fernandosoares_21-02-2022

Edições anteriores

DIA DO IMIGRANTE ITALIANO
O Brasil é o maior país com raízes italianas em todo o mundo. É descendente daquela brava gente que atravessou o oceano em condições precárias, que enfrentou o mundo novo, desconhecido, inóspito, na maioria das vezes, com pouco apoio, para construir uma nova história.  Pela importância que a comunidade italiana representa para a construção do Brasil, esta data tem o objetivo de homenagear os descendentes dos imigrantes. A escolha do dia 21 de fevereiro é uma homenagem à expedição de Pietro Tabacchi ao Espírito Santo, a 1874. Esse evento ficou marcado como o início do processo de migração em massa dos italianos para o Brasil. Com as crises que se instalaram na Itália durante os séculos XIX e XX, muitos camponeses italianos aceitaram os pedidos do governo brasileiro para trabalharem nas lavouras do país, principalmente nas regiões Sudeste e Sul. De acordo com dados do Consulado da Itália no Brasil, estima-se que existam aproximadamente 28 milhões de descendentes de italianos vivendo em terras brasileiras. Um povo que é fruto de uma árvore que não se vergou com os ventos das tempestades. Que assim seja também para as gerações futuras.

 

ADEUS
Na quinta-feira, Mato Grosso do Sul perdeu um dos maiores criadores de suínos do Estado. O produtor rural Arão Antônio de Moraes, 74, faleceu de infarto, deixando uma história de respeito e trabalho. Nossos sentimentos à viúva Jussara Feltrin Moraes e a toda a família. 

AMPLITUDE INCLUSIVA
Impressionam o desempenho e o alcance popular de algumas políticas públicas da gestão de Marquinhos Trad (PSD). No caso da Funesp (Fundação Municipal de Esportes), por exemplo, as atividades esportivas sistemáticas tiveram 13 mil participantes em 2021. Para este ano a projeção é passar de 15 mil.  As modalidades esportivas, que eram 46, já estão em 48 com a inclusão da ginástica para gestantes e do futevôlei. Um belo trabalho de fôlego e repercussão da equipe liderada pelo diretor-presidente da Fundação, Odair Serrano.


REDE TOP
Ricardo Ayache (PSB) está muito feliz com seu recente giro de visitas às unidades hospitalares da Caixa de Assistência dos Servidores do MS. No hospital de Corumbá, o presidente da Cassems gostou do que viu e ouviu de pacientes e funcionários, satisfeitos com o nível de atendimento e o alcance clínico oferecidos pela instituição. A regional do município é administrada por Rosana Lídia da Silva Pereira, por sinal, bastante elogiada pelo exigente Ayache. 

 

SAUDADES
Ex-deputado estadual e conselheiro do Tribunal de Contas, Jerson Domingos, 71, anda num empolgado cirandeio pela Assembleia Legislativa. De vez em quando, vai matar saudades, rever antigas amizades e avisar que está com vontade de voltar à Casa.

 

GARIMPAGEM
Embora possam parecer modestos, os R$ 2,3 milhões, apurados até o ano passado, em compensação financeira pelas atividades mineradoras são representativos para Mato Grosso do Sul. Os valores atestam um expressivo crescimento, 101% superior ao desempenho do ano anterior. Devagar, a balança vai melhorando. O Estado já é o sétimo na arrecadação – era o décimo entre um ano e outro. O ferro lidera a pauta de explorações minerais.

 

TELONAS & PALCOS
Nos Emirados Árabes Unidos, a Orquestra de Câmara do Pantanal (Ocamp), sob a chancela do Instituto Moinho Cultural, de Corumbá, liderado por Márcia Rolón, causou e arrancou inebriados aplausos durante a Expo Dubai 2022. Quase ao mesmo tempo, o ator Michael Douglas, 77, vai, na terça-feira, 22, ao 4º Meihodo International Youth Visual Media Festival, em Nova Iorque, assistir a um curta-metragem produzido em Mato Grosso do Sul: "O Formoso".
 

TELONAS & PALCOS II
Com 13 minutos de duração, "O Formoso" é dirigido por Roberto Leite, 36, o roteiro é dele e de Luciana Bittencourt. Tem no seu elenco três atores e uma atriz locais: Andréa Freire, Fábio Ferreira, o menino Dênio Leite e um veterano, Espedito di Montebranco. Michael Douglas, membro da Academia do Oscar e curador do evento, vai conferir a performance da obra e de seus protagonistas. Um acontecimento histórico para as artes. 

 

VÃO VENDO… 
Não são poucas as pessoas que espalham a falsa informação sobre o arrefecimento da pandemia de Covid-19. Enquanto esta criminosa desinformação é semeada, os órgãos oficiais dão notícias que a contradizem. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, de 15 de janeiro até a última quarta-feira, 16 de fevereiro, os drive-thrus de testagem instalados em Campo Grande, Dourados e Três Lagoas acusaram 34,8% de testes positivos. Anotem: de 30.156 testes, nada menos que 10.279 confirmaram o contágio pelo coronavírus. 
 

PENSAMENTO DO DIA
A habilidade de um líder está em levar as pessoas de onde elas estão para onde elas nunca estiveram.

 

NA LEMBRANÇA
O romancista Coelho Neto nasceu em 21 de fevereiro de 1864, na cidade de Caxias (MA). Professor, deputado federal, romancista, teatrólogo e poeta radicado no Rio de Janeiro, ele é fundador da Academia Brasileira de Letras, tendo ocupado a cadeira de número dois. Abolicionista e republicano, o Príncipe dos Prosadores Brasileiros tinha uma preocupação especial com a educação, como mostra esta frase: "A educação pelo medo deforma a alma". Coelho Neto morreu em 28 de novembro de 1934, no Rio de Janeiro.

 

 

 

BOTECO DO GUSTTAVO LIMA

 

 

 

Um dos mais aguardados shows de todos os tempos finalmente aconteceu. No sábado, 19, Campo Grande parou para assistir a Gusttavo Lima, 32, e convidados como César Menotti & Fabiano, Bruno e Denner, Baitaca, além do simpático Felipe Araújo. A megaprodução contou com quase 300 painéis de led, 300 luzes móveis e transformou o Morenão numa grande balada. O palco, de 75m, tinha uma passarela de 32m para que Lima passasse pelo público.

 

O gramado do estádio foi preservado, vieram três carretas com piso especial para protegerem a grama e garantirem maior estabilidade ao público. Na estrutura, 164 caixas de som foram utilizadas no show aguardado desde 2020 e cancelado em razão da pandemia. Tudo foi comandado pela Dut’s Produção, do empresário Eduardo Maluf.

 

O legal foram as duas suítes montadas ao lado do palco, de onde se via o artista com mais intimidade. Havia setores: “O Embaixador – open bar” e “Apelido Carinhoso”, além dos lounges, da arquibancada e o setor de cadeiras.

 

João Santos/Dut’s

O cantor Felipe Araújo.

 

O secretário de Fazenda de MS, Felipe Mattos, e a esposa, Fabrícia Mattos.

 

O advogado Rodrigo Azambuja Silva e a esposa, Isis Silva.

 

O Morenão foi pequeno para tanta gente.

 

Aliás, os eventos da Dut’s não perdem em nada para os de São Paulo e Goiás, que são preparados para receberem de dez a 100 mil pessoas de forma tranquila e com o que há de melhor para curtir uma grande noite. Confira um pouco de quem o titular da coluna encontrou por lá…

 

João Santos/Dut’s

O cantor Gusttavo Lima levou mais de 35 mil pessoas ao Morenão.

 

João Santos/Dut’s

A dupla sertaneja César Menotti & Fabiano também encantou em cheio o grande público da noite.

 

Tatiana Duarte com o marido, André Santos, e a cunhada Thais Santos.

 

O deputado estadual Jamilson Name (sem partido) e a esposa, Fernanda Fontoura Name.

 

Maria Eduarda Pedrossian e o marido, Robson Gatti Vargas.