fernandosoares_28-02-2022

Edições anteriores

POIS É…
A Câmara dos Deputados aprovou a legalização dos jogos. De Mato Grosso do Sul, somente dois parlamentares votaram a favor do projeto, Fábio Trad (PSD) e Beto Pereira (PSDB). Outros dois parlamentares que eu tinha certeza de que votariam a favor eram Dagoberto Nogueira (PDT) e Vander Loubet (PT) mas, na hora, votaram contra. Enfim, é o Brasil na iminência de virar um grande cassino.


GOSTEI
Fizeram muito bem legalizando os jogos. Finalmente, rumo à superação da hipocrisia aliada aos prejuízos tributários para o Estado, ou seja, para a sociedade. Jogam diariamente neste país, por todo canto, às escondidas. A clandestinidade gera criminalidade. Há muito que o Brasil deveria ter essa lei. 

ADEUS
Cris Duarte, 47, candidata do PSol à prefeitura de Campo Grande em 2020, deixou a sigla. Não deu detalhes sobre os motivos, mas mencionou ter enfrentado posições machistas e comportamentos alinhados com os pressupostos patriarcais de família na organização social. Casa de ferreiro, espeto de pau?


PIJAMAS
Durante seus 34 anos de ingente dedicação à magistratura, o desembargador e ex-presidente do Tribunal de Justiça de MS, Claudionor Miguel Abss Duarte, 74, firmou-se nas galerias de maior destaque na vida pública de Mato Grosso do Sul. Agora, cumprido com louvor o seu papel, o bom e festejado albuquerquense/corumbaense ingressa no rol dos aposentados. Aposentou-se, mas não de pijamas. Vai continuar administrando as fazendas e trabalhando em prol de um país mais justo. 

ANSIEDADE
 O tempo não interrompe sua marcha e caminha no mesmo ritmo de sempre. Mas tem gente em Campo Grande que não cabe em si de tanta ansiedade para que cheguem logo o 05 de março e o 02 de abril. Nessas datas, respectivamente, dois momentos serão protagonizados por Marquinhos Trad (PSD): primeiro, o anúncio de sua pré-candidatura ao governo estadual; depois, o ato de renúncia ao cargo de prefeito, abrindo a vaga para a ascensão da vice-prefeita, Adriane Lopes (Patriota). Ela é casada com o deputado estadual Lídio Lopes (Patriota), pré-candidato à reeleição.


PREMATURIDADE
A educadora Leocádia Aglaé Petry Leme gozava de boa saúde. Septuagenária, mantinha a intensidade que marcou sua existência de dedicação à família, às amizades, ao lazer e ao conhecimento. Estudava Direito e visualizava sempre novos horizontes. Teve a vida ceifada abruptamente num acidente um tanto improvável, ao ser atropelada por uma motocicleta. Ontem, o triste episódio fez uma semana. Um veículo que, em alta ou baixa velocidade e dependendo dos que o conduzem, anda causando muitos e sucessivos acidentes em Campo Grande. 
   

VIDA NO PLANETA
Ainda está em plena efervescência a campanha do Elastic Cut. No mundo, muitas pessoas aderem à mobilização para o descarte correto e sustentável das máscaras de proteção contra o coronavírus. Com a pandemia, aumentou de maneira avassaladora a quantidade de peças de pano e plástico jogadas fora sem qualquer cuidado. Na campanha do Elastic Cut, as pessoas são orientadas a cortarem os elásticos das máscaras antes de descartá-las (da maneira mais adequada). A fauna marinha e a terrestre estão sendo bastante afetadas. Até os pássaros aparecem com máscaras emaranhadas nas asas.

 

GRANDE IRMÃO
Há duas semanas o Big Brother Famosos, de Portugal, abriu suas portas para uma licença excepcional: familiares de Jardel Almeida, 48, ex-atacante de Vasco da Gama, Grêmio, Porto e Sporting, foram avisá-lo da morte de sua mãe. Ele superou o choque, ficou na casa e nesta semana se tornou um dos finalistas do reality lusitano. 
 

TERRA CONFLAGRADA
Em Corumbá, o prefeito Marcelo Iunes (Podemos) apoia a candidatura da sua cunhada Gláucia Iunes (Podemos). Com isso, abandona o seu ex-apadrinhado, Evander Vendramini (PP), por quem removeu montanhas a 2018 para que se elegesse deputado estadual. A relação entre ambos agora é das mais ácidas. Enquanto isso, para manter a tradição, os corumbaenses devem ter no mínimo cinco candidaturas à Assembleia Legislativa. Além de Vendramini e Gláucia Iunes, estão na fila o deputado Paulo Duarte (MDB) e os vereadores Dr. Gabriel (Gabriel Alves de Oliveira, PSD) e Chicão Vianna (PSD).

 

HOMENAGENS
Terça-feira passada, 22 de fevereiro – segundo Waltinho Carneiro Júnior, uma data muito especial para sua família. A razão é das mais justas: a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada de Dourados batizou um blindado de guerra com o nome de Wilson Benedito Carneiro. O homenageado – tio do diretor-presidente da Sanesul, irmão de seu pai, o ex-deputado Walter Carneiro (PTB) – foi um dos beneméritos da força nos anos 1970-80. Foi quem doou a área de 33 hectares para a construção da base militar. Já falecido, Wilson Carneiro foi o primeiro da família a fixar residência em terras douradenses. 
 

NA LEMBRANÇA
Esta coluna se encerra hoje dando os parabéns a uma instituição brasileira, a eterna vedete Virgínia Lane, que completaria 102 anos se viva estivesse. Atriz, comediante e uma pessoa de grande energia, ex-amante de poderosos como Getúlio Vargas (PTB), ela brindou-nos, em uma de suas entrevistas, com esta frase, ao ser perguntada se sentia algum frio na barriga ao entrar num palco: "Claro que não! O que dá frio na barriga é a falta de dinheiro".

 

Fotos: Arquivo

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e a líder do governo no Legislativo estadual, deputada Mara Caseiro (PSDB).

 

Celina Leite e o querido empresário Noberto Soares Leite da Rotele, maior distribuidora da Ambev em MS.

 

Mariana Jurgielewicz e o marido, médico, Gustavo Medeiros.

 

O diretor-presidente da AGEMS (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de MS), Carlos de Assis, e o presidente da Fundação de Turismo do MS, Bruno Wendling.

 

Casal querido. O desembargador Luiz Tadeu Barbosa Silva e a esposa, advogada, Norma Barbosa.

 

O dentista Wildes de Figueiredo e a esposa, engenheira civil, Rita de Figueiredo.

 

AVISO
Um bom Carnaval para vocês. Estou aqui organizando os últimos detalhes da festa de 30 anos de jornalismo do titular da coluna, no dia 12 de março, na Chácara Chalé Suíço, com presença da dupla sertaneja Gilberto & Gilmar. Jantar maravilhoso com all inclusive. Uma enorme tenda de alumínio será montada, com piso deck para conforto dos convidados, muita ventilação e distanciamento social, além de protocolos de segurança. Por conta disso, a coluna retorna na quinta-feira, 03.

 

PENSAMENTO DO DIA
Os distraídos são os mais verdadeiros, pois a falsidade exige muita concentração.