fernandosoares_15-10-2021

Edições anteriores

CARGA BRUTA
Há acentuada preocupação de usuários e autoridades em relação aos impactos causados na BR-262 (trecho Campo Grande – Corumbá) pelo intenso movimento de caminhões de transporte pesado, especialmente de minério. Além dos danos à pista, o escoamento comercial não tem controle de peso, ainda é um fator de agravamento da mortandade de animais, sobretudo na região pantaneira.

 

SEMELHANÇA
Louco por uma paixão? Igual à da Clara, da Império? Não existe apenas em novela. Aqui em Campo Grande, tem algumas, o pior, não conseguem esconder suas fantasias. 
  

BALDE
Ao contrário do que muitos imaginam, não chegou a ser uma ducha de água gelada entre os tucanos a notícia da provável candidatura da deputada federal Rose Modesto (PSDB) ao governo. Os menos ingênuos sabem que na política as jogadas ensaiadas geralmente são arquitetadas para surpreenderem. Portanto, ainda é cedo para afirmar que Modesto vem para tirar de cena o secretário de Infraestrutura Eduardo Riedel, nome indicado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB). A deputada teria seu nome referendado pelo União Brasil – legenda nascida da fusão entre o DEM e o PSL.

 

NO PAREDÃO
A senadora Soraya Thronicke (União Brasil) garante que vai lançar, a 2022, um plebiscito com o objetivo de encontrar novo nome para Mato Grosso do Sul e deletar a confusão com Mato Grosso. Vai ressuscitar a ideia de criação do Estado do Pantanal, que foi sepultada no início deste século por uma resistência furiosa de segmentos conservadores que controlavam a mídia e a economia. 

NEGACIONISTA
Engana-se quem anda postando que o médico Mauro Luiz de Brito Ribeiro, atual presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), seja sul-mato-grossense. Embora atue e tenha um vasto círculo de relações no Estado, nasceu em São Paulo e é graduado pela Faculdade de Medicina de Petrópolis (RJ). 
 

NEGACIONISTA II
Em Campo Grande, Mauro Ribeiro foi professor da Faculdade de Medicina da Uniderp e preceptor da residência médica em cirurgia geral na Santa Casa. Do esquadrão bolsonarista, está incluído na relação de investigados pela CPI da Pandemia por ter dado apoio a experiências com uso de remédios sem eficácia comprovada no tratamento contra a Covid-19.


ESTANTES
Entre as melhores expectativas de novembro, anotem: lançamento de "Asas de Terra e Sangue", a nova obra literária de Ivy Menon, publicada pela Arribaçã Editora, de Cajazeiras (PB). Será o primeiro romance de Menon, que já tem dois livros de poesia em seu currículo. A escritora de Cornélio Procópio (PR) viveu, durante muitos anos, no MS, onde trabalhou em jornais e assessorias de imprensa.
 

BASTA! OU NÃO?
O que aconteceu ao repórter cinematográfico Leandro Matozo, da GloboNews, agredido com uma cabeçada por um bolsonarista no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, SP, ficou vergonhosa e impunemente comum neste “Brasil acima de tudo”. Em todo o território nacional, há denúncias da categoria de atos de violência contra repórteres, cinegrafistas e fotógrafos praticados por seguidores do presidente. 
 

VITRINES
Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundtur-MS, vem renovando a sua confiança no boom do turismo que MS vai experimentar muito em breve. Ele acredita que os primeiros grandes sinais já serão visíveis na próxima temporada de férias e mais ainda em setembro, quando acontecerá a Abav Expo 2022, em Olinda (PE).


HOJE É DIA DELA
Santa Teresa de Ávila (Santa Teresa de Jesus, 28/03/1515, Ávila, Espanha – 04/10/1582, Alba de Tormes, Salamanca, Espanha). Uma santa que só deixou belos exemplos, todo mundo deveria conhecer sua história. Com muita fé, peço que nos proteja e abençoe.  
 

PENSAMENTO DO DIA
Nesta vida, tudo é temporário. Se as coisas estão bem, aproveite. Se vão mal, não se preocupe… Nada é para sempre.


Arquivo

A médica oftalmologista Maysa Gutierrez Vilela e a empresária Cris Medeiros.

 

Fotos: divulgação

A RAINHA E A BENGALA
A rainha Elizabeth II foi vista caminhando, na terça-feira (12), aos 95 anos, usando bengala pela primeira vez em um compromisso público desde 2004, quando foi operada de um joelho. Foi durante uma celebração na Abadia de Westminster que marcou o centenário da The Royal British Legion, organização de apoio aos soldados e veteranos do exército. Vestindo um conjunto azul, a rainha caminhou apoiada numa bengala. Como não poderia deixar de ser, o assunto virou a grande notícia do dia na Inglaterra e já faz eco mundo afora.

 

O melhor chef da nossa gastronomia sul-mato-grossense é, sem sombra de dúvidas, Paulo Machado, 40. Seu livro “Cozinha Pantaneira: Comitiva de Sabores” (2020, BEĨ Editora, 180 pp.) traz um pintado ao urucum, uma das receitas de peixe que mais curto e é incrível. Ele também faz um steak tartare, como o da foto, que é dos deuses.

 

Feriado iluminado quem teve foi o presidente regional do PTB, Delcídio do Amaral, 66, e sua esposa Maika do Amaral Gomez. As filhas Maria Eugênia e Maria Eduarda passaram dias de descanso ao lado dos pais. Casal do bem, merece toda felicidade do mundo e as bênçãos dos céus.

 

Mônica e o secretário de Estado de Infra-estrutura, que vem esbanjando competência, Eduardo Riedel.

 

NA LEMBRANÇA
No dia 15 de outubro de 1844, em Röcken, Lützen, Alemanha, nascia Friedrich Wilhelm Nietzsche, um dos mais importantes filósofos do século 19. Teólogo, crítico e escritor, negou a moral e a metafísica. Morreu em 25 de agosto de 1900, em Weimar, e suas últimas palavras foram: "Se realmente existe um Deus vivo, sou o mais miserável dos homens".