fernandosoares_20-10-2021

Edições anteriores

SEPARAÇÕES
Teve mulher catando marido a laço pelas noites campo-grandenses. O motivo foi o levantamento provando que o primeiro semestre do ano é conhecido como período de separação. De janeiro a setembro, em plena pandemia, o índice de divórcios no País aumentou, mas no Estado tivemos queda de 5% em relação ao ano anterior. Foram 688 divórcios contra 722 no ano passado. O motivo? Esse ninguém soube explicar.

 

GRANDE NOME
Marco Aurélio Santullo, atual diretor-executivo da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) em Brasília e braço direito da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (DEM-MS), vem sendo cotado para ocupar a secretaria de governo na administração estadual de Reinaldo Azambuja (PSDB). Já tem amigos comemorando.
 

ATRASO
Zélia Aguiar, vice-presidenta da ACP (Associação Campo-grandense de Profissionais da Educação), está possessa. A causa: a tentativa do vereador Tiago Vargas (PSD) de emplacar projeto de sua autoria que obriga os professores de Campo Grande a passarem por teste toxicológico para identificação do uso de drogas ilícitas. Detalhe: Esse vereador foi o mais votado na Capital.

 

DESTAQUE
A 11ª edição do Prêmio 100+ Poderosos do Turismo Panrotas Elo 2021 incluiu, pela segunda vez consecutiva, o diretor-presidente da Fundtur-MS, Bruno Wendling. O almoço de premiação foi na segunda-feira, 18, no Palácio Tangará, em Sampa. O prêmio é chancelado pelo Portal Panrotas Elo.
 

ROMARIA
É grande o fluxo de visitantes ilustres e desconhecidos da galeria de políticos ao imóvel da rua Clóvis Bevilaqua, bairro São Bento, o atual escritório político do ex-governador André Puccinelli (73, MDB). Só na manhã do primeiro dia desta semana, lá foram vistas dezenas de personagens movidas pelo desejo de fortalecerem pré-candidaturas ao governo, entre as quais, os ex-deputados estaduais George Takimoto (80, MDB) e Paulo Pedra (64), o ex-vereador Américo Nicolatti (MDB) e o ex-prefeito Waldeli dos Santos (61, MDB) de Costa Rica, entre outros.


VERDADE VERDADEIRA
Pobre e praticamente ignorado pela grande mídia, morreu na sexta-feira, 15, vítima de câncer no pâncreas, o boxeador Miguel de Oliveira. Tinha 74 anos. Foi o campeão mundial dos médio-ligeiros a 1975, desbancando na época o lendário espanhol José Durán, 76. Era detentor de façanhas memoráveis na carreira, vencendo 56 das 61 lutas que disputou, perdendo apenas uma e empatando cinco. Sua morte sugere os versos da canção "Quando eu me chamar saudade" (1973), de Nelson Cavaquinho: "Mas depois que o tempo passar / Sei que ninguém vai se lembrar / Que eu fui embora / Por isso é que eu penso assim / Se alguém quiser fazer por mim / Que faça agora".
 

PORTAS ABERTAS
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) já deixou evidente que deseja prestigiar a ministra Tereza Cristina (DEM-MS) como candidata ao Senado. Ela topa. Porém, não tapa seus ouvidos para o passarinho que anda trinando cantigas tentadoras para voos mais altos. É mais um nome de peso considerável a ingressar na lista de opções para a sucessão estadual em 2022. Com apoio do presidente.


ALEGRIA
Nunca imaginei que ouvir trovões iria dar a mim tanta alegria. Salve os trovões, salve a água que vem dos céus, sem tempestade, é claro.
 

VÃO VENDO…
Os violentos estragos causados em toda a Campo Grande pela tempestade da semana passada impõem um repensar mais ousado do poder público sobre a gestão da cidade. É o que se deduz diante da fragilidade da grande parcela de árvores que tombaram sob o impacto da ventania, várias delas, arrancadas pelas raízes. Nesta que é uma das cidades mais arborizadas do País, novos temporais de igual magnitude podem ser mais devastadores.


PENSAMENTO DO DIA
A melhor rede social ainda continua sendo olhar nos olhos.
 

NA LEMBRANÇA
A atriz Eliane Giardini comemora, hoje, 69 anos de vida. Nascida em Sorocaba, a ex-esposa do também ator Paulo Betti, 69, fez carreira no teatro, estreando na TV e no cinema apenas a 1983. Entre várias novelas, chegou ao estrelato a 2012, quando interpretou a personagem cômica Muricy Araújo, em Avenida Brasil. Moderna e independente, Giardini tem uma frase que mostra seu estilo de vida: "Há alguns anos, o casamento era um fator de dependência para a mulher, que era quase um animal doméstico".

 

Divulgação

Pelos próximos 30 dias, quem for ao gabinete do prefeito Marquinhos Trad (PSD) vai ver de perto mais uma edição do projeto “Arte no Paço”. Desta vez, 16 belas obras do artista peruano D’Bravo, radicado em MS há 40 anos, ganharam as paredes da recepção com pinturas cusquenhas de estilos contemporâneos. Na foto, a vice-prefeita da Capital, Adriane Lopes (Patriota), com o artista D’Bravo e o secretário municipal de Cultura e Turismo, Max Freitas.

 

Divulgação

O estranho caminho da vida. O compositor Paulo Simões, 68, nasceu no Rio de Janeiro, mas foi aqui em Campo Grande que se transformou em um grande compositor brasileiro. É nosso maior poeta-compositor da nossa história musical. O maior sucesso dele é até hoje “Trem do Pantanal" (1975), letra escrita com o saudoso Geraldo Roca (RJ, 09/06/1954 – CG/MS, 25/12/2015), seguida de "Comitiva Esperança" (1983), que fez com Almir Sater, 65, depois, de "Paiaguás" (1991), que fez com Guilherme Rondon, 69. A mais tocada do momento? "A saudade é uma estrada longa" (1994), com Almir Sater, gravada em Corumbá na segunda parte do DVD Pantanal, do cantor mineiro Eduardo Costa, 42. Simões foi indicado ao 17º Grammy Latino (2016), na categoria Melhor Canção em Língua Portuguesa, com a composição "D de Destino", em parceria com Almir Sater e Renato Teixeira, 76, do álbum "AR". Também foi vencedor do Prêmio Sharp de Melhor Composição Regional com Paiaguás (1992). Nesta semana, com suas músicas e letras sempre lembradas, ele apareceu na Havana Cachaçaria para visitar o titular da coluna e bater aquele papo. Que continue cantando, compondo, questionando, protestando e filosofando sempre nas suas maravilhosas melodias.

 

Fotos: arquivo

A sempre elegante Marluce Esgaib e a filha Patrícia Esgaib Elias.

 

O pecuarista Edmar Contar e a esposa, Fabiane Georges Contar.

 

O casal Rosemeire Lopes e Benone Farias.