fernandosoares_23-02-2022

Edições anteriores

SAVE THE DATE
Estou feliz. A procura está muito grande pelo jantar-show que realizo no próximo dia 12 de março, no Chalé Suíço, em comemoração dos 30 anos de jornalismo do titular da coluna, com presença confirmada da dupla sertaneja Gilberto & Gilmar. Estou organizando os detalhes, anotando os nomes, para depois entrar em contato com as pessoas. Estamos também organizando o delicioso cardápio. Até amanhã, estará tudo pronto.


BRASIL BRASILEIRO
Francamente, Mário Frias, 50, e Sérgio Camargo, 56, respectivamente gestor nacional das políticas públicas de Cultura e de Igualdade Racial, são duas esculhambações grotescas deste país, "acima de tudo". 

IDADE DA LOBA
Dizem que quando completa 40 anos, a mulher chega à "idade da loba", referência ao que seria estágio máximo e mais intenso da libido. Vera Fischer já fez 70 e garante, com todas as letras e total ênfase, que seu apetite sexual é o mesmo de 50 anos atrás. Se não tiver um parceiro por perto, afirma que desafoga a pressão masturbando-se. Quem tiver dúvidas que pergunte a quem sabe – o nosso David Cardoso, 78, por exemplo, que já dirigiu e contracenou com a atriz em cenas calientes, eles até tiveram um namorico.


MERECIMENTOS
Realizado de 18 a 20 deste mês, no formato virtual por causa da terceira onda da Covid-19, o I Encontro dos Chamamezeiros de MS foi importante para fortalecer a rica cultura fronteiriça. Significativas homenagens foram prestadas, como a estatueta feita pelo escultor Anor Pereira Mendes, 70, para a merecida reverência que é devida ao cantor, compositor e músico Castelo (Antônio Rodrigues de Queiroz, 71), de Três Lagoas, da célebre dupla com Mansão. O chamamé é “Bem Imaterial do Estado de Mato Grosso do Sul”. 

CONDUTORES & CONDUÇÕES
Em Petrópolis (RJ), motociclistas rodam sem descanso para fazerem o abastecimento das famílias atingidas pelas inundações. Levam víveres e outros produtos a locais de difícil acesso para carros. Já em Campo Grande, uma considerável parcela de motociclistas anda na contramão da lei e da vida: fazem das ruas pistas de corrida ou de exibição, empinando os veículos ou praticando manobras de risco. Alguns causam até acidentes fatais, como o que vitimou a educadora, ex-secretária estadual de Educação, ex-reitora da UEMS e fundadora do PDT regional, Leocádia Aglaé Petry Leme, 73.


NA CORTE
Comenta-se que fica mais intensa e nervosa a cada dia a expectativa pelo que está por acontecer na disputa de bastidores por uma vaga de conselheiro no Tribunal de Contas (TCE-MS), também chamado de paraíso. Estariam na fila de saída a curto e médio prazos, por aposentadoria, três conselheiros: Jerson Domingos, Márcio Monteiro e Flávio Kayatt. A propósito: uma conhecida personalidade feminina acaba de ingressar no cenário das pretensões.

 

ÁGUA FRESCA
 É de R$ 7.810,00 o salário da servidora Gláucia Antônia Fonseca dos Santos Iunes na Prefeitura de Corumbá, revela o Portal da Transparência. Lotada na Secretaria Municipal de Governo em cargo comissionado de direção superior e assessoramento, é casada com um irmão do prefeito Marcelo Iunes (Podemos) e vem investindo em campanha desbragada para deputada estadual, patrocinando até gincana de pernilongo. Segundo as cornetas pantaneiras, a referida senhora não teria o hábito de comparecer em seu local de trabalho.

 

IMPULSOS
Pode ser apenas uma mera impressão – contudo, quem acompanha os giros rápidos de Waltinho Carneiro Júnior pelo interior, para inaugurar e anunciar obras, acaba vendo outras coisas. São incursões de trabalho que não impedem o assédio e até manifestações de gente entusiasta de sua candidatura a deputado. 
 

REALIDADE
Mato Grosso do Sul também vive sua tragédia climática, em nosso caso, pela falta de chuvas. O estado enfrenta seca sem precedentes, que penaliza os produtores rurais com um volume de chuvas 50% abaixo do necessário, somado a temperaturas altas. Seca também é evento extremo, embora menos visível do que as tempestades. A situação agrava-se desde 2021, até o período atual, mas a verdade é que Mato Grosso do Sul perdeu 75% de sua superfície de águas desde 1985.  
 

REALIDADE II
Na semana passada, o jornal O Estado de São Paulo cobriu a situação da seca que afeta Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e o Mato Grosso do Sul, trazendo o registro de mais de R$ 71,9 bilhões em prejuízos no campo e lembrando que estes custos, cedo ou tarde, chegam aos consumidores, sem contar o aumento que poderá vir na conta de luz e o efeito na redução do PIB brasileiro. Neste ano, temos eleições, vale a pena perguntarmos como cada candidato pensa a crise climática. A crise hídrica, para nós, já é real.

 

PENSAMENTO DO DIA
O casal é conhecido no divórcio, os irmãos, na herança, os filhos, na velhice e os amigos, nas dificuldades… 
 

NA LEMBRANÇA
Há 18 anos, o Brasil perdeu o talento do jornalista Pedro Bloch. Aos 90 anos, este brasileiro de alma e ucraniano de nascimento deixava uma obra composta pelos seus artigos na revista Manchete e no jornal O Globo e pelas peças teatrais “As Mãos de Eurídice” (1950) e “Dona Xepa” (1952), entre outras. Médico de formação, músico por distração e dramaturgo de ofício, ele deixou esta frase singela e imortal: "A saudade precisa de distância para crescer".

 

 

 

PARABÉNS, DA COLUNA 

 

 

Fotos: Divulgação

O tempo passa, o tempo voa. Matheus Borges, o primeiro engenheiro civil da nossa família, formou-se em dezembro e colou grau na semana que passou. Somos de uma família que estuda, come livros e, todos em casa, com duas faculdades e até mestrados. Quando Borges nasceu, há 23 anos, entrou definitivamente em nossos corações. De lá para cá, um convívio sempre sereno, como acontece em todas as famílias, mas pleno, seguro e que o transformou em grande amigo. Um ser humano bonito em todos os sentidos e muito especial, ele só tem dado alegrias e orgulho à nossa família. E como não me orgulhar disso? Na quinta-feira (17), sua colação de grau. Agora formado em engenharia, quero que você conheça o mundo. Seus pais, em Bandeirantes, já lhe ensinaram a ver o mundo com outros olhos. E assim vamos tocando nossas vidas, juntando nossas histórias e construindo outras, muitas outras. Um orgulho para o tio Fernando Soares, aqui de Campo Grande, que sempre torceu pelo seu sucesso. Depois da formatura, só restou um belo jantar em família.

 

Matheus Borges com os pais Tânia e Welton Borges, orgulhosos com o terceiro filho formado.

 

No jantar, o titular da coluna com o sobrinho Matheus Borges.

 

Isabelle com a mãe, jornalista Elizete Alves, Matheus e João Mosimann, do Tribunal do Trabalho.

 

Matheus Borges, engenheiro civil.

 

Matheus Borges com o irmão, o advogado Myller Borges.

 

O advogado Marllon Borges com o irmão Matheus e a esposa, Natália Alves.

 

A jornalista Vânia Alves com o sobrinho Matheus e o engenheiro civil Valtrudes Moreira.