fernandosoares_04-04-2024

Edições anteriores

SOLIDÁRIA
Gostei de ver a ministra das Mulheres, a quase campo-grandense Cida Gonçalves, usar as redes sociais, no domingo (31), data que marcou os 60 anos do golpe militar que deu início à ditadura de mais de duas décadas no país, para homenagear as vítimas do regime que matou, torturou e sequestrou centenas de brasileiros. “Faço minha homenagem a todas as pessoas presas, torturadas ou que tiveram seus filhos desaparecidos e mortos na ditadura militar. Que o golpe instalado há exatos 60 anos nunca mais volte a acontecer e não seja jamais esquecido”.

 

CONDIÇÃO
O prefeito paulistano Ricardo Nunes (MDB) quer a reeleição e tem para sua campanha o apoio de Simone Tebet (MDB) e Jair Bolsonaro (PL). A ministra do Planejamento e Orçamento já avisou: só vai subir no palanque com o ex-presidente fora dele. Em Sampa, o candidato de Tebet terá dois adversários assentados no Palácio do Planalto, o deputado Guilherme Boulos (PSol), apoiado pelo presidente Lula (PT), e a deputada Tabata Amaral (PSB) cujo "cabo eleitoral" mais importante é o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB).

 

GIGANTE
Estrutura mesmo tem a empresa Imetame Metalmecânica, de Aracruz, no Espírito Santo, que adquiriu um avião turboélice modelo ATR 72-600, com capacidade para até 72 passageiros, por R$ 130 milhões, para transportar seus trabalhadores do Nordeste até a fábrica de celulose da Suzano, que está em fase final de construção em Ribas do Rio Pardo. A empresa tem 1.800 operários trabalhando na construção da maior fábrica de celulose do mundo. 

 

VÃO VENDO…
O DataFolha apurou: 71% dos brasileiros elegem a democracia como a melhor forma de governo, enquanto 7% preferem a ditadura "sob certas circunstâncias" e 18% dizem que tanto faz. E aí vem o bate e volta: enquanto 53% não veem chance de a ditadura voltar, um exército de 20% acredita na hipótese de nova ruptura democrática e 22% temem que isto seja possível. Vigiai, democratas de verdade!

 

BOLSO
Desde domingo, 31, cerca de 10 mil medicamentos de uso contínuo ficaram mais caros. Quem precisar de Losartana, por exemplo, vai encarar um preço reajustado em até 87,6%. E há produtos majorados em mais de 150%. O aumento vai impactar quem mora nos estados que elevaram o ICMS. Mato Grosso do Sul está fora, graças à decisão do governador Eduardo Riedel (PSDB) que, no ano passado, congelou a alíquota do imposto.

 

VALEU A PENA!
Em visita a Belém do Pará, o presidente da França, Emmanuel Macron (Renaissance), disse que a Floresta Amazônica é "cobiçada" e prometeu apoiar a causa indígena de comunidades brasileiras. Macron e o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciaram também um programa que pretende investir 1 bilhão de euros (R$ 5 bilhões) na bioeconomia da Amazônia brasileira e da Guiana Francesa, território ultramarino da França na América do Sul. É aquela velha pergunta: o que seria do amarelo se não existisse o verde?

 

ESTIMAÇÃO
De acordo com levantamento do IBGE, atualizado pelo Instituto Pet Brasil, os brasileiros teriam, hoje, mais de 139 milhões de animais de estimação, sendo, em sua maioria, cães (40 milhões), gatos (24 milhões) e peixes (19 milhões). Répteis e pequenos mamíferos aparecem em último lugar e representam 2,3 milhões de pets. 47% desses animais, curiosamente, habitam a região Sudeste do país. Ter um animal de estimação pode auxiliar no tratamento de doenças como depressão e ansiedade, além de tornar o dia a dia mais divertido e menos solitário.

 

VOO LIVRE
O mutum-de-penacho é uma ave sob ameaça de extinção. Sua presença já é restrita a algumas regiões. A Companhia Energética de São Paulo (Cesp), por meio de um projeto de reintegração da espécie, libertou 40 exemplares na Reserva Cisalpina, em Brasilândia (MS), e na Área de Soltura do rio Aguapeí, em Castilho (SP). O projeto, cuja base fica na região da Usina Hidrelétrica de Porto Primavera, entre Rosana (SP) e Batayporã (MS), garantiu a 31 destas 40 aves (77%) a readaptação ao seu habitat natural. 

 

MUDANÇAS
O professor Tiago Botelho, para disputar a prefeitura de Dourados, terá que afastar-se da superintendência estadual do Patrimônio da União. O substituto sairá de seu partido, o PT. Rose Modesto, a superintendente da Sudeco, é do União Brasil. Sua nomeação teve chancela de líderes petistas estaduais. Se sair candidata a prefeita, quem vai substituí-la será alguém de consenso entre o União Brasil e o PT, que a indicou ao presidente Lula.

 

PENSAMENTO DO DIA     
Tudo na vida leva tempo e o só o tempo para levar tudo.
 

NA LEMBRANÇA
No dia 4 de abril de 1968, a paz calou-se com um tiro disparado pelo racista James Earl Ray. Morria, naquele instante, na cidade de Memphis, no Tennessee, Martin Luther King Junior, o pastor e líder ativista que lutou, durante seus 39 anos de vida, contra o racismo e pelos direitos civis da população negra norte-americana. Prêmio Nobel da Paz, em 1964, deixou uma frase para ser guardada no fundo do coração: "Nós aprendemos a voar como os pássaros, a nadar como os peixes, mas não aprendemos a conviver como irmãos".

 

Fotos: Gabriel Santos

UMA RECEITA VITORIOSA –

JERSON DOMINGOS!
Para qualquer pessoa enfrentar os desafios que a vida impõe e responder-lhes, sobretudo com vitórias, o fundamental não é possuir riquezas, bens materiais, diplomas e honrarias, o essencial é o patrimônio humanista, alicerçado pela simplicidade, generosidade, dignidade, coragem e sabedoria para fazer as leituras de si e do mundo em que vive. Esse perfil é inalcançável para uns, porém, está naturalmente integrado ao jeito de ser das pessoas vitoriosas. Um perfil que, entre seus diversos representantes, inclui o Sr. Jerson Domingos. É uma das presenças inscritas nas folhas dos maiores serviços prestados às causas legítimas da sociedade e ao interesse das instituições que cuidam da democracia, da justiça, da paz e do desenvolvimento. Deputado estadual, conselheiro e hoje o presidente do Tribunal de Contas, confirmou um comentário produzido pela ansiosa expectativa da sociedade: quando aposentar-se da Corte, voltará à política. Não se importa em doar sua experiência e continuar aprendendo – ele que começou suas lidas como açougueiro, técnico de som e estudante, até ingressar na vida pública. Deputado estadual em cinco legislaturas, exercendo, em quatro delas, a presidência da Assembleia Legislativa, é um homem de maiúscula contribuição para o progresso de Mato Grosso do Sul. Fez, faz e seguirá fazendo história. Quase todas as entidades de serviço social, econômico e ambiental têm o registro de sua presença. É um orgulho de Campo Grande e Mato Grosso do Sul!

 

O deputado estadual Paulo Duarte (PSB) e o vereador da capital Otávio Trad (PSD)

 

O titular da coluna com o escritor Henrique de Medeiros

 

Os advogados e irmãos Wellyngton Figueira e Eres Figueira

 

Os advogados José Belga Trad e Riad Saddi