fernandosoares_08-02-2022

Edições anteriores

RETORNO
Agora que retornamos das férias, mais um ano começa, mais uma esperança nasce nos corações de todos. O que passou, passou. Ficaram as lembranças, nem sempre boas, por causa da pandemia, mas lembranças que farão parte, para sempre, de nossas vidas. Agora é tempo de renascer, de olhar firme para o horizonte, que já sinaliza a chegada de novos tempos, e de dar o direito de pedir e sonhar, pedir para que o mundo seja um lugar melhor para viver-se. Sonharmos com os dias quando a solidariedade, o amor, a saúde, a fraternidade, o emprego e a compreensão façam parte do nosso dia a dia. É tudo o que precisamos, é tudo o que queremos para continuarmos seguindo, de cabeça erguida, nossa trajetória neste mundo.


ROMANCE
Segredo mantido a sete chaves une um casal vivendo dias de tórrida paixão. Ela, ex-primeira-dama bem sucedida. Se vai ou não vingar, como se dizia no passado, só o tempo dirá. 

S.O.S. ESTRADAS
Leitores desta coluna que moram na região pedem para registrar-se pedido de providências, às autoridades, tendo como foco a situação precária de trafegabilidade no trecho da MS-436, entre os municípios de Figueirão e Camapuã. Está feito o registro, certamente, o governo estadual não fará ouvidos moucos ao apelo.


PIONEIRISMO
Nos anos 1960, um feito então inusitado ocorreu, em Corumbá, quando mais de cem novilhas foram transportadas de avião até o Peru, para compradores daquele país. O fato está registrado com fotos na página de Salim Augusto Kassar do Amaral, sobrinho de Sonner Domingos Kassar, o criador que vendeu as reses quando tinha apenas 29 anos. Embarque semelhante foi realizado no aeroporto de Campo Grande a 1972. Esses episódios são narrados no livro “Memórias de uma Torre de Controle”, do escritor, gestor ambiental e controlador de voos Baldomero Bezerra da Silva. 
 

COBRANÇAS
O advogado Vinícius Piazzeta acumula centenas de ações de contribuintes que protestam contra a cobrança de IPTU para quem se enquadra nas categorias isentas do imposto. Existem outros causídicos com semelhante demanda. Bem que a prefeitura de Campo Grande poderia dar tratamento especial e diferenciado ao assunto. De acordo com os recursos, mesmo com decisão judicial que barra esta prática, os carnês continuam chegando às casas dos contribuintes.

 

REVOADAS
A deputada federal está chegando ao “Dia D” para definir se sai do PSDB ou não e, saindo, em qual partido irá abrigar-se com seu projeto de disputar o governo. Enquanto isso, o PCdoB de Campo Grande perde um de seus mais antigos e históricos camaradas: o advogado Lairson Palermo aterrissou de mala e cuia no PT. 

REI MORTO…
Já é tida como fato consumado a troca de bastão político em Corumbá. A Governadoria e o PSDB agora têm como ponto de referência na região o deputado estadual e ex-prefeito Paulo Duarte. Com isso, o prefeito Marcelo Iunes (Podemos) deixa de ser o preferido do Parque. Segundo as línguas bem-informadas, Iunes estaria tentando retornar ao ninho tucano, mas o presidente da legenda, Sérgio de Paula, não o quer.


HIPOCRÁTICO
A família Piúna e suas adjacências afetivas estão eufóricas. Comemoram a aprovação de Lucas Piúna Santos no vestibular de Medicina da Unesp. A mamãe Kristiane é um sorrisão só! 

ESTÁ FORA!
Dirigente de partido que quer fazer a diferença nas próximas eleições tenta trazer de volta à cena uma ex-política. Por enquanto, as tentativas deram em nada. Provavelmente pelo fato de que as fichas corridas de alguns integrantes da legenda não seduzem.

 

SISTEMA
Vejo políticos buscando aprovar PEC de redução dos tributos no combustível. Isso não resolve nada enquanto o preço da gasolina no Brasil estiver atrelado ao dólar, como é hoje. O preço da nossa gasolina deve ser ligado ao preço da produção de petróleo no Brasil e não ao dólar. 
 

LONGEVOS
No último dia 15 de janeiro, Akira Otsubo completou 84 anos de idade. Cumpre uma longa trajetória política, iniciada como vereador na Câmara Municipal de Três Lagoas, de 1971 a 1982. Depois foi deputado estadual em sete mandatos (1983 – 2010), deputado federal (2011 – 2015), vice-prefeito de Bataguassu (2017– 2020) e atualmente é o prefeito que a cidade elegeu. Está firme na ativa e continua causando. No início deste mês, iniciou tratativas com pescadores do distrito de Nova Porto XV que pretendem aproveitar a carcaça de peixes para fabricarem uma espécie de farinha com excelente uso na ração animal. O produto, além disso, garante adequado descarte de resíduos animais.


PENSAMENTO DO DIA
Se tiver de reduzir a velocidade, reduza. Só não desista! 
 

Reprodução

Segunda-feira, dia que dedico a São João Paulo II, um dos meus santos de devoção, a quem também peço bênçãos e proteção para minha família e todos os meus amigos, durante toda a semana. E que assim seja. Amém!

 

Arquivo

Os médicos Luiz Fernando Elias e a esposa, Carolina Elias.

 

Arquivo

O empresário Nerone Maiolino e a esposa, Rosana.

 

Divulgação

O professor Pedro Chaves dos Santos Filho (Republicanos) já se caracterizou pela impecabilidade de suas ações, emolduradas pelo profissionalismo e seriedade.  No novo jogo eleitoral em MS, ele é o nome mais procurado seja como vice ou suplente de qualquer cargo numa majoritária. Um verdadeiro estadista!

 

Reprodução

Com uma produção incrível, o badalado cantor Luan Santana, 30, inovou na gravação de um DVD, que aconteceu na Vila Itororó, patrimônio histórico da cidade de São Paulo. Denominado de Luan City, suas gravações tiveram cerca de oito horas e já acumulam quase seis milhões de views no YouTube com a música Abalo Emocional. Agora, o cantor de Jaraguari começa com sua turnê, que passará por diversas cidades do Brasil, Campo Grande deverá receber seu show ainda neste primeiro semestre.

 

Reprodução

PARAGUAI DE LUTO 
O povo paraguaio está muito abalado com a trágica morte da modelo e influenciadora Vita Aranda. No domingo, 30, ela participava do festival de música Já’umina, em San Bernardino, quando ocorreu um tiroteio e uma bala atingiu sua cabeça. Levada para o hospital, não resistiu e morreu meia hora depois. Tinha 29 anos e deixa três filhos. Foi casada por dez anos com o jogador de futebol Iván Arturo (Tito) Torres, 31, que atuou pela seleção do Paraguai. Alegre, bela e comunicativa, tinha mais de 500 mil seguidores nas redes sociais. Seu pai é ex-diretor da Polícia de San Pedro, acusado de ter planejado e executado uma operação de extorsão contra uma rede de tráfico de drogas. Nesta semana, os fãs de Aranda estão realizando atos de protesto contra a violência no país.

 

NA LEMBRANÇA
 Com o Carnaval chegando, é tempo de lembrar uma importante personagem do samba brasileiro, a sambista portelense Clementina de Jesus nasceu no dia 7 de fevereiro de 1901, em Valença, interior do Rio de Janeiro. Consagrou-se como cantora popular, além disto, Quelé, como era conhecida, foi folclorista. O curioso é que começou sua carreira artística aos 63 anos de idade. É tida como a "Rainha do Partido-alto", tendo representado o Brasil em diversos festivais no exterior. Morreu no dia 19 de julho de 1987.