fernandosoares_17-10-2021

Edições anteriores

CHEGA!
 Na hora de pedir votos, todo mundo aparece. Agora quero saber qual é o político que vai ajudar a resolver e fazer a CCR MSVia a voltar com a duplicação da BR 163. Acontece que além de não duplicarem mais nada há anos, eles continuam cobrando pedágios da população. Resolvi entrar na briga porque isso é uma vergonha e ninguém pode ter o prejuízo que vai muito além do dinheiro. Em quase todas as entradas das propriedades rurais, fizeram rotatórias em 12 a 15 km do local de acesso. Dos 847,2 quilômetros de extensão, duplicaram somente 17,7% do total previsto. Vamos cobrar os deputados – federais e estaduais, senadores e tudo mais. Se os do MS não quiserem ajudar, vamos procurar os de outros Estados. Uma solução tem de ter, nem que seja na porrada. Estou tão furioso, tão decepcionado, que se eu encontrar um dos responsáveis da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que me segurem.


QUEM DIRIA!
Não deve ser nada fácil para o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, 68, mesmo doente, deixar um hospital, ser escoltado pela Polícia Federal e voltar ao presídio Bangu 8. O homem que agrediu o STF defendendo o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) amarga 90 dias preso e até agora não teve uma manifestação de ajuda dos aliados para resolver a situação. É aquele velho ditado: “Passarinho mal acompanhado bate a cabeça e morre”. 
  

CANDIDATÍSSIMO
André Puccinelli (MDB), 73, e seus apoiadores adotaram um adereço de pré-campanha para exibirem a quem queira tirar a prova. Trata-se da certidão do Tribunal Superior Eleitoral, com data de 12 de outubro corrente, na qual a Corte informa que o ex-governador está em dia com seus direitos políticos e apto a candidatar-se a qualquer cargo eletivo.

 

SIMONA
Um setentão com mais de 50 anos de estrada está bombando na Capital! É Simona, aos 71 anos! Sobra em jovialidade e continua cantando e tocando seu violão. Sem dúvida, um dos maiores, mais talentosos e carismáticos artistas de Mato Grosso do Sul. 

IMPUNIDADE
Já se passaram mais de 50 dias – até hoje não se sabe quem é a fofa que, no dia 21 de agosto, não permitiu que sua filha fosse vacinada pelo cirurgião-dentista Gustavo Lima, agredindo-o com xingamentos homofóbicos. Na quinta-feira, 14, o jovem odontólogo de 27 anos foi encontrado morto em sua casa. Lima era voluntário e qualificado para colaborar na campanha de imunização. Sofria de depressão, tratava-se, mas teve seu estado agravado depois das ofensas que o feriram publicamente, conforme atestam os amigos próximos e familiares.

 

PALESTRA
A psicóloga corumbaense Ashjan Sadique Adi é a convidada da Universidade de Caxias do Sul para a palestra "Palestina: Um Silêncio a Ser Ouvido", na próxima sexta-feira, 22, a partir das 19h30. Daniela Duarte Dias, docente da UCS, é quem coordena o evento. Adi é doutoranda no Programa de Pós-graduação em Psicologia pela USP, faz parte do Gracias (Grupo de Antropologia em Contextos Islâmicos e Árabes) e é diretora da Fepal (Federação Árabe Palestina do Brasil). 

ESTRANHEZAS
Amizades que eram tão fortes e cultivadas até ontem já se esgarçam hoje, algumas inclusive se transformando em ódio e desprezo por causa das escolhas políticas. Antes, o entrevero era basicamente por conta dos apoiadores e dos opositores de Jair Bolsonaro (sem partido). Agora, a desavença instalou-se no seio da esquerda, como se vê no pesado tiroteio em redes sociais entre lulistas e ciristas.


TECNOLOGIA   
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, 58, está de parabéns. O Brasil apresenta a primeira bateria de nióbio do mundo, que permitirá carros elétricos recarregando em seis minutos e autonomia de 350 KM.   
 

ORAÇÃO PARA TODOS OS DIAS   
Ó, Santa Edwiges, vós que na Terra fostes o amparo dos pobres, a ajuda dos desvalidos e o socorro dos endividados, no Céu agora desfrutais do eterno prêmio da caridade que em vida praticastes. Suplicante peço que sejais a minha advogada, para que eu obtenha de Deus o auxílio de que urgentemente preciso… Santa Edwiges, protetora dos endividados, aumentai minha confiança na providência divina para que não falte o pão de cada dia e que no fim do mês não falte o necessário para que eu possa dar aos meus familiares saúde, educação e dignidade na moradia. Santa Edwiges, rogai por nós. Amém. 

 

PENSAMENTO DO DIA
Só porque discordo da sua opinião, não quer dizer que não gosto de você… Amizade é para ser preservada! Opinião é para ser respeitada!

 

Fotos: divulgação

CASAL MODERNO  
O empresário Rogério Kerkhoff, já devidamente separado, está tocando civilizadamente sua vida. Circula com a nova namorada, Gisele Matos, jovem e bela. Ela, que é representante comercial, retoma os belos sentimentos de um empresário querido por todos. A torcida dos amigos para o happy end é grande. Assim é a vida.

 

O advogado Rhiad Abdulahad é um jovem em ascensão política na nova geração. Com uma bela história e projetos sempre em prol da cidade e dos sul-mato-grossenses, vai cumprindo as metas que traçou e preparando-se, dia a dia, para novos desafios. Tornou-se conhecido quando entrou na primeira disputa como candidato a vice-prefeito da Capital (pelo PSL). Agora, deve ser lançado candidato a deputado federal. Que Deus encha de bênçãos sua caminhada pessoal e política, estes são os nossos votos.

 

Recebi, na terça-feira, na Havana Cachaçaria, a senadora Soraya Thronicke (PSL). Veio visitar-me acompanhada do marido, César Batista, e dois amigos. Mulher de bom papo, encantadora, inteligente, vem fazendo história no nosso Estado. Vai comandar o novo partido, União Brasil, em MS, fusão do PSL com o DEM.

 

NA LEMBRANÇA
 No dia 17 de outubro de 1847, no Rio de Janeiro, nascia Francisca Edwiges Neves Gonzaga, a pianista, cantora popular e a primeira grande compositora brasileira, Chiquinha Gonzaga. Maestrina e pioneira do feminismo, como era a regra para as mulheres de sua época, casou-se aos 16 anos com Jacinto do Amaral, com quem teve dois filhos. Intransigente, o marido não admitia que Chiquinha tocasse e chegou a impor a questão: ou ele ou a música! Chiquinha escolheu certo: "Pois, senhor meu marido, eu não entendo a vida sem harmonia". Separou-se, casou-se de novo, teve mais um filho e morreu em 28 de fevereiro de 1935, no Rio de Janeiro, com uma vida repleta de sucesso, como o imortal choro Odeon.

 

 

 

30 ANOS DE IMBAÚBA

 

 

 

Não tenho palavras para agradecer ao Renato Gasparini Pereira, diretor dos Imbaúba Laticínios, comemorando 30 anos no mercado. Na quarta-feira, Pereira foi pessoalmente entregar uma medalha Top 10 ao titular da coluna, dedicada aos principais produtores de leite e seus parceiros. Por meio da minha fazenda, Felicitá, forneço leite há mais de 23 anos para Imbaúba produzir sua manteiga, muçarela, creme e doce de leite, além de outros tantos produtos que chegam à mesa dos consumidores. Uma empresa que gera empregos e fortalece divisas, criada por Silvana Gasparini e Edgar Rodrigues Pereira, pais de Renato, que a comanda com a mesma desenvoltura do começo. A indústria tem origem na cidade de Paraíso das Águas/MS, hoje tem sua sede em Campo Grande, no bairro Monte Castelo, e está também em Bandeirantes. É considerada umas das melhores empresas para trabalhar-se, única, ao longo de 30 anos, a ter enfrentado somente dois processos trabalhistas. Uma honra e uma alegria imensa receber o reconhecimento, aproveito para dividi-lo com meus funcionários da fazenda Felicitá. Gratidão, para sempre!

 

Um pouco do que eles produzem.

 

A medalha é alusiva aos 30 anos da Imbaúba, empresa que nasceu em MS. Somente dez produtores rurais foram homenageados.

 

O titular da coluna, Fernando Soares, com o empresário Renato Gasparini Pereira.