fernandosoares_26-10-2021

Edições anteriores

GOSSIP

Os assuntos mais comentados no fim de semana pelos salões e saletas de Campo Grande ficaram em torno da separação de um casal que estava brilhando no topo dos emergentes. O caso corre em segredo de Justiça. A união parecia tão perfeita, que é até difícil de acreditar.


O VÍRUS, DE NOVO
E não é que o tal do coronavírus decidiu atacar novamente? Quando já se respirava a volta da normalidade, com o número de casos desaparecendo em toda parte, eis que surge uma nova e ainda mais terrível variante da cepa Delta, a AY.4.2. Os cientistas já dizem que podem ser geradas outras e mais devastadoras. Ocorrências desse tipo de contaminação foram atestadas na Inglaterra, EUA, Rússia e Israel.  

EMPODERAMENTO
As mulheres emplacam mais uma conquista: as empresas de segurança e vigilância que prestam serviços aos poderes públicos em Mato Grosso do Sul terão de reservar 20% de suas contratações a pessoas do gênero feminino. A lei, sancionada pelo governador Reinaldo Azambuja, resulta de um projeto do deputado estadual Felipe Orro. Ambos são do PSDB.


INCLUSÃO MENSTRUAL
Documento com a assinatura de 158 organizações e coletivos de mulheres chegou às mãos da senadora Simone Tebet (MDB/MS), protestando e pedindo a derrubada do veto de Bolsonaro (sem partido) ao projeto de distribuição gratuita de absorventes a mulheres e estudantes de baixa renda e encarceradas. Isso quando a senadora sul-mato-grossense, para aguçar o mau humor bolsonarista, recebe, pela terceira vez, o prêmio Congresso em Foco na categoria "Melhor do Senado".

LITERATURA
Instituições como a Academia Feminina de Letras e Artes de MS, a Academia Sul-mato-grossense de Letras e União Brasileira de Escritores de MS estão exultantes com a iniciativa do vereador Ronilço Guerreiro (Podemos). Foi ele quem levantou a ideia de propor a audiência pública que debateu e defendeu a adoção de obras literárias de autores regionais na pauta curricular das escolas públicas do Estado. O parlamentar ganhou – se ainda não tinha – a admiração do segmento.


CONTAS GORDAS
O outubro tem sido pai e mãe para gente e empresas que estavam com patrimônio financeiro e imobiliário indisponíveis por força de decisão judicial. Uma canetada, decisão monocrática de magistrado do Tribunal de Justiça de MS, desbloqueou quase R$ 11 milhões do projetista do Aquário do Pantanal, o arquiteto Ruy Ohtake, e de sua empresa. Em outra canetada, a corte, por maioria, suspendeu o bloqueio de R$ 94 milhões da CG Solurb.

DOIS A DOIS
Quatro candidaturas disputam a eleição suplementar em Bandeirantes. São dois homens e duas mulheres: o prefeito interino, Gustavo Sprotte (DEM), e o ex-vereador Celso Abrantes (PSD); a assistente social e ex-vereadora Zulene Diniz (PSDB) e a empresária Milene Paiva (PSC). Como se sabe, a Justiça Eleitoral cassou o mandato do prefeito Álvaro Urt (DEM), reeleito em 2020. Sprotte, que era presidente da Câmara, assumiu o cargo até ser convocado o pleito suplementar, que se realizará no dia 07 de novembro. 
 

ALIADOS
A candidatura de Zulene Diniz (PSDB), tendo como vice Marcelo Abdo (MDB), traz apoios do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e do ex-governador André Puccinelli (MDB). A de Celso Abrantes (PSD), que tem como vice o ex-vereador Welton Borges do PT, traz o apoio do prefeito da Capital, Marquinhos Trad, do senador Nelson Trad Filho e do deputado federal Fábio Trad, do PSD, e pelo PT, do ex-governador Zeca do PT e do deputado federal Vander Loubet. A do prefeito interino, Gustavo Sprotte (DEM), traz o apoio da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina.

 

PENSAMENTO DO DIA
Quem quer reger a orquestra precisa dar as costas à plateia.  
 

NA LEMBRANÇA
O cantor e compositor Milton Nascimento completa, hoje, 79 anos. Mineiro de criação e coração, mas nascido no Rio de Janeiro, desde 1967 encanta o País e o mundo com letras como "amigo é coisa pra se guardar/ no lado esquerdo do peito".

 

Fotos: arquivo

Os empresários Kátia Locatelli e Marcelo Souza.

 

O delegado de Polícia Civil Carlos Millan e a esposa, Promotora de Justiça, Daniela Guiotti.

 

O atuante superintendente do Procon, Marcelo Salomão, e a esposa, Viviane Amendola da Motta.

 

O empresário Jorge Abdul Ahad e a esposa Lu Orsi.

 

Divulgação

São João Paulo II, abençoe nossa terça-feira e toda a semana que se inicia. Livre-nos do mal e fortaleça a nossa fé. Amém.

 

ESCÂNDALO
Os brutos também amam e os poderosos também batem. É o que promete revelar uma história real que está, por enquanto, abalada pelo tapete do poder. O que leva um homem, de família tradicionalíssima no mundo jurídico, a internar a companheira num hospício para encobrir a violência que ela sofria em casa? Coisa da Idade Média? Não, coisa de Campo Grande nos dias de hoje.


MESA VERDE
O gerente nacional de hortifrúti do Comper/Fort, Marcos Freitas, e a coordenadora de controle de qualidade do Grupo Pereira, Deluilma Neves, aprovaram os pimentões que são produzidos na Fazenda Esperança e serão fornecidos aos supermercados da rede em Campo Grande. Idealizada e estruturada pelo Tribunal de Justiça de MS com recursos de penas pecuniárias, a fazenda é uma comunidade terapêutica para mulheres que fazem recuperação da dependência química.