fernandosoares_13-10-2021

Edições anteriores

BIG BANG?   
Preparem os guarda-chuvas, capacetes e abrigos: o Bernardinelli-Bernstein está vindo! Trata-se do maior cometa já descoberto e avança em direção à Terra. Tem 150 km de diâmetro e é cerca de 31 vezes maior que os fenômenos do gênero já registrados pelos astrônomos. Seu nome é uma homenagem aos cientistas que o descobriram. Mas, acalmem-se: descoberto pela primeira vez a 2014, ele não irá colidir com o planeta Terra. Ufa!


SAMBA
Um forte abraço a todos os integrantes do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Vila Carvalho pelos 52 anos comemorados no sábado! José Carlos de Carvalho é quem comanda a escola de samba mais antiga em funcionamento da Capital.  
 

DESAPEGO I
Até sexta-feira (15), Campo Grande contará com quatro pontos drive-thru para coleta de eletrônicos e eletrodomésticos sem serventia. A ação faz parte de campanha da Abree (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos), apoiada pela prefeitura da Capital. 
 

DESAPEGO II
Os locais onde poderão ser descartados eletrônicos e eletrodomésticos: estacionamento da Central de Atendimento ao Cidadão, na rua Mal. Rondon, 2655; Centro de Educação Ambiental Anhanduí, na Avenida Vereador Thyrson de Almeida, números 8467-8631, bairro Aero Rancho; Praça do Papa, Avenida dos Crisântemos, 457-559, Vila Sobrinho e no Parque Ecológico do Sóter, próximo à rua Rio Negro, na Mata do Jacinto.


DIGNIDADE MESTRUAL
 Dias desses, alguém fez duras críticas ao projeto da vereadora Camila Jara (PT-MS) para que o município distribuísse absorventes às mulheres em situação de rua e estudantes de baixa renda. Muitas usam panos, jornais e até miolos de pão como proteção. Nossas jovens fogem da aula por não terem condições de adquirirem um absorvente higiênico. Situações como essa não podem ser motivos de desequilíbrio nas vidas de estudantes e a prefeitura já mandou distribuir absorventes descartáveis para alunas da Reme.

 

PENSAMENTO DO DIA
Quem me machuca com a verdade merece todo o meu perdão.

 

VERGONHA
A Justiça de São Paulo decidiu manter presa uma mãe de cinco filhos que furtou dois pacotes de macarrão instantâneo e refrigerantes porque não tinha nada para alimentar as crianças. Já alguns políticos com inúmeras corrupções seguem livres e sustentando a política que devolveu o Brasil ao Mapa da Fome da ONU! 

GOSTEI
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi barrado na Vila Belmiro porque não está vacinado e a entrada para o jogo Santos x Grêmio exigia o passaporte de imunização. Como a lei é para todos, sentiu o efeito de recusar-se a tomar a vacina! Vacinas salvam vidas!

 

EVOLUÇÃO
A MSD, laboratório de Kenilworth, Nova Jérsei, EUA, que pesquisa medicamentos e vacinas, em parceria com a Ridgeback Biotherapeutics (Miami, FL), especializada nas doenças infectocontagiosas de difícil tratamento, testam uma pílula, chamada molnupiravir, como o primeiro tratamento antiviral oral de Covid-19. O uso será recomendado para pacientes adultos infectados pelo coronavírus e que tiveram sintomas leves a moderados. Nesta semana, a Fiocruz toma parte no estudo internacional de fase 3 do medicamento em seus centros do Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.  
 

NA LEMBRANÇA
A ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher completaria, hoje, 96 anos se não nos tivesse deixado em 08 de abril de 2013, aos 87 anos de idade, depois de sofrer um acidente vascular cerebral. Nascida em Lincolnshire, na Inglaterra, ela comandou o Reino Unido de 04 de maio de 1979 a 28 de novembro de 1990, sendo a primeira mulher europeia a ocupar o cargo. Sua administração, pelo Partido Conservador, foi marcada pela queda da inflação e alta da cotação da libra, mas também pelo aumento do desemprego, que triplicou, pelo aumento da tributação dos mais pobres e pelo efeito do Reino Unido ter tido a primeira geração de crianças cuja vida foi mais precária do a que seus pais, desde o pós-guerra. A Dama de Ferro, como era conhecida, teve atuação destacada na Guerra das Malvinas, em 1982, e na repressão dos conflitos sociais de 1984. Thatcher tinha uma relação conflituosa com os governos brasileiros na época, tendo disparado, certa vez, esta crítica: "Parece-me bem claro que o Brasil não teve ainda um bom governo, capaz de atuar com base em princípios, na defesa da liberdade, sob o império da lei e com administração profissional".

 

 

 

GISELE BÜNDCHEN É HOMENAGEADA EM NY POR

TRABALHO FILANTRÓPICO

 

 

Fotos: Divulgação

A comunidade brasileira segue forte nos EUA! O próximo jantar anual da Brazil Foundation já tem data para acontecer em Nova York. O evento filantrópico, primeiro presencial desde o início da pandemia, ocorrerá no dia 28 de outubro, no espaço 583 Park Avenue, e visa a arrecadar recursos para seguir com investimentos na ajuda humanitária. A noite ainda contará com diversas homenagens, como à modelo Gisele Bündchen, 41.  Desde o início da pandemia da Covid-19, em março de 2020, a Brazil Foundation já investiu mais de R$ 14 milhões na busca da diminuição dos impactos da crise nas comunidades mais vulneráveis. A expectativa é de que a volta dos eventos presenciais aumente esse número. No tradicional jantar, as homenagens da fundação não poderiam ficar de fora, será celebrado o trabalho de Bündchen no fundo milionário Luz Alliance, criado para combater a Covid-19, do embaixador Thomas A. Shannon e de Edu Lyra, à frente do Instituto Gerando Falcões. Já a programação musical fica na voz de Claudia Leitte, 41, que agitará o evento com seus sucessos conhecidos internacionalmente. 

 

 

 

A presidente e CEO da Brazil Foundation, Rebecca Tavares, comenta sobre o cenário único em que vivemos, "Sabemos da nossa responsabilidade em ajudar os brasileiros neste momento em que o Brasil volta ao Mapa da Fome e o país precisa dos recursos que o evento mobiliza, mas temos consciência de que é um momento delicado. Teremos um jantar e não uma gala", afirma. Confira alguns flashes da brasileira selecionados pelo titular da coluna.