fernandosoares_10-08-2022

Edições anteriores

ALERTA
A chuva chegou, graças a Deus, mas como saldo deixou telhas quebradas, árvores caídas, carreta tombada e outros pequenos estragos no município de São Gabriel do Oeste. Graças a Deus, ninguém se machucou. Agora, é correr contra o tempo, arrumar tudo para evitar outros problemas e enfrentar a chuva que promete cair aos cântaros, até hoje!

 

NEGRITUDE
Coroada de êxito a I Festa Quilombola de Furnas do Dionísio, em Jaraguari. Realizada no dia 06 deste mês pela Associação de Pequenos Produtores Rurais de Furnas, o evento teve total apoio de moradores e parcerias com a prefeitura municipal, Rancho do Vô Nido e Sebrae/MS. Danças, manifestações culturais e iguarias da culinária quilombola – como rapaduras, melados, farinha de mandioca, caldo de cana e pastéis – foram prestigiadas por várias autoridades, entre as quais, o prefeito Edson Nogueira (PSDB), a advogada e candidata do PT ao governo Giselle Marques e o seu vice, o vereador coxinense Abílio Vaneli (PT). Na música, o artista local Felipe Santos e o cantor Paulinho Serrano agitaram a festa.

CORPO E ARMA
Autor dos tiros que mataram o lutador de jiu-jítsu Leandro Lo, no domingo, durante um show, em São Paulo, o policial militar Henrique Velozo era fãnzaço de armas de fogo e reverberava, nas redes sociais, os apelos pró-armamentismo do presidente Jair Bolsonaro (PL). Leandro Lo foi morto com tiros na cabeça, disparados à queima-roupa e sem qualquer chance de defesa da vítima.

 

OITENTANDO
Mais gente querida e consagrada afetivamente colhe seus 80 agostos. A carismática Geny Lopes Zanetti, mãe do multimídia Rogério Zanetti, soprou suas velinhas na segunda-feira, 8, envolvida por milhões de carinhos e cumprimentos. No próximo dia 14, será a vez do longevo Sílvio César avançar na escala oitentista e completar 83 anos. Um dos mais refinados e criativos compositores e intérpretes do Brasil, autor de inspiradas canções, gravadas por ele e dezenas de outros intérpretes, Sílvio César assina pérolas como "Pra Você", "Moço Velho", "Vamos Dar as Mãos e Cantar" e a magistral "A Minha Prece de Amor". Anda sumido dos holofotes e faz uma falta danada para quem gosta da boa música.

 

ATÉ ISTO…
Um dos oficiais designados pelas Forças Armadas para compor o grupo montado pelo TSE para fiscalizar o processo de votação e a contagem de votos, durante as próximas eleições, disseminava informações falsas, nas redes sociais, na tentativa de desqualificar o sistema eleitoral. Foi excluído do grupo pelo Tribunal e vai responder a procedimentos administrativos instaurados pelo Exército.

 

FESTANÇA
A população de Rochedo já aguarda com expectativa a comemoração dos 74 anos do município cuja data é 23 de novembro. A principal atração musical da programação (a ser ainda confirmada) deve ser o cantor sertanejo Daniel.

 

MARCAS
Olívia Newton-John deixa muitas saudades e um legado histórico – foi protagonista de um dos filmes que assinalaram mudanças comportamentais e conceituais marcantes no século 20: "Grease – Nos Tempos da Brilhantina". A cantora e atriz australiana tinha 73 anos e poderia ter vivido mais, não fossem as agressões de um câncer. Mas ficam boas memórias nas canções, nos filmes que estrelou e no exemplo de sua luta digna e altruísta contra a doença que a consumiu.

 

EM DESTAQUE
"O céu entre mundos", livro de Sandra Menezes, está entre os finalistas do Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica 2022, na categoria Narrativa de Ficção Científica. O texto de apresentação é da mestra em Literatura Sílvia Barros. Cantora, compositora, jornalista e escritora, Sandra Menezes está cumprindo um destacado e elogiável papel na defesa das manifestações artísticas em geral e da cultura negra.

 

PARABÉNS!
Lá se vão 81 anos do Hospital São Julião, criado em 1941, em Campo Grande, na época em que o Brasil não tinha armas científicas para lutar contra a hanseníase e a única forma de conter-se o avanço da doença era o confinamento. Hoje, a entidade é presidida pelo amigo e empresário Carlos Melke e tornou-se referência na área médica, quando presidida pela Irmã Silvia Vecellio, principalmente em oftalmologia, com médicos com inúmeras especialidades vindos da Itália.

 

BAILÃO
Dia 13 de agosto, no Clube Estoril, a data será marcada pela volta do grupo Alma Serrana aos palcos, depois de dois anos de pandemia. Larissa e Mariana, Tostão e Garany, Capim e os Filhos de Campo Grande são alguns dos convidados. Começa às 22 horas.

 

PENSAMENTO DO DIA
O dom da palavra é lindo, mas a sabedoria do silêncio é perfeita.

 

Fotos: arquivo

O empresário Jorge Abdul Ahad e a esposa Lu Orsi.

 

Gente da gente. Lacy Coelho com os filhos Luciano e Joaquim Barbosa.

 

A empresária Cecília Zauith e a filha, reitora da Unigran Capital, Mariana Zauith.

 

Adriane e o marido, diretor de Conteúdo da Rede Mato-grossense de Comunicação, Orlando Loureiro.

 

O casal Paula e Hugo Borges.

 

O casal Fernanda Rodrigues e Renato Gomes.

 

NA LEMBRANÇA
Se vivo estivesse, o escritor Jorge Amado completaria, hoje, 110 anos. Baiano de Itabuna, ele morreu em 6 de agosto de 2001, de parada cardiorrespiratória. Jorge Amado foi um dos romancistas brasileiros mais famosos no mundo, com suas obras sendo traduzidas para mais de 70 idiomas. O autor de “Gabriela, cravo e canela”, “Capitães da Areia”, “Dona Flor e seus dois maridos”, “Tieta do Agreste”, “Jubiabá”, “Os Subterrâneos da Liberdade”, “A Morte e a Morte de Quincas Berro d'Água”, “Os Pastores da Noite”, “Tenda dos Milagres” e “Teresa Batista cansada de guerra”, Amado foi eleito imortal da ABL e deixou esta grande frase: "Ninguém se realiza. Deve-se viver intensamente, de cara para a vida".