fernandosoares_28-11-2024

Edições anteriores

VIXE
Com o Conselho Nacional de Justiça abrindo reclamação disciplinar para investigar sentenças proferidas nos últimos cinco anos e acompanhando de perto o afastamento dos cinco desembargadores do TJMS, para qualquer bom jurista, a resposta é uma só: ninguém sabe onde vai dar o desfecho. Em nada é que não vai acabar…

 

VALENDO OURO
Em meio a tentativas de boicote, o mercado da pecuária brasileira segue aquecido, impulsionado tanto pela demanda interna quanto pelas exportações. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada – CEPEA Esalq/USP, o principal destino da carne bovina nacional é a China, responsável por cerca de 50% das exportações e da receita do setor. Entre janeiro e outubro de 2024, o país asiático desembolsou US$ 4,8 bilhões para adquirir 1,86 milhão de toneladas de carne brasileira, uma alta de 12% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

 

HONRARIA INAUGURAL
No sábado, 23, o baiano Divaldo Franco foi internado às pressas com um tumor na bexiga. Ele tem 97 anos e é considerado o maior médium brasileiro, depois de Chico Xavier. Foi a primeira personalidade agraciada com um título honorífico da Assembleia Legislativa, o de Cidadão Sul-Mato-Grossense, indicado pelo deputado estadual Cecílio de Jesus Gaeta. A honraria foi entregue em 21 de abril de 1981, no Teatro Glauce Rocha.

 

EXCELÊNCIA
Melhor ONG de Cultura do Brasil e de Mato Grosso do Sul! E ainda figurando entre as 100 melhores do país! É o Instituto Moinho Cultural, de Corumbá, timoneado por Márcia Rolon. A organização está fazendo 20 anos. Já recebeu, assistiu e ensinou mais de 35 mil crianças e adolescentes brasileiros e bolivianos, com aulas de música e dança, além de alimentação e acolhimento.

 

VÃO VENDO…
Que ninguém estranhe se os arranjos para a eleição da Mesa Diretora já estiverem englobados pelos interesses na sucessão estadual e na guerra pelas duas vagas no Senado. Tem gente que vai sentir-se golpeada com uma solução por enquanto reservada aos bastidores.

 

DEBUTANTE
Simone Tebet (MDB), 54, estreou como autora literária, escrevendo, ela mesma, sua biografia, O Voo das Borboletas. Um dos primeiros presenteados, é óbvio, foi o presidente Lula (PT). Com prefácio da ministra Cármen Lúcia, do STF, a ministra do Planejamento e Orçamento agendou lançamentos em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Campo Grande e Três Lagoas.

 

FIM DE ANO
Ou é reação às notícias bombásticas que tomam conta do cenário político ou o tal do espírito natalino. Algo anda contagiando os principais ambientes políticos guaicurus. Depois da firme declaração de Rose Modesto (União Brasil) acenando apoio à reeleição de Eduardo Riedel (PSDB), tem mais gente na fila do “paz e amor”.

 

ESCÂNDALOS QUE ABALARAM

HOLLYWOOD II
Quando Liz Taylor enviuvou do produtor Mike Todd, o melhor amigo dele, o cantor Eddie Fisher, extrapolou-se nas condolências e acabou indo para a cama com a viúva. Pouco tempo depois, Fisher largou a espoa, a célebre Debbie Reynolds, para ficar com Taylor, em um dos escândalos mais clamorosos dos anos 50. A imprensa conservadora responsabilizou Taylor, chamando-a de “destruidora de lares”, já que o casal tinha uma filha de dois anos, Carrie Fisher, futura princesa Leia, de Star Wars. Houve também quem atacasse Eddie, o que acabou liquidando seu prestígio como cantor. Isso tudo para Taylor abandoná-lo apenas dois anos depois, trocando-o por Richard Burton.

 

OPÇÃO
O Hotel Deville Prime Campo Grande está preparando uma noite especial para quem quiser celebrar o Natal com amigos e família. E o melhor, com a opção de incluir-se a hospedagem, para deixar a experiência ainda mais completa. A comemoração, das 19h30 às 23h, terá ceia assinada pelo chef Ito de Carvalho, com música ao vivo, espaço kids com recreação, além de um espaço instagramável.

 

CONFRATERNIZAÇÃO
Amanhã, 29, tem noite de gala na festa dos diretores das escolas municipais de Campo Grande. Vai ser no Murano Buffet e os ingressos, lançados pelo Condaem, já foram todos vendidos.

 

Fotos: Gabriel Santos

A empresária Maria Clara Paloni e o veterinário Bruno Grabowski

 

A modelo Júlia Castro e a universitária Isabella Pedrosa

 

A psicóloga Valentina Derzi e o empresário Felipe Miyashiro

 

Naim Derzi Dibo com Maria Eduarda Cenze e o pecuarista Antônio Souza

 

O engenheiro Lucas Antônio Silva e a influenciadora Gabriella Garcia

 

PENSAMENTO DO DIA
Temos de fazer de conta que somos burros, só para vermos até onde vão as pessoas que pensam que são inteligentes.

 

NA LEMBRANÇA
No dia 28 de novembro de 1975, o País perdeu o escritor Erico Verissimo. O gaúcho de Cruz Alta tinha 69 anos. Tradutor – estreou com O Sineiro, de Edgar Wallace (1931) – e romancista, ele é autor de Caminhos Cruzados (1935), Olhai os Lírios do Campo (1938), O Senhor Embaixador (1965) e da série literária
O Tempo e o Vento (1949/1962), já adaptada para o cinema e a televisão. Homem sensível, deixou frases como esta, para a humanidade: "Quem está com fome fica surdo até mesmo à voz de Deus".