fernandosoares_10-07-2025

Edições anteriores

JUSTA HOMENAGEM

 

 

Fotos: Gabriel Santos

A Universidade Anhanguera/Uniderp celebrou com orgulho os 25 anos do curso de Medicina em Mato Grosso do Sul, marco importante na história do ensino superior no Estado. E nada mais justo do que prestar uma bela e merecida homenagem ao seu fundador, o professor Pedro Chaves dos Santos Filho, idealizador de um projeto visionário que, à época, implantou o inovador método PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas), considerado até hoje um dos mais modernos e eficazes do mundo. A homenagem foi conduzida pelo reitor, o professor e doutor Cristiano Miranda Cupertino, que destacou a valiosa contribuição de Pedro Chaves para a formação de gerações de médicos, além do reconhecimento institucional a um homem que só ajudou a enriquecer a trajetória do curso, com muita dedicação à educação. Um momento de gratidão, história e futuro para a medicina sul-mato-grossense. Amanhã, mostrarei mais…

 

O médico de São Paulo José Lúcio Machado, que implantou o curso de Medicina da Uniderp, em MS, com o método PBL, e o professor Pedro Chaves dos Santos Filho

 

O diretor-geral do Hospital Regional, o médico Paulo Limberger, e a esposa, a médica Simone Basso

 

Os empresários Fernando e Neca Bumlai, da Faculdade Insted

 

Pedro Chaves dos Santos Filho e o reitor da Uniderp, o doutor Cristiano Cupertino

 

O diretor de finanças adjunto da Santa Casa, Paulo Guilherme, com a presidente da instituição, Alir Terra, e o médico Marcos Bonilha

 

O advogado Renê Siufi e a esposa, empresária, Olga Siufi

 

Os educadores Reni Domingos dos Santos e o marido, Pedro Chaves dos Santos Filho

 

 

 

JUSTA HOMENAGEM 
Brilhante a ideia do deputado estadual Pedro Caravina (PSDB) ao propor o nome do saudoso vereador Cristóvão Silveira à nova escola estadual no Jardim Noroeste, em Campo Grande. O governador Eduardo Riedel (PSDB) assinou com rapidez o decreto batizando a escola. Silveira e sua esposa, Fátima, foram assassinados há oito anos.

 

VÃO VENDO… 
Quem diria?! O ex-deputado federal Fábio Trad, que deixou o PSD, e a ministra e ex-senadora Simone Tebet (MDB), ambos centristas, são as bolas da vez para o PT e a esquerda em Mato Grosso do Sul. Ambos ganharam o green card dos petistas pela ênfase com que vêm defendendo a reeleição do presidente Lula e atacando os delírios da extrema direita.

 

PÚLPITOS 
Presente em cerca de 200 países e com mais de 23 milhões de fiéis, a Igreja Adventista do Sétimo Dia elegeu um religioso brasileiro para seu presidente mundial. O pastor Erton Carlos Köhler, 57, foi escolhido durante a 62ª Assembleia da Associação Geral e seu mandato é de 2025 a 2030.

 

RUAS DE SANGUE 
Dados oficiais: de janeiro a junho deste ano, foram registrados, nas ruas de Campo Grande, 5.282 acidentes de trânsito, dos quais 1.817 com vítimas (ferimentos) e 17 com mortes. Segundo a Polícia de Trânsito, a média de ocorrências chegou a 1.056 por mês. Detalhe, os registros notificados pela Polícia Rodoviária Federal não constam desse levantamento.

 

DORES DA FAMA 
Ana Castela, 21, fez, durante um show em Guaxupé (MG), comovente desabafo para confessar o cansaço que sofrem as celebridades quando têm seus nomes atirados para todos os lados das notícias e fofocas. "Não estou aguentando mais. E só não largo tudo porque tenho muita gente pra fazer feliz com minha música", desabafou.

 

PATICUMBUM 
O atacante Igor Jesus, 24, mostrou seus dons artísticos pegando uma carona de vocalista e pagodeiro na Banda Real Som, no domingo passado. Cuiabano de nascimento, ele fez sucesso com a camisa do Botafogo no Mundial de Clubes, nos EUA. Contratado pelo Nottingham Forest, da primeira divisão da Inglaterra, ele tem tudo para brilhar na carreira internacional.

 

PENSAMENTO DO DIA 
Preze-se o suficiente para andar longe de tudo o que não lhe acrescenta em nada.

 

PRODUTIVIDADE 
Com 1.931 ações ajuizadas, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) manteve, no primeiro semestre deste ano, uma média de desempenho tão elogiável como em igual período de 2024. E as outras marcas tiveram semelhante patamar, com 15.520 denúncias oferecidas, 237.013 manifestações de primeiro grau e 15.365 de segundo grau, além de 1.691 interposições de recursos.

 

RECUPERADO 
De pé e já refeito do susto provocado por uma ocorrência cardíaca, o dinâmico superintendente estadual do Ministério da Saúde, Ronaldo de Souza Costa, voltou às lides na unidade governamental. Vem realizando um trabalho de fôlego e sem foguetório. Exemplar.

 

AÉREA NOBRE 
Um enorme terreno cedido há 30 anos para a Funlec, em Três Lagoas, foi finalmente integrado como novo patrimônio da entidade. É que, no último dia 04, o superintendente do Patrimônio da União em Mato Grosso do Sul, Tiago Resende Botelho, ao lado do prefeito, Dr. Cassiano Maia (PSDB), assinou o termo de regularização de cerca de 22 mil metros quadrados de áreas da União que passam a pertencer oficialmente à Funlec, hoje, comandada pelo competente presidente Alessandro Lewandowski.

 

DIA DELE 
Hoje é o dia de um santo da Ucrânia: Santo Antônio Percierskij. Desde a adolescência, demonstrou interesse pela solidão, por isto, procurou as cavernas, comuns em sua região, em busca de lugares que favorecessem sua sede de oração e contemplação. Em Kiev, Antônio Percierskij escavou a primeira gruta e fez dela sua cela. Nela ele dormia, rezava e estudava. Fundou o Mosteiro das Grutas, que consistia em várias celas escavadas por cada um dos discípulos e interligadas entre si formando um verdadeiro mosteiro de grutas. Esse local passou a ser um dos mais importantes centros religiosos do país. Santo Antônio Percierskij, rogai por nós!

 

NA LEMBRANÇA 
Há 26 anos morria, em Cuernavaca, no México, o ex-agricultor Francisco Julião. Pernambucano de Bom Jardim, ele foi um dos precursores, no Brasil, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), ao fundar, na década de 50, as ligas camponesas. Conhecido por seu radicalismo – uma das suas frases preferidas era "reforma agrária na lei ou na marra" – Francisco Julião foi deputado estadual e federal por Pernambuco. Foi cassado no golpe militar de 1964 e teve de exilar-se no México, onde morreu aos 84 anos de idade.