fernandosoares_22-08-2022

Edições anteriores

NOITE DE AUTÓGRAFOS

 

 

Fotos: Ana Paula Fernandes

O lançamento do livro “A Mão Feminina do Cerrado Servindo os Sabores do Mundo”, relançado pelos jornalistas Vânia Alves, Edson Moraes e pela educadora Mara da Fonseca Baís, foi bastante prestigiado nesta temporada de inverno. Em torno de 150 pessoas compareceram à Galeria de Vidro na Plataforma Cultural na noite de quinta-feira, 18, em Campo Grande, para a concorrida noite de autógrafos. O livro foi feito unicamente com o intuito de registrar que, em 1973, um grupo de 68 mulheres da sociedade campo-grandense, as Bandeirantes, elaborou uma coletânea de receitas com renda revertida para fins filantrópicos. O livro, com prefácio da renomada chef Dedê Cesco, traz 68 das 213 receitas da obra original e têm seu nome na história local, com feitos de excelência nos cenários da solidariedade, do civismo e da cultura, que até hoje continuam sendo editados e distribuídos. Uma das remanescentes do grupo das Bandeirantes de Campo Grande é a veneranda senhora Nelly Rahe. Aos 90 anos, segue dinâmica e participativa na vida social e econômica, sempre à frente do Educandário Getúlio Vargas, o qual dirige com invulgar dedicação. Um delicioso coquetel foi servido e o cantor Simona encantou os presentes com seu pocket show. Confira alguns flashes do lançamento…

 

As irmãs Márcia Fonseca e Marly Nunes, da UFMS

 

A artista plástica Sandra Baís com o marido Luís Fernando

 

A jornalista Vânia Alves com Mara Baís sendo saudada pelo casal Ana Lúcia e Mauro Cordeiro, mestre da Perfect Liberty

 

O fotojornalista Valmirar Gomes com o escritor Edson Moraes, a chef Dedê Cesco e as jornalistas Vânia Alves e Elis Regina Nogueira

 

Os escritores Vânia Alves, Edson Moraes e Mara Baís

 

A subsecretária de Políticas para a Mulher da Capital, Carla Stephanini, e o secretário de Gestão, Agenor Mattiello

 

Mara Baís com o casal Reginaldo Miranda e Rita de Cássia Toledo

 

As servidoras públicas Carol Cardoso e Bonny Brás

 

O titular da coluna com a escritora Vânia Alves e o secretário de Gestão da Capital, Agenor Mattiello

     

DESEMPENHO
Trabalho feito e divulgado, com números que impressionam: No Ministério Público Estadual (MPMS), de 1º de janeiro a 19 de agosto deste ano, foram ajuizadas 1.678 ações. No período, foram oferecidas 17.186 denúncias, apresentados 277 recursos (nas áreas criminal, cível e difuso e coletivo), além de 15.923 manifestações de segundo grau e 262.202 de primeiro grau. Sem dúvida, um registro que deve deixar orgulhoso o dirigente do MPE, o procurador-geral de Justiça Alexandre Magno Benites de Lacerda.

 

RESGATE
Poeta, o advogado, ex-vereador e ex-secretário estadual de Cultura Athayde Nery de Freitas Júnior era um dos amigos de constantes conversas com Manoel de Barros. E numa dessas prosas, o poeta presenteou-o com um de seus livros, Gramática Expositiva do Chão (1966), assinando o presente com um apelido íntimo de família: Mané. O livro caiu nas mãos de um amigo de Nery de Freitas, que o levou para Corumbá e lá permaneceu por mais de 20 anos, para desespero do advogado – que agora festeja o resgate da obra, trazida de Corumbá de volta para suas mãos.

DESFECHO
Estava desenhado e não iria dar outra: Simone e Simaria serão sempre irmãs, mas a dupla de cantoras do sertanejo urbano chegou ao fim após dez anos de sucesso em todo o País. Sem explicações mais precisas – motivos de saúde vocal foram as alegações –, ambas deixaram expostas algumas feridas no ambiente de suas relações familiares. Entre as especulações estaria um possível interesse de Simaria em Kaká Diniz, empresário que é marido de Simone desde 2012, com quem tem dois filhos. Uma outra versão seria a questão financeira.

 

SUBTERRÂNEOS
A Operação Isótita, deflagrada pela Polícia Federal contra esquema de fraudes na compra de merenda escolar em Mato Grosso do Sul, pode ser um incentivo para as autoridades policiais apontarem suas atenções na direção dos remédios. A aquisição de medicamentos pelo poder público – especialmente, prefeituras – é outro nicho passível de ser monitorado minuciosamente pelos órgãos fiscalizadores.

 

DE FORA
A prisão do agente federal que matou um sindicalista do PT em Foz de Iguaçu, o veto do Judiciário à candidatura de Eduardo Cunha (MDB) a deputado federal e a cassação do vereador carioca Gabriel Monteiro (PL) por estupro estão na coleção de desfalques que vêm diminuindo o exército de pontas de lança do bolsonarismo no País.

 

NA LEMBRANÇA
Como esquecer JK? Há 46 anos (22 de agosto de 1976), um acidente na Via Dutra, em Resende (RJ), causou a morte do maior presidente da história do Brasil. Juscelino Kubitschek de Oliveira tinha, à época, 73 anos e deixou um legado de modernização deste País expresso pelo lema "50 anos em cinco", que norteou seu período nos palácios do Catete, Catetinho e do Planalto, entre 31 de janeiro de 1956 e 31 de janeiro de 1961. O construtor de Brasília deixou muitas frases, em sua vida, das quais pinçamos esta: "A técnica é uma conquista do Homem, pois representa o domínio da inteligência sobre as coisas".

 

CONTAGEM HISTÓRICA
A felicidade de Marta Antunes, coordenadora do censo de Povos e Comunidades Tradicionais, reflete o estado de espírito dos servidores do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) com o primeiro recenseamento específico das populações de comunidades quilombolas (descendentes de negros escravizados). O levantamento é histórico e foi iniciado no último dia 17, com a previsão de conferir 5.972 localidades.

 

RACHA
Os fatos confirmam informação de primeira dada, ainda no início do ano, por esta coluna, antevendo o choque entre setores evangélicos sul-mato-grossenses na disputa pelo poder – no caso, candidaturas eleitorais no nicho ideológico de direita. O vereador Gilmar da Cruz (Republicanos), da Igreja Universal, e o pastor Wilton Acosta (Republicanos), da Sara Nossa Terra, são candidatos a deputados federais e só um teria condições de vitória, segundo cálculos do próprio segmento. O que estaria pesando nessa balança seria a falsa expectativa criada pela escolha do pastor Marcos Vítor (Republicanos), da Sara de Dourados, para vice de Eduardo Riedel (PSDB), que optou pelo deputado estadual José Carlos Barbosinha (PP).

 

INTRIGA NA CORTE
O conselheiro Jerson Domingos desmente comentários segundo os quais estaria deixando o Tribunal de Contas para facilitar a investidura de um político na instituição. Sem dar nomes, Domingos afirma que a boataria envolve um político que é seu amigo. Ao que se sabe, a boataria que corre a respeito dá conta de que o interessado em abrir caminho para o TCE seria Sérgio de Paula, ex-presidente estadual do PSDB e assessor político do governador Reinaldo Azambuja (PSDB). Mas não se sabe se ele faz parte do círculo íntimo de amigos de Jerson Domingos.

 

SUPERFILA
Um olhar minucioso no quadro atual de candidaturas com domicílio eleitoral em Campo Grande constatará a presença de muita gente disposta a criar cancha para concorrer à Prefeitura Municipal em 2024. Além de Rose Modesto (União Brasil) e Capitão Contar (PRTB), que disputam cargo majoritário (governo estadual), dezenas de nomes das chapas proporcionais são aspirantes ao embate sucessório local de 2024.

 

ABUSOS
Se as autoridades responsáveis não apertarem o cerco, os maus motociclistas continuarão a fazer das ruas campo-grandenses autênticas pistas de malabarismos, direção perigosa e violações grosseiras das leis de trânsito, além do barulho infernal de veículos envenenados rompendo o sossego das madrugadas. Que o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, e demais autoridades do setor abram os olhos e deem um basta!

 

 

PENSAMENTO DO DIA
Eu sou aquele que acorda depois de um sonho, levanta-se depois de um tombo e sorri depois de uma decepção.