fernandosoares_31-10-2021

Edições anteriores

AGORA? ASSIM?
Os preços dos combustíveis cresceram numa escala frenética e o Conselho Nacional de Política Fazendária decidiu aprovar, por 90 dias, o congelamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cobrado nas vendas. O problema é que o ICMS sobe porque o preço do combustível sobe e não o contrário. O que acontecerá agora é que os novos aumentos estipulados para os combustíveis não serão levados em conta no cálculo do ICMS. Claro que alguém sairá perdendo: a arrecadação estadual. Segundo o Ministério da Economia, os preços vigentes seriam mantidos até 31 de janeiro. Será? Grande vantagem, hein, Guedes?


PORTAS ABERTAS
Ele sabe das coisas: Eduardo Migliano, 32, cofundador da 99 Jobs, afirma que todas as empresas de tecnologia estão recrutando profissionais. Uma pesquisa apontou que a procura por profissionais da área cresceu mais de 670% só a 2020. No Brasil, desde o início da pandemia, foram abertas 85 mil novas vagas no setor. Em São Paulo, a procura cresceu mais de 600%. 
 

APLAUSOS
Mais uma vez, o pagamento dos servidores estaduais já está na conta, dentro do mês trabalhado e adiantado, em comemoração do Dia do Servidor Público. Governo sério é assim.

 

TODOS A BORDO!
Vai ser dia 22 de novembro a inauguração do restaurante Coco Bambu no Shopping Campo Grande, quando os sabores do mar atracam à Capital morena. Durante muitos meses, a boa nova foi aguardada e o frisson será comprovado em breve. Admiradores do cardápio do Coco Bambu não perderão a oportunidade de prestigiarem o novo endereço do restaurante. O primeiro do grupo na Capital.  

VERGOGNA!
A Igreja Católica de Pádua, na Itália, divulgou nota oficial manifestando contrariedade à concessão do título de cidadão honorário da cidade Anguillara Veneta ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A solenidade foi marcada para amanhã, segunda-feira, 1º de novembro. Segundo o texto publicado, “a concessão da cidadania honorária tem criado um forte constrangimento” à Igreja.


CANTANTES
Na rua Kaneda, Vila Maria, em São Paulo, fica um dos points mais interessantes para um programa gastronômico-cultural, o Nação Nordestina. Além das saborosas receitas, o restaurante oferece surpresas artístico-culturais, como testemunharam seus clientes, nesta semana, com o encontro carinhoso entre dois "monstros" da música brasileira, Zé Geraldo, 76, e o campo-grandense Antônio Porto (conhecido como Toninho Porto). 

CRIMINOSOS À SOLTA
A invasão de turistas em MS é excelente meio de realimentar a economia, gerar empregos e promover o Estado. Infelizmente, há muito joio nesse trigo. São os criminosos de plantão, pessoas que, após a visita, deixam rastros de violência contra a natureza. Os animais estão entre os principais alvos da sanha assassina. Já não bastasse a mortandade de espécies atropeladas nas estradas ou alvos de caça, agora até mesmo bichos de estimação entram na conta. Foi o que ocorreu em um pesqueiro de Miranda, dois turistas, embriagados, trancaram num quarto e mataram a ovelhinha de estimação dos proprietários. Foram presos, pagaram fiança e respondem em liberdade.


PODE ISTO?
Jayne Rivera, 20, influenciadora digital de Miami (EUA), fez um ensaio fotográfico que está dando o que falar e o motivo não está na beleza da moça, nas suas formas sensuais, mas no ambiente que ela escolheu para a sessão: a sala fúnebre onde era realizado o velório do próprio pai. As poses em frente ao caixão com o corpo do seu daddy são impactantes. Mesmo causando indignação e revolta, renderam à tresloucada vários convites para comerciais. 

 

RECUERDOS
Em curso, na prática, uma ideia que anda mexendo com as emoções e a memória de jornalistas e trabalhadores da comunicação na Capital: ex-funcionários do Diário da Serra decidiram reagrupar-se em rede social para matarem saudades. Preparam um encontro de arrancar lágrima dos olhos. No programa, a reverência a símbolos da saudosa empresa, como César Quintas, e homenagens póstumas a quem já fez a sua viagem derradeira, entre os quais, Guilherme Filho, Jorge Franco, Valdir Cardoso e Valdenir Rezende.

 

Fotos: arquivo

A nutricionista Isabele dos Reis e o marido, o cardiologista João Jackson Duarte.

 

O empresário Ruy César Barbosa e a esposa, Nádia Ibrahim.

 

O casal Márcio Vargas e Daniela Arroyo Vargas.

 

Ângela e o marido, juiz de Direito da Capital, Ariovaldo Nantes Corrêa.

 

A advogada Kátia Claro e o deputado estadual Gerson Dino Claro (PP).

 

CRUZES, BRASIL!
Lamentável! Racismo, misoginia e homofobia andam em alta na Terra de Santa Cruz. Depois da descoberta de uma loja da rede Zara, no Ceará, usando códigos para que seus funcionários identificassem clientes suspeitos, geralmente, pobres e negros, pipocam no País revelações semelhantes sobre outras empresas. Em Campo Grande, já existe este tipo nojento de seletividade comercial. É preciso denunciar, com fatos ou provas. Se for verdade, a loja é candidata a fechar as portas. Racismo é inadmissível.

 

PENSAMENTO DO DIA
Cada vez que você subir um degrau no sucesso, suba dois na humildade. 
 

NA LEMBRANÇA
O poeta Carlos Drummond de Andrade nasceu em 31 de outubro de 1902, em Itabira do Mato Dentro, Minas Gerais. Em seus 84 anos de vida, notabilizou-se com poemas que viraram clássicos da literatura em nossa língua. Uma frase dele fecha a coluna de hoje: "Nossa capacidade de amar é limitada e o amor, infinito. Esse é o drama!" ("O Avesso das Coisas". São Paulo: Editora Record, 2007).