fernandosoares_27-10-2021

Edições anteriores

VÃO VENDO…
Cresce em vários segmentos da sociedade a repulsa ao projeto do vereador Tiago Vargas (PSD), que torna obrigatório o exame toxicológico dos professores da rede municipal de ensino de Campo Grande. Vários colegas – como João Rocha (PSDB) e Professor Riverton (DEM) – e até lideranças do próprio PSD posicionam-se contra. As reações negativas dão-se de várias formas. O tradicional semanário "A Crítica" fez uma enquete com seus leitores e constatou que a grande maioria (68,75% a 31,25%) reprova a proposta.


CASÓRIO
Hamilton Gomes de Souza é um dos radiantes do mês. O sorriso largo dá-se por conta da ampliação oficial da família: no sábado, 23, em Fortaleza (CE), seu filho Rodolfo Pinheiro de Souza trocou alianças com a encantadora Karolinne Andrade de Alencar Alves. 

PRESENTE DE GREGO
Edson Arantes do Nascimento completou 81 anos no último sábado, 23. No dia tão marcante para o maior craque de futebol de todos os tempos, o Santos, clube de sua vida, cuja camisa vestiu por quase 20 anos, perdeu por 2 a 0 para o América (MG). Com a derrota, o time ficou a um pontinho da zona de rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro, o que seria uma tragédia para a agremiação e uma tristeza sem tamanho para Pelé. Amargo presente.


LUTO
A imprensa, os corretores de imóveis, a turma de peladas nos campos da cidade e um incontável número de amizades ficam mais pobres com a partida derradeira de Gabriel Serafim Alves. Estava no Rio de Janeiro quando o coração deixou de bater, no domingo. 
 

OS PRIMEIROS
Quando se fala ou escreve-se que Londres Machado (PSD) foi o primeiro presidente da Assembleia Legislativa de MS, é preciso acrescentar que tal primazia só considera as Mesas Diretoras com mandato normal, de dois anos. O primeiro, de fato e de direito, foi o médico Rudel Espíndola Trindade (já falecido). Ele presidiu a composição orgânica que só durou um dia – aliás, uma sessão. 
 

OS PRIMEIROS II
Para que o Estado recém-criado se instalasse política e administrativamente em 1º de janeiro de 1979, era necessário que os 18 deputados estaduais formassem uma Mesa Diretora, para só então instalar-se a Assembleia Legislativa Constituinte e fazer-se a eleição de seus primeiros diretores. Formou-se uma Mesa especificamente para cumprir-se esse papel. Rudel Trindade, por ser o mais idoso entre os 18, foi o escolhido. Ele conduziu os trabalhos de votação do Regimento Interno e de eleição da Mesa Diretora, que teve como presidente Londres Machado.

 

MOTIVAÇÕES
A Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) põe suas fichas nos resultados do "Startup-se", lançado pela entidade e com realização do Conselho de Jovens Empresários. Será de 05 a 07 de novembro e o objetivo é estimular e desenvolver a capacidade da juventude para o empreendedorismo. Você pode fazer sua pré-inscrição neste endereço, https://acicg.com.br/agenda/startup-se/5 .  
 

ABSURDOS
Independentemente das razões do acidente, não há como deixar de lado a situação do barco-hotel que naufragou no Rio Paraguai, a 10 km de Corumbá. A tragédia resultou na morte de sete pessoas. A embarcação, de empresa privada, não tinha credenciamento adequado. Não estava autorizada a operar em atividades turísticas. Mesmo assim, fazia o transporte de visitantes que iam ao Pantanal pescar ou passear.

 

TROCAÇÃO
Deputado estadual Felipe Orro no PSD, ministra Tereza Cristina no PP e Rose Modesto no União Brasil, as possíveis debandadas que antecedem a abertura do ano eleitoral. A lista de mudanças é imensa. Entre outros e outras, nela estão Capitão Contar, Coronel David, Luiz Ovando e Jamilson Name (por enquanto, sem partido). 
 

BANGUE-BANGUE
Do jeito que esquentou a disputa pela presidência da Ordem dos Advogados em MS (OABMS), o que era só uma faísca já virou fogueira em alguns municípios. Já tem família dividida e amigos de longa data riscando nomes na agenda, eliminando encontros que faziam a todo fim de semana. Já contaram ao colunista que até processo de separação conjugal está sendo aberto. Voti!

 

PENSAMENTO DO DIA
Você nunca deve ter expectativas em relação às outras pessoas. Apenas seja gentil com elas.  
 

NA LEMBRANÇA
A coluna lembra aos esquecidos de plantão: hoje o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT/SP) comemora 76 anos. Pernambucano de Garanhuns, ele tem uma trajetória admirável, que o levou de líder metalúrgico e dirigente sindical a presidente da República eleito e reeleito. A gente relembra aqui uma de suas primeiras frases como presidente eleito, a 2002: "Se no fim de meu mandato, cada brasileiro puder comer três vezes ao dia, terei cumprido a missão de minha vida".

 

 

 

QUE SUSTO, BETH! RAINHA PASSA BEM, MAS COMO ESTÁ SUA SAÚDE?

 

 

Fotos: reprodução

Que ela é incansável, todos sabem, mas talvez a rotina de compromissos reais esteja afetando a saúde da monarca que, neste ano, completou 95. Em um ano ainda conturbado pela pandemia de Covid-19 e pela perda do Duque de Edimburgo, falecido aos 99 anos, em abril, a saúde da rainha Elizabeth II entrou no radar do mundo. Hospitalizada no King Edward VII’s Hospital, no centro de Londres, para exames, a rainha foi atendida e retornou ao Castelo de Windsor na hora do almoço. Segundo afirmou o porta-voz do palácio: “A rainha está de bom humor depois de passar por uma investigação de saúde preliminar e já retornou ao Castelo de Windsor, onde deverá descansar por mais alguns dias”. Os motivos dos exames não foram anunciados, afinal, a rainha tem direito à privacidade médica. O palácio está tentando administrar as informações que publica, para evitar que as pessoas se preocupem em demasia.

 

Ainda neste mês, a rainha chamou atenção ao ser vista pela primeira vez usando bengala em público "por conveniência".

 

 

Mas qual o estado da rainha? Precisamos nos preocupar? Bem, é raro que a monarca perca um compromisso real. Com uma rotina agitada de eventos, ela comparece e porta-se de maneira impecável. Entretanto, o susto veio quando, no meio da última semana, a rainha fez uma ligação de última hora para cancelar uma viagem à Irlanda do Norte com o objetivo de comemorar os 100 anos da partição da ilha da Irlanda. Não há dúvida de que a rainha continua extremamente dedicada ao seu trabalho, mesmo com a idade avançada – ponto tal que muitos questionam.

 

Queeny, não estamos preparados! Ou estamos? Recentemente, informações sobre os planos da família real para o funeral da rainha vazaram e – pasmem – os preparativos para o 'Dia D' já estão prontos. Em 2022, Elizabeth II completará 70 anos de reinado, o mais longo da história do Reino Unido.