fernandosoares_15-08-2022

Edições anteriores

SAUDADE
Ontem foi Dia dos Pais. Para os de sangue, os de coração, os que já partiram e os que estão distantes, nossas homenagens. Pai, você não cria heróis, cria filhos. E se você tratá-los como filhos, eles se tornarão heróis, mesmo que seja apenas aos seus próprios olhos.

 

PRECONCEITO
Nada mais de mau gosto que atacar com discursos depreciativos as religiões de matriz africana. Por essas e outras, a pregação mal feita e equivocada pode tornar-se um demérito na cruzada evangélica.
 

PESO
Podem até não atingirem seus objetivos, mas as cartas em defesa da democracia e do Estado de Direito são documentos preciosos, certamente, nunca tiveram uma adesão tão maciça e numerosa em iniciativas semelhantes ao longo da história. Uma elaborada por estudantes de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e outra, pela Federação das Indústrias do Estado de SP (Fiesp). Já haviam alcançado um milhão de assinaturas de apoio na quinta-feira, 11, dia quando foram lidas por artistas, empresários, lideranças sindicais e outros representantes da sociedade. Com o endosso de dirigentes patronais e laborais, as cartas ajudarão a guarnecer a nação contra eventuais tentativas de ruptura política e institucional. Que os golpistas tomem tento!


AVANÇO
O presidente Jair Bolsonaro (PL) está radiante. As recentes pesquisas indicam que diminuiu bem a vantagem de Lula (PT) nas intenções de voto. Em Minas Gerais, por exemplo, o petista chegou a ter 18 pontos à frente, mas no recente levantamento da Genial/Quaest, a margem encolheu nove pontos. Reflexo das bondades do Planalto, como o aumento do auxílio emergencial.
 

PERIGO NO AR
Com vários casos – entre os quais, um óbito – sob suspeita, as autoridades sanitárias de Mato Grosso do Sul estão concentradas na investigação do que pode ser a ocorrência da varíola dos macacos. Segundo afirma o secretário estadual de Saúde, Flávio Britto, não existe motivo para pânico, porém, é fundamental a prevenção. Uma das formas de contágio é o ato sexual.

 

PROFISSÃO AMEAÇADA
A agressão à repórter Ana Clara Santos – sofreu um tapa de proprietários de um ferro velho que estava pegando fogo – não atingiu somente o Correio do Estado, mas todos os órgãos de imprensa, constantemente ameaçados por gente que não quer a exposição de seus feitos ou, sobretudo, malfeitos. Urge tomar rigorosas providências contra os agressores.

 

COM DESTINO
Desgarrado do estresse das lides rurais e da publicidade, Francisco Maia pulou no banco da motocicleta e zarpou, com amigos, para mais uma viagem ao Peru. No roteiro pelos Andes, Machu Picchu é ponto central de referência. O caminho não é mistério algum para o aventureiro, que já fez a mesma rota cinco vezes.

 

BATUQUE TRISTE
As comunidades do Carnaval e do samba amanheceram, no sábado, com uma notícia dolorosa: a morte do ritmista Toninho Fidélis Benevides. Corumbaense, fez muito na defesa da cultura carnavalesca da Cidade Branca e de outras por onde passou, entre elas, Ladário, Campo Grande e Dourados. Apaixonado também pelo Botafogo, sofreu duro abalo com a morte de um filho e ainda enfrentava problemas renais. O samba não morre e mantém o sambista vivo ao seu lado.

 

VÁCUO
Com a escolha da médica Viviane Orro para vice na chapa de Marquinhos Trad (PSD), seu marido, o deputado estadual Felipe Orro, não disputará a reeleição. Ele tentaria o quarto mandato na Assembleia Legislativa. Fora da política, é advogado e produtor rural. Resta saber quem dos candidatos pessedistas se dará melhor com o eleitorado de Orro.

 

NA VITRINE
Mais de 150 artesãos do Centro-Oeste, dezenas de Mato Grosso do Sul, tiveram seus trabalhos selecionados para a exposição “Casa do Brasil Central, do Cerrado ao Pantanal”, aberta dia 11 deste mês, no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro (RJ). Aberta até outubro, a mostra pode ser visitada com acesso gratuito e oferece uma bela fotografia de estilos e temáticas regionais de MS, MT, GO e Distrito Federal, segundo Edison Araújo, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IPF-MS.

 

OITO ANOS
De trajetória rica em polêmicas e sacadas geniais, Francisco de Lagos Viana Chagas foi um dos nomes mais instigantes que já atuaram nas comunicações e na publicidade em Mato Grosso do Sul. Cearense, Lagos era um marqueteiro de mão cheia e deixou suas marcas por onde passou, como secretário de Comunicação em Campo Grande e Campinas. Morreu em 15 de agosto de 2014, em Campo Grande, duas semanas depois de completar 64 anos.

 

Fotos: arquivo

Gente da gente. O belo casal Eliana e o desembargador do TJ-MS Sérgio Fernandes Martins.

 

A empresária Luciana Freitas com Patrícia Costa e sua filha Isabela Costa.

 

A nutricionista Aryane Dutra e a empresária Camila Costa.

 

O industrial Alan Cesar Santin e a esposa Tati Bérgamo Santin.

 

A bióloga Conceição e o marido, pesquisador aposentado da Embrapa, Rafael Alves.

 

Ângela e o empresário Edison Holzmann.

 

PENSAMENTO DO DIA
A verdade vence por si mesma, a mentira precisa de cúmplices.
 

NA LEMBRANÇA
O empresário Ueze Elias Zahran nasceu em 15 de agosto de 1924, na cidade de Bela Vista, MS. Um dos maiores empresários da história de Mato Grosso do Sul, transformou sua Copagaz num verdadeiro império e até enfrentou Assis Chateaubriand, o então todo-poderoso das comunicações no Brasil. Venceu a disputa por uma concessão de televisão. Hoje, as sete emissoras em Mato Grosso e MS são consideradas entre as cinco mais importantes afiliadas da TV Globo. Morreu em 27 de dezembro de 2018. Sua história ficará sempre ligada à história de Mato Grosso do Sul. A frase de encerramento desta coluna hoje é dele: "Sonhar sempre e desistir, nunca. Nunca desistir, nunca".