fernandosoares_29-10-2021

Edições anteriores

DOCE LAR 
Duas verdades que se enfrentam na capital de Mato Grosso do Sul: o significativo avanço da taxa de combate ao deficit habitacional e a volta das favelas ou sub-habitações ao cenário urbano da cidade. Não há como negar uma e outra verdade. 


ESTANTES
"Eu conto para não morrer comigo", este é o título do 7º livro do escritor e editor Rogério Fernandes Lemes (13/05/1976, Amambai/MS). Tem prefácio da credenciada professora douradense Zélia Nolasco e é chancelado pela Biblio Editora, de Dourados. 

PARA APLAUDIR
O Programa Nacional de Resgate de Fauna Silvestre (Resgate+) chega a uma hora mais que oportuna para a fauna de Mato Grosso do Sul, em especial, a pantaneira. Digno de aplausos, o lançamento no Estado teve como protagonistas a ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e a primeira-dama Michelle Bolsonaro. É assustadora a mortandade de animais vítimas da velocidade dos veículos que cruzam rodovias e vicinais, do desmatamento, dos incêndios e da caça.


A VOZ
Um dos principais astros da Jovem Guarda, o paulista Wanderley Cardoso, 76, ainda está em atividade. Mesmo sem a visibilidade que tinha quando encantava o público com sua belíssima voz, os olhos verdes e uma elegância marcante, o cantor – morando em Campinas (SP) – mantém uma agenda de shows, ainda que sem a procura de outrora. No ano passado, por causa da Covid-19, teve de cancelar dez apresentações e fatos desta natureza afetaram suas economias. Em 52 anos de carreira, gravou mais de 900 músicas e vendeu em torno de 16 milhões de cópias de seus 84 discos. Lançou recentemente um DVD, com participações de vários artistas brasileiros. 

FLAGRA
Viralizaram nas redes sociais as imagens de uma cobra sucuri digerindo uma presa – provavelmente, um mamífero roedor – captadas por parte do elenco do remake da novela "Pantanal". Um dos atores que filmou a cena, Renato Góes, 34, disse que ficou extasiado.


OUTRO!
De fake news em fake news, as máscaras vão caindo. Decisões judiciais levaram ao encerramento das atividades do site "Terça Livre", negacionista e braço da chamada milícia digital que vem atuando no Brasil desde as eleições de 2018. 
 

ADEUS
Uma triste notícia. Ricardo Figueiredo, 48, conhecido como Ricardão, deixou-nos ontem, vítima de parada cardíaca. Era um cara legal, um colunista da nova geração. Conheci Figueiredo na época quando ele começou sua coluna no Jornal de Domingo. Quantas histórias. Que Deus o receba de braços abertos, meu amigo.

 

ÍCONE
Professora, ex-reitora da Universidade Anhanguera-Uniderp e ex-secretária de Educação do Estado, Leocádia Aglaé Petry Leme não interrompe uma das paixões de sua vida: a busca do conhecimento. Além das viagens que faz (presencialmente e na literatura), vai acrescentar mais uma peça à coleção de diplomas e títulos, o de advogada. Está fazendo o curso de Direito, na plenitude de sua setentice.

 

VÃO VENDO
Na pré-temporada eleitoral, o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, 61, agora com as credenciadas companhias de Álvaro Dias (Podemos-PR) e Rodrigo Pacheco (MG), intensifica a chamada "pressão amiga" sobre Marquinhos Trad. Quer o prefeito de Campo Grande disputando a sucessão estadual em 2022. Tem nas mãos números indicadores que o convencem a fazer a aposta.

 

RIOS
Com feriado chegando (segunda e terça-feira), muitos campo-grandenses estão preparando uma boa pescaria antes do período de quatro meses de defeso da piracema, que começa no dia 05 de novembro. É o último fim de semana, a última oportunidade do ano para a prática da pesca!

 

Fotos: arquivo

O advogado criminalista Manoel Lacerda e a esposa Cleide Salvador.

 

Os escritores Marisa Serrano e Américo Calheiros.

 

As escritoras Lenilde Ramos e Raquel Naveira.

 

O historiador e sociólogo Paulo Cabral e o secretário de governo da Capital, Antônio Cézar Lacerda.

 

O casal Maria Aparecida Nazareno e Jânio Arakaki, empresário.

 

PENSAMENTO DO DIA
Em geração de valor, existe uma coisa que ninguém pode fazer por você: a sua parte! 
 

NA LEMBRANÇA
Se estivesse vivo, Nelson Antônio da Silva, o imortal Nelson Cavaquinho, completaria hoje 110 anos. Sambista, boêmio e compositor popular carioca, tem mais de 600 músicas, fora outras tantas que vendeu ou deu nas mesas de bares. Nelson Cavaquinho morreu aos 74 anos, de enfisema pulmonar. Dois versos de “A Flor e o Espinho” (1973), composta com Guilherme de Brito e Alcides Caminha, fecham a coluna de hoje: "Tire o seu sorriso do caminho / Que eu quero passar com a minha dor".