fernandosoares_08-10-2025

Edições anteriores

IMBECILIDADES
O desejo de ser notícia ou virar celebridade é legítimo, desde que se respeitem os limites éticos e profissionais. Não parece ser o caso do carioca Léo Lins, 43. O polêmico e inescrupuloso humorista anunciou sua vinda para um stand-up, em Campo Grande, com um vídeo criticando a prefeita Adriane Lopes (PP) e, não satisfeito, espezinha a cidade e caçoa da população. Não por outros motivos chegou a ser preso, responde a processos por calúnia e está na "lista suja" dos artistas. 

 

ESTOU FORA! 
A senadora Tereza Cristina (PP) não demonstra muita empolgação com a ideia de ter seu nome como candidata a vice-presidente na chapa que os bolsonaristas começam a desenhar para a sucessão presidencial de 2026. Mas se a direita não alinhar um nome de peso, a bancada ruralista pode colocá-la como a candidata à presidência da República. 

 

HONRARIA 
Com duas lojas da Havan em Cuiabá (MT), Luciano Hang, 62, deve ser homenageado, em breve, com o título de Cidadão Cuiabano. A iniciativa é do vereador Coronel Dias (Cidadania). O agitado "velhinho da Havan", como ficou conhecido nas campanhas bolsonaristas, também tem duas lojas em Campo Grande.

 

VÃO VENDO… 
Todo cuidado é pouco! A Polícia Federal constata que as bebidas adulteradas com adição de metanol já foram consumidas, até agora, em 27 cidades de 12 estados. Mato Grosso do Sul está na lista com a morte de um jovem de 21 anos. 

 

FOGO AMIGO 
A prefeita Adriane Lopes (PP) começou a ser atacada dentro da própria casa política. São ataques abertos de ex-aliados, como o ex-secretário da Sidagro (Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio) e presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Adelaido Vila, e em ambientes fechados, sobretudo por parte de quem se acha mais importante do que é para cobrar benesses do poder.

 

BATE E VOLTA 
O jornalista e apresentador Pedro Bial, 67, esteve em Campo Grande no sábado, onde se reuniu com produtores audiovisuais sul-mato-grossenses. A visita teve como propósito trocar experiências e discutir formas de fortalecer a produção audiovisual fora dos grandes centros do país. No Domingo, participou da Bienal do Livro do Pantanal, no Palácio Popular da Cultura. Curioso e atento, Bial quis fazer um verdadeiro raio-X do que se produz para o cinema em Mato Grosso do Sul: quem são esses profissionais, quais histórias estão sendo contadas e como o Estado vem destacando-se nesse cenário. Entre os participantes do encontro, estiveram os cineastas Roberto Leite e Ulisver Silva, nomes de peso no audiovisual sul-mato-grossense. 

 

ALERTA 
O Ministério da Saúde e o INCA (Instituto Nacional de Câncer) divulgaram novos dados sobre o câncer de mama no Brasil. A estimativa é de 73,6 mil novos casos em 2025, com maior incidência nas regiões Sul e Sudeste. O levantamento reforça a importância do diagnóstico precoce e do acesso equitativo ao tratamento. 

 

DIA DELE 
Hoje é o dia de Luis Beltrán, que nasceu em Valência (Espanha), em 1526, e foi o tipo de jovem aventureiro, aberto aos desafios. Obediente à voz do Senhor, venceu a oposição do pai e ingressou na Ordem Dominicana para ser sacerdote. Na Colômbia, onde viveu, Beltrán muito se ocupou com a salvação das almas, sem descuidar de profetizar e denunciar as injustiças cometidas contra os indígenas e, posteriormente, contra os negros escravizados. Ele assumiu cargos de direção na Ordem Dominicana, exerceu com grande eficácia o ministério da pregação, chegando a operar inúmeras conversões e alcançar milagres. Seu pai, antes de morrer, declarou-lhe: “Meu filho, uma das coisas que mais me afligiu na vida foi ver-te frade, mas, hoje, o que me consola é saber-te frade!” São Luis Beltrán, rogai por nós! 

 

HABILITAÇÃO I 
O presidente Lula (PT) pediu que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) acabe com a obrigatoriedade das aulas em autoescolas para quem quer tirar a CNH nas categorias A e B. A proposta mantém as provas teórica e prática, mas permitirá que o candidato estude por conta própria ou com instrutores autônomos credenciados, reduzindo em 80% os custos.


HABILITAÇÃO II 
Com o anúncio de que o presidente Lula quer acabar com a obrigatoriedade das aulas em autoescolas para tirar-se a CNH, o setor já sente o baque. Donos de autoescolas preparam-se para o pior, temendo um cenário semelhante ao dos taxistas após a chegada dos aplicativos de transporte. 

 

PENSAMENTO DO DIA 
Cada dia que você não desiste é um dia que você vence. 

 

Fotos: Gabriel Santos

O empresário Thiago Proença e a esposa, Priscila Fernando

 

Os médicos Paulo Abreu e Mariana Alves Abreu

 

Taís Koller e o namorado, empresário, Luiz Lapa

 

Vanessa Araújo e o deputado Lucas de Lima (sem partido)

 

Fernanda Mello e o secretário-adjunto de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos da Capital, Paulo Cançado Eduardo Soares

 

Divulgação

Durante sua passagem por Campo Grande, o craque Zico, 72, conheceu o jovem flamenguista Carlos Eduardo Cortez Voges, fã de carteirinha do ídolo rubro-negro. O encontro especial contou ainda com a presença da mãe do garoto, a jornalista Karine Cortez.

 

NA LEMBRANÇA 
Se estivesse vivo, o bicampeão mundial Didi faria, hoje, 97 anos. Nascido Valdir Pereira, em Campos (RJ), ele encantou o mundo com sua habilidade. Meio-campista de Fluminense, Botafogo e Real Madrid, jogou as Copas de 1954, 1958 e 1962, atuando 74 vezes pela seleção e assinalando 21 gols, um deles, de folha-seca, contra o Peru, nas Eliminatórias de 1957, que levou o Brasil à Copa. Apelidado de Príncipe Etíope por Nelson Rodrigues, devido à elegância ao jogar, ele também é autor do primeiro gol da história do Maracanã, em 10 de junho de 1950. Didi, que morreu em 12 de maio de 2001, de câncer, tinha uma frase que resumia o futebol: "Treino é treino; jogo é jogo".