fernandosoares_25-02-2022

Edições anteriores

APOSENTADORIA

DE CLAUDIONOR
Advogado, ex-presidente da OAB/MS, ex-secretário de Interior e Justiça de MS, ex-governador interino, grande democrata, amigo de muitos amigos, o desembargador Claudionor Abss Duarte, 74, figura mais que respeitada no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, deixou a corte na quarta-feira (23), após 34 anos atuando como julgador em segundo grau. Políticos, juristas, autoridades sentiram sua aposentadoria pela falta que Abss Duarte fará para a magistratura. Foi o desembargador com mais tempo no exercício em MS e o segundo com o exercício mais longo do Brasil. Um homem que fez de sua vida uma bela história, um belo exemplo.

 

IMPERDÍVEL  
Todo amante da natureza tem de ir à Patagônia, na Argentina, ao menos uma vez na vida. Lá os picos nevados se esticam como torres gigantes e os glaciares cobrem a superfície de branco, ideal para alguns dos trekkings mais sonhados do mundo (como os do El Chaltén, também na Argentina). Outras atrações que você pode encontrar são as pistas de esqui de Ushuaia, que ficam totalmente coloridas de tantos esportistas. Os passeios de barco também podem surpreender com pinguins, baleias, lobos e leões-marinhos exibindo-se ao lado do seu barco. É simplesmente fantástico.  
 

QUE ASSIM SEJA
O ano chinês, que é simbolizado com um animal, este ano é regido pelo tigre de Água Yang. A tradição diz que será um ano que irá trazer dinamismo fora do comum para as ocorrências do âmbito global e cotidiano. Uma delas é a sede pela liberdade aliada à força de vontade para causar revoluções. Ou seja, podemos esperar profundas mudanças internas e externas nas quais o novo deverá aparecer de forma mais intensa, deixando para trás posturas mais tradicionais.


ARRANJOS
Além do juiz federal aposentado Odilon de Oliveira, 72, pré-candidato do PSD ao Senado e derrotado na disputa pelo governo estadual em 2018, outra expressão da área de Justiça e Direito a insistir com as urnas, neste ano, é Sérgio Harfouche, 58. O procurador de Justiça é a opção de seu partido, o Avante, para também ser candidato ao Senado. A sigla manifestou apoio à candidatura da deputada federal Rose Modesto – de saída do PSDB – ao governo. Detalhezinho: Harfouche é de Fátima do Sul, a mesma pequena e prodigiosa cidade do interior que impulsionou os voos políticos de André Puccinelli (73, MDB) e Londres Machado (80, PSD). 

RASANTES
Segundo o professor e historiador Sidney Melo, 52, é a necropolítica que instiga a prática: aviões despejam defensivos químicos para pulverizarem as lavouras, mas operam sem o necessário controle e acabam atingindo áreas habitadas por índios em Mato Grosso do Sul. 
 

RASANTES II
Tem gente de peso social e econômico que opera com discrição e influência nos bastidores, querendo que Gilberto Kassab, 61, aproveite sua vinda a Campo Grande para fazer uma conversa com importante liderança de fora do PSD. Maiores detalhes, depois do dia 05 de março, data em que Kassab, presidente nacional do PSD, virá lançar a candidatura de Marquinhos Trad, 57, ao governo.


EM CENA
O curta "O Formoso", com atores locais, entre os quais, Espedito di Montebranco e Andréia Freire, no campus midiático de New York, foi assistido por uma seleta plateia (né mesmo, Michael Douglas?); a vibrante Bro Mc’s, de Dourados, primeira banda indígena de rap no País, está confirmada para o próximo Rock in Rio; e os músicos do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, de Corumbá, encantaram quem foi ao Dubai Millennium Amphitheatre, nos Emirados Árabes Unidos, desfiando composições, entre outros, de Geraldo Espíndola, 69. Um fevereiro de êxtase para a produção artística e os artistas de Mato Grosso do Sul. 

DUAS RODAS
De tanto ouvir as cornetas buzinando, pode ser que a prefeitura de Campo Grande determine à Guarda Metropolitana que atue com maior intensidade, fazendo a prevenção e a repressão à orgia criminosa de motociclistas dirigindo perigosamente, colocando em risco as suas vidas e as de outras pessoas. São os "estúpidos" que ocupam ruas movimentadas com suas motocicletas fazendo empinadinhas, zerinhos e roncos barulhentos. Pergunta-se: quantas vidas serão necessárias chorar para que providências enérgicas sejam tomadas pelas autoridades? 
 

DUAS RODAS II
Outro detalhe dos "maluquetes" sobre duas rodas que circulam pela Capital: há muitos entregadores (serviços delivery) que não respeitam os mais elementares sinais de trânsito. Além de enquadrarem os condutores, as autoridades têm a obrigação de acionar os donos das empresas que fazem entregas em domicílio e chamá-los à responsabilidade, inclusive aplicando as sanções legais.

 

CASH MEN
A ideia de criar uma taxação para as grandes fortunas divide os principais nomes da pré-disputa presidencial. O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-ministro e ex-juiz da Lava Jato, Sérgio Moro (Podemos), são contra. Já o ex-presidente Lula (PT) e o pedetista Ciro Gomes são plenamente favoráveis. Se o tema for adotado na pauta dos debates da campanha vai mexer com a opinião pública e a balança de aceitação e reprovação dos candidatos. 
 

PENSAMENTO DO DIA
Se seu filho disser “Eu não pedi para nascer!”, responda: “Não só pediu como lutou com 299 bilhões de outros interessados”.  
 

NA LEMBRANÇA
Em 25 de fevereiro de 1945, o Brasil perdeu um dos seus maiores escritores. O paulista Mário de Andrade foi ensaísta, poeta e romancista, divulgador do folclore e um dos organizadores da Semana de Arte Moderna, a 1922, que consolidou o movimento modernista. Autor de “Macunaíma” (1928), uma das obras mais conhecidas da nossa literatura, uma de suas citações mais célebres é esta: "É melancólico chegar assim, ao crepúsculo, sem contar com a solidariedade de si mesmo. Eu não posso estar satisfeito de mim, com o meu passado que não é mais meu companheiro. Eu desconfio do meu passado".

 

MAIS FLASHES DO BOTECO DO

GUSTTAVO LIMA NO MORENÃO

 

Fotos: Miguel Palácios

A jornalista Débora Charro e o presidente da TV Educativa, Youssif Domingos.

 

Stephane e o marido, Neto Cance.

 

Os irmãos Ariel e Ary Raghiant Neto.

 

O vice-prefeito de Bonito, Juca Ygarapé (PL), e a filha Jéssica Viana.

 

O vereador da capital Juari Lopes Pinto (PSDB) e a esposa, Euris Moura.

 

O cantor Murilo e Pamella Kosloski.

 

Keilly Carvalho e o marido, o pecuarista Murilo Oliveira.

 

Liz e Paulo Matos com a filha Maria Victtória.