fernandosoares_03-11-2024

Edições anteriores

MOMENTO: COMENDA E TÍTULO DE CIDADÃO

SUL-MATO-GROSSENSE

   

Fotos: Gabriel Santos

Na noite de quinta-feira, 87 personalidades de diferentes Estados foram homenageadas com o título de Cidadão Sul-Mato-Grossense e a Comenda do Mérito Legislativo, em uma cerimônia marcante no Palácio Popular da Cultura, outorgados pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. O evento, conduzido por 20 dos 24 deputados estaduais, contou com as presenças do governador Eduardo Riedel (PSDB) e do presidente da Casa, Gerson Claro (PP), reforçando o reconhecimento a todos que contribuem para o crescimento e desenvolvimento do Estado. A solenidade teve como objetivo enaltecer aqueles que acreditaram no presente e no futuro de Mato Grosso do Sul, tornando-se exemplos de dedicação e inspiração. “Cada um, aqui, tem sua história. Viveu bons momentos e momentos difíceis, mas temos a convicção de que todos construíram uma relação com o estado que, independentemente se é privada ou pública, contribuiu para a transformação de um grupo de pessoas, seja uma pequena comunidade ou grande”, disse o governador. Nas fotos, um pouco deste grande evento aos novos filhos do Estado…

 

A primeira-dama do Estado, Mônica, e o governador Eduardo Riedel (PSDB)

 

A vice-prefeita eleita da capital, Camila de Oliveira (Avante), e o marido, juiz de Direito, Atílio de Oliveira Júnior

 

Desembargador do TJ-MS, doutor Ruy Celso Florence, e o presidente da Suzano, Beto Abreu

 

O diretor-presidente da Energisa em MS, Paulo Roberto dos Santos, e a esposa, Edilene Salmi

 

Diretores da Suzano: o vice-presidente executivo de Florestal e Suprimentos, Carlos Aníbal de Almeida, com o vice-presidente executivo de Operações Celulose, Engenharia e Energia, Aires Galhardo, e a vice-presidente executiva de Gente & Gestão, Segurança e Comunicação, Caroline Carpenedo

 

A advogada e “primeira-dama do Legislativo estadual”, Kátia Claro, e o presidente da Assembleia Legislativa de MS, Gerson Claro (PP)

 

O deputado estadual Lídio Lopes (sem partido) e a esposa, prefeita da capital, Adriane Lopes (PP)

 

O secretário da Semadesc, Jaime Verruck, e o secretário de Governo e Gestão Estratégica de MS, Rodrigo Perez

 

Camila e o promotor de Justiça Ronaldo Vieira Francisco

 

Isabela Machado e o prefeito de Rio Brilhante, Lucas Foroni (MDB)

 

O deputado estadual Pedro Caravina (PSDB) e o procurador-geral do MPMS, Romão Ávila Milhan Júnior

 

     

HORA DE DECIDIR
Reina aguda expectativa sobre o próximo mandato de Adriane Lopes (PP) na questão das parcerias de sua gestão. Indaga-se, entre outras coisas, se a prefeita sairá ou não da blindagem ideológica que dificulta as relações com o presidente Lula (PT). Em seu reduto de afinidades políticas, já há quem queira encorajá-la a aproximar-se melhor do Palácio do Planalto e entender que, com isto, ampliará sua capacidade de investimentos.

 

ADIAMENTO
Um pequeno acidente caseiro impediu a jornalista e empreendedora Miriam Duailibi de vir a Campo Grande para ser agraciada com a Comenda do Mérito Legislativo. É uma das principais honrarias em âmbito estadual, reconhecendo o papel das pessoas que defendem e divulgam boas práticas de sustentabilidade, economia popular e uso sustentável dos recursos naturais. Nova data será agendada, pelo deputado estadual Paulo Duarte (PSB), que a indicou.

 

NA LEMBRANÇA
Herbert José de Souza, o Betinho, completaria, hoje, 89 anos. O sociólogo mineiro notabilizou-se por uma vida de lutas – primeiramente, contra a ditadura militar, depois, contra a fome no País, após sua volta do exílio, por último, contra a Aids, contraída numa transfusão de sangue, pois era hemofílico. Foi citado na clássica O Bêbado e a Equilibrista, de 1979, composição de Aldir Blanc e João Bosco. Betinho morreu em 9 de agosto de 1997, no Rio de Janeiro. Deixou esta frase como legado: "O Brasil tem fome de ética e passa fome em consequência da falta de ética na política".

 

TSUNAMI
Nervosismo no Parque: comentários fortes do pré-feriadão trazem à tona a preocupação localizada de gente que sente calafrios quando ouve a palavra “operação”. E não se trata de cirurgia médica. O time da delação, com e sem prêmios, começa a sair das sombras. 

 

BOLA CHEIA
O engenheiro e ex-deputado estadual paranaibense Semy Ferraz é o vencedor do 4º Prêmio Sustentabilidade da Associação das Operadoras Privadas de Saneamento (Abcon Sindcon). Hoje morando no Amazonas, Ferraz é diretor de Responsabilidade Social da Águas de Manaus, gestora dos sistemas de água e esgoto.

 

FINADOS
Ontem foi dia de saudades, de luto no coração e de preces para os que partiram, principalmente os que fizeram parte de nossas famílias e do círculo de nossas amizades. Um dia também para lembrar as pessoas que inesperadamente a pandemia levou. Que descansem em paz e que Deus dê conforto a todos.

 

PENSAMENTO DO DIA
O dom da palavra é lindo, mas a sabedoria do silêncio é perfeita.