeiro legado não está apenas no sucesso conquistado, mas na capacidade de inspirar, abrir caminhos e construir histórias que atravessam gerações. Uma obra que celebra o que Mato Grosso do Sul tem de melhor: gente que faz, sonha e transforma. Confira alguns flashes e amanhã mostrarei mais…

 

O ex-governador de MS André Puccinelli (MDB) e a empreendedora Noêmia Frazão

 

O procurador do Estado Danilo Magalhães e a noiva, Iasmin Biolo

 

O advogado Paulo Caobianco e o secretário-executivo de Gestão Política na Capital do Governo de MS, Markito Perez

 

O contador Guilherme Santinho e a esposa, Marlene Lopes Pereira Santinho 

 

 

 

FÔLEGO NA PISTA 
O presidente da Assembleia Legislativa de MS, deputado Gerson Claro (PP), desdobra-se para garantir o maior número possível de colegas na 3ª Corrida dos Poderes, no próximo dia 25. E ele faz o convite toda prosa, nas rodas de atleta que vez por outra bate uma bola no futebol de campo ou dá uma corridinha para testar o fôlego.

 

GUERRA DAS ESTRELAS 
Aguardado com febril expectativa o momento em que a ex e a atual primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro e Janja da Silva, começarão a trocar farpas. Por enquanto quem está na linha de fogo cruzado são Jair Bolsonaro e a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, representada pelo companheiro, o deputado federal Lindbergh Farias. 

 

TUDO EM ORDEM 
Na sexta-feira, 17, em assembleia-geral do seu Conselho Superior Administrativo, a Federação do Comércio de MS (Fecomércio) realizou debate animado e positivo sobre as atividades da instituição. O seu presidente, Edison de Araújo, e demais conselheiros carimbaram a prestação de contas de 2025, sem qualquer restrição.  

 

IMPULSO SOCIAL 
O programa de incentivos fiscais da MSGás recebeu 81 propostas na disputa por seis vagas, em agosto. Os recursos aos vencedores – Obras Sociais Francisco Thiesen; Associação de Educação Especial Marcelo Takahashi; Asilo São João Bosco; Instituto MS Mais Bonito; Lar do Pequeno Assis e Cotolengo – saem do Fundo Nacional, Estadual e Municipal do Idoso (CMI), Fundos do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA), Lei de Incentivo ao Esporte, Lei Rouanet/Pronac e Pronas PCD. 

 

REVERÊNCIA 
No Dia dos Professores, 15, o presidente do Poder Legislativo municipal da Capital, Epaminondas Papy (PSDB), destacou a grande dimensão social do ensino e enalteceu o papel dos educadores. Homenageou, na sessão, a professora Isa Maria Formaggio Marques Guerini, coordenadora dos cursos de Direito e Administração do Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande. 

 

RASGA SEDA 
No encontro preliminar da Cop-30, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), não economizou elogios ao colega de Mato Grosso do Sul. Foi incisivo: "O governador Eduardo Riedel tem feito um trabalho extraordinário em políticas ambientais". Riedel, do PP, ganhou o dia. 

 

DIÁLOGO IMPORTANTE 
Durante a 27ª Feapan (Feira Internacional Agropecuária e Cultural do Pantanal), um dos acontecimentos que marcaram o evento foi a palestra de André Borges, diretor-presidente do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul). Em diálogos abertos e participativos, ele e vários produtores rurais debateram mecanismos legais e formas de prevenção e combate aos incêndios florestais. 

 

BRILHO GUAICURU 
Karina Marques, uma das melhores cantoras de Mato Grosso do Sul, viveu rica e prazerosa experiência em recente giro pela Europa. Seu talento de intérprete, compositora e instrumentista ganhou aplausos e fez a cabeça de diferentes gerações em cidades como Ancona, na Itália, na costa do Mar Adriático. 

 

BENÇÃOS ECUMÊNICAS 
Depois do Papa Leão XIV, que é o dirigente maior do catolicismo no mundo, o presidente Lula (PT) recebeu as bênçãos evangélicas do pastor Samuel Ferreira, bispo da Igreja Assembleia de Deus de Madureira. Prova de que religião e fé têm seu próprio compartimento e não podem ser peças de jogo político ou ideológico. 

 

PEREGRINOS 
De bem com a vida, o jornalista e consultor Paulinho Barbosa e sua amada, embalados pelas novas emoções e descobertas, percorrem alguns dos lugares icônicos da Europa. E na Espanha, inevitável, um dos chamarizes mais atraentes é o Caminho de Santiago de Compostela. É fascinante a rota de peregrinação que leva à Catedral de Compostela, onde estariam os restos mortais do apóstolo Santiago.


PENSAMENTO DO DIA 
Cuidado com as voltas que o mundo dá. Hoje, você lança as palavras, amanhã, sente seus efeitos.


NA LEMBRANÇA 
Alfred Nobel, que hoje dá nome ao prêmio mais famoso do mundo, nasceu em 21 de outubro de 1833, na Suécia. Inventor de explosivos, era um pacifista: "A única solução plausível seria um convênio pelo qual todos os governos se propusessem a defender coletivamente qualquer país que fosse atacado".