Anteriores

fernandosoares_10-12-2025

O CHEFE MANDOU 
Os partidos de direita e da base bolsonarista agitaram-se, em Mato Grosso do Sul, com as notícias confirmando a pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL). Decisão do pai, Jair Bolsonaro (PL), a designação tira de cena o governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos). E assim como em outros estados, o bolsonarismo sul-mato-grossense está dividido entre Flávio e Tarcísio. Mas a vontade do ex-presidente é lei. 

 

FRACO 
O senador Flávio Bolsonaro já começou a preparar a escada para descer da disputa presidencial, admitindo a possibilidade de nem levar a candidatura até o fim. Mas, claro, não sem antes tentar negociar o impossível: condiciona sua desistência à anistia do pai, como se tivesse nas mãos algum trunfo capaz de pressionar o cenário político nacional. A verdade é que sua candidatura não assusta ninguém e muito menos o presidente Lula (PT), que segue firme rumo à reeleição. 

 

CERCO 
Daniel Belmiro, superintendente-adjunto da 1ª Região Fiscal da Receita Federal, com jurisdição em Brasília, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, exulta-se com os resultados da Operação Fronteira. Durante 11 dias, mais de 400 agentes da RF e de outras forças (federais, estaduais e municipais) reprimiram a entrada e o comércio de produtos ilegais. Foram retirados de circulação cerca de R$ 160 milhões em mercadorias, foram presas 27 pessoas e apreendidas 3,5 toneladas de drogas, além de 160 veículos. 

 

FINALMENTE 
O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul segue acumulando reconhecimento nacional. Desta vez, o TCE-MS recebeu, em Santa Catarina, o Selo Ouro de Transparência Pública, honraria que destaca instituições comprometidas com clareza, acesso à informação e gestão responsável.

 

VERGONHOSO I 
O que fazer para mudar isto é difícil de sugerir, mas é vergonhoso saber que dados colhidos pelo Ministério da Cultura, entre outras instituições, apontam Campo Grande como a capital com o pior índice cultural no País. Nossa pontuação está abaixo de todas as médias nacionais, desde o critério de leitura de livros (47%) aos de teatro (12%), feiras de livros (9%), saraus (3%) e concertos (3%). 
  
VERGONHOSO II 
Intitulado Cultura nas Capitais, o levantamento aferiu que Campo Grande também fica abaixo das médias nacionais em cinema (42%, para 48%), jogos eletrônicos (34%, para 51%), shows musicais (33%, para 41%) e festas populares (33%, para 36%). Essa é a maior pesquisa quantitativa de apuração de hábitos culturais já realizada no Brasil. Foi desenvolvida em parceria entre o Ministério da Cultura, a consultoria JLeiva Cultura & Esporte (que desde 2004 realiza o estudo), Itaú e o Instituto Cultural Vale. No fim de novembro, concluiu-se o circuito pelas capitais de discussão desses resultados. 

 

MÉRITO 
A Comissão de Anistia do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania concedeu o perdão governamental e indenizou o ex-atacante Reinaldo (José Reinaldo de Lima, 68 anos), ídolo do Atlético Mineiro, em reconhecimento à perseguição política que sofreu durante o regime militar (1964/1985). Ele costumava comemorar seus gols erguendo o punho cerrado, um gesto de protesto contra o racismo, inspirado no movimento Panteras Negras, dos EUA.  

 

PALANQUE 
O deputado estadual João Henrique Catan (37, PL) bem que tentou posar de xerife da moralidade, mas acabou protagonizando só mais um capítulo da sua já conhecida turma do barulho jurídico. Entrou com ações mirabolantes, mandados de segurança sem pé nem cabeça e teorias que não passam nem no balcão da lanchonete. E o Judiciário, paciente, foi carimbando: indeferido, extinguido, improcedente. No fim, a ofensiva contra a Cassems virou apenas mais um fiasco para a coleção do deputado, que insiste em brigar com a lei… e perde para ela com a mesma facilidade com que perde a dignidade.

 

PLANEJAMENTO 
O prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves dos Santos (PP), acaba de conquistar o Prêmio Band Cidades Excelentes, considerado o verdadeiro Oscar da Gestão Pública no país. O reconhecimento celebra administrações que se destacam pela eficiência, inovação e pelo compromisso com o cidadão, exatamente as marcas da gestão de Cleverson Alves à frente do município. Um orgulho para Costa Rica e um exemplo para Mato Grosso do Sul.

 

PENSAMENTO DO DIA 
 A saúde é a maior posse. A alegria é o maior tesouro. A confiança é o maior amigo. E a paz mental é a maior felicidade.

 

Fotos: Gabriel Santos

Tatiana Azambuja e o marido, pecuarista, Cássio Andrei Azambuja

 

A médica Ellen Costa com a arquiteta Lilian Ayache e a médica Eloah Rondon

 

O advogado Luciano De Miguel e a esposa, Andrea Quadros

 

O casal Pedro Mendes e Janaína Medeiros

 

O empresário Mário de Barros e a esposa, fisioterapeuta, Simone Arão de Barros

 

COMBOIO NATALINO
A tradicional Caravana Iluminada de Natal da Coca-Cola fará um giro especial por Mato Grosso do Sul. Em Campo Grande, o espetáculo chegará no dia 16, às 19h. Já no dia 17, a magia vermelha estacionará primeiro em Itaporã, às 17h30, depois, seguirá para Dourados, onde passará às 20h30. A pergunta que não quer calar: como Itaporã conseguiu essa proeza de colocar a Caravana no roteiro antes de Dourados? Mistério natalino? Influência secreta? Ou puro carisma da cidade? Fato é que Itaporã brilhou e garantiu seu momento na noite iluminada da Coca-Cola. 

 

NA LEMBRANÇA 
A cantora Cássia Eller faria, hoje, 63 anos. Sua voz rascante e intrigante ainda encanta os fãs, quase 24 anos após sua morte, vítima de parada cardíaca. Esta coluna relembra uma frase dela: "Nunca pensei, assim, em atingir uma meta ou um objetivo musical. Eu queria era fazer shows, só isto. Eu arrumava banda e tal, mas o máximo que eu pensava, assim, no futuro, era fazer aquele show. Eu queria gravar discos, mas não pensava em carreira, seria uma consequência daquilo que eu estava fazendo”.