fernandosoares_17-02-2022

Edições anteriores

INTERESSANTE
Mato Grosso do Sul caminha para ser um dos Estados Carbono Neutro em 2030. Em dois anos, os sistemas instalados de geração de energia solar cresceram 313%, passando de 6.641 para 27.441, conforme dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Outro dado positivo é que a potência total instalada saltou de 69,2 MW para 263,9 MW, informa a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD). O Ministério de Minas e Energia ainda desenvolve o Ilumina Pantanal, que leva energia limpa para as famílias pantaneiras. Muito bom! 
 

PRIORIDADES
Além de eleger Lula (PT-SP) e derrotar Jair Bolsonaro (PL), também é prioridade para o PT garantir o maior número possível de cadeiras na Câmara dos Deputados e no Senado. Por isso, a direção nacional está decidindo que o partido só deve disputar as sucessões estaduais nos estados onde estiver demonstrada, claramente, a chance de vitória.

 

ENTROU DE GAIATO…  
Acabei de saber que dos três conselheiros do Tribunal de Contas, Osmar Jerônimo, Waldir Neves Barbosa e Ronaldo Chadid, apenas Chadid está conseguindo provar sua inocência na acusação que chegou ao STJ, pela Polícia Federal, de atos de improbidade administrativa que redundaram em enriquecimento ilícito. Chadid quer provar sua inocência e já pensa em presidir a Corte de Contas.    
 

TAÇA
Segundo o analista esportivo Robson Morelli, de "O Estado de São Paulo", Gianni Infantino, presidente da Fifa, precisa parar de brincar com a história do título mundial que é atribuído ao Palmeiras pela conquista da Taça Rio no Torneio Internacional de Clubes Campeões de 1951. 

NOME
Soube que o médico Flávio Freitas Barbosa é pré-candidato a deputado estadual com apoio do MDB. Ele é de Cassilândia e tem bastante desenvoltura. 


AMARGO LAR
A Guarda Municipal não conseguiu cumprir plenamente a ordem de evacuar uma área pública, na região do Parque dos Novos Estados, ocupada por mais de 40 famílias. Metade permaneceu no local, com o apoio da Central de Movimentos Populares (CMP). Um levantamento constatou que os ocupantes são, em sua maioria, pessoas inscritas há anos ou há mais de uma década nos programas habitacionais com financiamento público. 

CRAQUES DE SEMPRE
O jornalista, escritor e pesquisador Edson Moraes, colaborador desta coluna, está nos capítulos finais da biografia do ex-deputado Walter Benedito Carneiro. A obra intitulada "Um Benedito Guaicuru, de Caneta, Chapa e Cruz... Maltino" seria lançada na segunda-feira, 14, data em que o ex-deputado completou 80 anos. Porém, a pandemia provocou o adiamento, situação que foi aproveitada para ajustes no texto final. Agora, com chancela da Editora Life, o livro terá seu lançamento agendado para logo depois do arrefecimento da terceira onda da Covid-19. 
 

CRAQUES DE SEMPRE II
Também está na agenda diária do incansável Edson Moraes uma ocupação singular: ele está reunindo informações e registros sobre personalidades (vivas ou não) que atuaram com destaque em diversas áreas, na política e nas artes aos esportes e negócios. Ainda no início, é um trabalho de fôlego, que vai render publicações, entrevistas e um livro. Um dos craques que já foram ouvidos é Larry, ex-zagueiro do Sport Club Internacional (Porto Alegre/RS) e do Operário (Campo Grande). A caderneta de Moraes tem mais de 100 nomes de busca e registro, entre os quais, o ex-governador Cássio Leite de Barros; os ex-jogadores Ramão Peito de Aço, Baianinho, Gonçalves, Roberto César, Diogo e Tadeu Macrini; e os artistas e intelectuais Jorapimo, Marlene Mourão (Peninha), Lobivar de Matos, Beth & Betinha e Délio & Delinha.

 

ALERTAS
A teóloga e pastora Bárbara Rodrigues, diretora-adjunta da Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos de Campo Grande, e a psicóloga Mariana Moraes defenderam, em entrevista à Rádio Jara (emissora web), mais investimentos públicos e maior engajamento da sociedade na prevenção e no combate a problemas que desafiam a Medicina e a família, entre os quais, a dependência química e a saúde mental. Profissionais qualificadas, com dinâmica atuação em políticas públicas, Rodrigues e Moraes integram o elenco da nova geração de especialistas que se dedicam a enfrentar males que afetam duramente a população, como o suicídio, a depressão e as várias formas de violência. 
 

PENSAMENTO DO DIA
Não tenha pressa, mas tenha rumo. Demorar é diferente de perder-se. 
 

NA LEMBRANÇA
O místico indiano Jiddu Krishnamurti morreu há 36 anos, na Califórnia, tinha, então, 90 anos. Dedicou-se à escrita de livros filosóficos como “O Verdadeiro Objetivo da Vida” (1995), “Sobre a Natureza e o Meio Ambiente” (1991) e “A Rede do Pensamento” (1982). Defensor da tese de que a mudança fundamental da sociedade só pode acontecer por meio da transformação da consciência individual e do autoconhecimento, ele pregava o seguinte: "Meditar é libertar a mente de toda a desonestidade”.

 

EM SALVADOR, PALÁCIO

RIO BRANCO SERÁ

CONVERTIDO EM HOTEL DE LUXO
 

Fotos: Reprodução/Instagram

Depois de receber imperadores como Pedro I e Pedro II, o Palácio Rio Branco voltará a receber hóspedes, o monumento atualmente abriga o Memorial dos Governadores Republicanos da Bahia, mas será transformado em um hotel luxuoso, localizado bem no coração de Salvador. Nesta semana, foi publicada, no Diário Oficial da Bahia, a concessão onerosa de 35 anos de uso do edifício-sede para instalação e administração do empreendimento. Houve apenas um único lance, no valor de R$ 135 milhões, da empresa BM Varejo Empreendimentos, proprietária da rede hoteleira francesa BMF e do hotel Rosewood, em São Paulo.

 

A edificação neoclássica, no Centro Histórico de Salvador, começou a ser construída pelo primeiro governador-geral do Brasil, Tomé de Sousa, em meados do século XVI, para ser o centro da administração portuguesa. Ao decorrerem os anos, o local, atualmente tombado pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, recebeu várias funções, como quartel e prisão. No fim do século XIX, ainda ostentava a velha fachada colonial portuguesa, mas passou por uma grande reforma, que ficou pronta em 1900.

 

 

Na metamorfose para a hotelaria, as obras devem seguir critérios técnicos e de preservação. O edifício deve receber 75 quartos, sendo 39 dentro do Rio Branco e 36 em uma área anexa. Deu vontade de conhecer o novo hotel, né?

 

 

 

FÉRIAS DE UM GUERREIRO

 

 

Fotos: Reprodução

O desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul Sérgio Martins, depois de um ano de intenso trabalho e muitas iniciativas ligadas à magistratura, resolveu tirar dias de merecido relax. Para isso, nada como viajar por diferentes e belos cenários, aproveitando os dias com um único compromisso: o de viver intensamente e curtir os momentos que se tornarão inesquecíveis. Foi assim que ele fez, ao lado de sua inseparável companheira Eliana Gomes, cruzou os céus dos Emirados Árabes e depois foi ver de perto as belezas de Maldivas, no Oceano Índico. Um roteiro escolhido no capricho. Na volta, organizará suas pautas das sessões do Tribunal e se preparará para assumir a presidência no ano que vem.

 

No famoso Jardim dos Milagres de Dubai, o casal pousa para fotos.

 

Sérgio Martins no luxuoso hotel Dusit Thani.

 

Eliana e Sérgio Martins no deserto e sobre um camelo.

 

Em visita ao bairro Al Fahidi, em Dubai, construções históricas encantam o desembargador.