fernandosoares_30-10-2021

Edições anteriores

SUCESSOR
Com a aposentadoria compulsória da desembargadora Tânia Borges, o Tribunal de Justiça do Estado de MS deve iniciar os trâmites para a escolha do substituto na vaga que pertence ao Ministério Público. Seis nomes vão compor a lista sêxtupla, o Tribunal vai escolher três e o governador Azambuja (PSDB) decidirá quem ocupará a vaga. Devem entrar na disputa os procuradores Antônio Siufi Neto, Alexandre Raslan, Edgar Roberto Lemos de Miranda, Jaceguara Dantas, Mara Cristiane Crisóstomo Bravo e Sílvio Maluf.

 

BLACK FRIDAY
No próximo mês, acontece a Black Friday, neste ano, será realizada no dia 26 de novembro. A data celebrada no mundo todo já se consolidou no calendário brasileiro como uma grande oportunidade de negócios para vendedores e consumidores. Por isso, donos de pequenos negócios não podem perder tempo, devem começar os preparativos o quanto antes. A recomendação é do Sebrae, que também aconselha que o empreendedor comece a utilizar as estratégias do marketing digital, de jornais e sites de notícias. 

VONTADE
Ele é novo (45), inteligente, com boa formação (Direito na PUC Minas e Direito Penal Econômico pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais), mas nos bastidores, já falam que o senador Rodrigo Pacheco (PSD/MG), presidente do Congresso Nacional, é a cara da velha política mineira e que voltará com tudo para chegar ao Planalto.


ESPECULAÇÕES
A proximidade do ano eleitoral suscita a criatividade dos analistas profissionais e leigos, além da tchurma de corneteiros que sopra nos ouvidos toda poeira que o vento arrasta. Andam dizendo que o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) será candidato a deputado federal, que Murilo Zauith (DEM/União Brasil) assumirá o governo, que Tereza Cristina (DEM/União Brasil) e Rose Modesto (PSDB) serão os nomes da vez e que Eduardo Riedel (PSDB) tem até abril para decolar e levar sua candidatura para o alto.  
    

DOCE LAR   
Sobre a discussão de favelas em Campo Grande, o prefeito da Capital, Marquinhos Trad (PSD), disse que não são favelas, mas áreas ocupadas que aguardam a regularização. Ou seja: “Não existe um amontoado de pessoas, pessoas que vivem embaixo de lonas. Existem áreas ocupadas de maneira irregular, que estamos buscando regularizar”, finaliza o prefeito.    
 

SITUAÇÃO   
Na verdade, a pandemia trouxe empobrecimento às classes C e D. Pessoas que viviam de aluguel perderam seus empregos, com isto, não conseguiram honrar os pagamentos de dívidas; aqui está a situação a ser resolvida.


SACOLEJO
O União Brasil, novo partido gerado pela fusão entre DEM e PSL, já vive sua primeira turbulência em MS. Uma ala de antigas lideranças quer a ministra Tereza Cristina, 67, do DEM, no comando da legenda no Estado. Mas o presidente nacional do PSL, Luciano Bivar (76, PE), já bateu o martelo e deu o comando para Soraya Thronicke (48, PSL/União Brasil), em razão de ser senadora pelo Estado. Muitos não concordam com a solução, embora não desqualifiquem a senadora. 
  

PICARELLI DO CÉU
O ex-deputado Maurício Picarelli, 74, à época eleito pelo PSDB, foi condenado por improbidade administrativa por ter exercido duas funções no serviço público. Quando era deputado, assumiu a direção da TVI (Guanandi), o que é vedado pelo Art. 54 da Constituição Federal e reproduzido na Constituição do Estado de MS, no art. 59, inc. I, alínea “a”. A denúncia partiu do promotor de Justiça Marcos Alex Vera. 
 

PICARELLI DO CÉU II
A brincadeira custou a Picarelli a perda da função pública, o pagamento de multa equivalente a 40 vezes o salário de deputado estadual – fixado hoje em R$ 25,3 mil, o que chega a R$ 1,012 milhão, sem contar juros e correção monetária – e a proibição de ser contratado e receber benefícios fiscais do Poder Público por três anos. O jornalista, radialista e pastor evangélico alega que se fez um acerto com a emissora e foi lavrado contrato com a observância da cláusula uniforme, o que é permitido pela lei, mas não foi aceito pelo juiz. Ainda cabe recurso.


REALIZAÇÃO
O vereador Victor Rocha (PP) sempre sonhou com a implantação de uma casa totalmente voltada à prevenção ao câncer de mama. Ontem, ele conseguiu realizar esse sonho ao inaugurar a Casa Rosa, um espaço voltado para a saúde da mulher que funcionará dentro da maternidade Cândido Mariano. Na Casa Rosa, as pacientes do SUS passarão pela consulta com mastologista, pelos exames e se for detectado nódulo, já passarão pela biópsia. Tudo no mesmo dia. 
 

NA LEMBRANÇA
O filósofo Paul Valéry nasceu no dia 30 de outubro de 1871, em Sète, na França. Escritor e poeta simbolista, publicou seu primeiro livro a 1895 e teve uma carreira brilhante até falecer no dia 20 de julho de 1945, em Paris. A coluna de hoje é encerrada com uma frase dele: "Agradar a si mesmo é orgulho. Aos demais, vaidade".

 

Arquivo

Adriane Grande e o marido, diretor de jornalismo da TV Morena, Orlando Loureiro.

 

Reprodução

Padre Fábio de Melo, 50, no centro do ti-ti-ti. Após a postagem no Instagram com a legenda “O frango de botas”, o popular sacerdote foi alvo de críticas, elogios e questionamentos. Tudo começou com a poetisa e atriz Elisa Lucinda, 63, que disse: “Tô te achando muito boy e sedutor. Sou contra o celibato. Com todo respeito que te tenho, não acredito no teu. E concordo. Não deveria ser preciso negar a própria natureza, ser celibatário para ser um padre. Não faz sentido para mim”. Foi só o começo. Daí, os contra e os a favor começaram a pipocar de todos os cantos do Patropi. Afinal de contas, padre pode ou não ter estilo? “To be, or not to be, that is the question”. Já escreveu o imortal Shakespeare.

 

Reprodução

A artista plástica Lúcia Martins Coelho Barbosa é uma legítima sul-mato-grossense e nada melhor que curtir, em sua fazenda, um delicioso churrasco com mandioca acompanhado de uma boa farofa.

 

Reprodução

A ministra Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (DEM/União Brasil) recebeu o prêmio Mérito Agropecuário Deputado Homero Pereira, na categoria “Personalidade do Agronegócio 2021”. O reconhecimento foi feito por indicação da presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, deputada federal Aline Sleutjes (PSL/PR).

 

Divulgação

A empresária e jornalista Edimara Rita, com muitos amigos na cidade, colheu mais um outubro de sua vida na quinta-feira (28), mas é hoje que festeja seus 50 anos com as amigas e os familiares no Kanto de Minas.

 

PENSAMENTO DO DIA
Se hoje não deu certo, amanhã, eu acordo mais cedo e tento de novo.