fernandosoares_12-10-2021

Edições anteriores

FUSÃO
A fusão entre Democratas (DEM) e Partido Social Liberal (PSL), acertada na semana passada, vai dar origem a uma espécie de superlegenda com a criação do partido União Brasil. A senadora Soraya Thronicke firmou o acordo com o presidente do PSL, Luciano Bivar (PE), de que ela será a presidente do novo partido no MS. O União Brasil nasce com 82 deputados federais, quatro governadores, oito senadores e 554 prefeitos. 
 

FUSÃO II
Em conversa com a senadora Soraya Thronicke (PSL), na tarde de sábado, ela disse ao titular da coluna que abriu mão de disputar o governo do Estado porque montou um novo projeto. Quer trazer a deputada federal Rose Modesto (PSDB) para o União Brasil e dar-lhe a chance de disputar o governo. A senadora disse que Modesto tem envergadura para entrar na disputa e que é a única política do momento que consegue atraí-la para fazer parte do palanque eleitoral.


AQUELES DIAS… 
As meninas e mulheres mais pobres deste Brasil "acima de tudo" estão mais que decepcionadas com o veto presidencial a um artigo da Lei 14.214, que cria o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual. Esse artigo é exatamente o da previsão de cobertura do Estado para que estudantes de baixa renda e mulheres que vivem em situação de rua possam contar com absorventes e outros artigos de higiene no período da menstruação. 

LAVAGEM
Meu Deus, mostraram ontem, na TV Record, em momento de bom jornalismo, as joias que vão a leilão no próximo dia 22. Só um par de brincos de Adriana Ancelmo, ex-mulher do ex-governador do RJ, Sérgio Cabral, 58, do MDB: Preço? Quase dois milhões. Há também um par de brincos Chopard de ouro branco com 280 diamantes, um outro par de brincos Chopard em ouro, com safiras amarelas, além de dois anéis Antônio Bernardo em ouro branco, sendo um com 76 safiras e outro com 245 rubis. Essa mulher foi cumprir a pena em casa? Será que o caixão dela, quando morrer, ia ter gaveta para levar tudo isso?


ACIDENTE
A jornalista Ellen Genaro, ex-âncora da TV Morena e agora editora-chefe de telejornalismo da Rede MS de Rádio e TV, sofreu grave acidente de automóvel e felizmente escapou por pouco de sofrer sérias lesões. Foi internada no Hospital do Pênfigo e não teve nenhuma fratura, apenas escoriações. 
 

LUTO NA FRONTEIRA
A quinta-feira, 07, foi de consternação e luto em Ponta Porã e na fronteira com o Paraguai. Nessa data, despediu-se do planeta Byron Medeiros, um dos ícones da pecuária no Estado e de intenso ativismo social e político. Um dos fundadores do Sindicato Rural de Ponta Porã, era do grupo pedrossianista. Também atuou no ramo jornalístico, sendo redator e dono de empresas do segmento.   

 

PENSAMENTO DO DIA
 A vida não tem controle remoto. Você tem de levantar-se e mudar.

 

Divulgação

Tal pai, tal filha. Hoje, quem conta tempo é a empresária Neca Chaves Bumlai, dona da faculdade Insted. Uma lição de vida que aprendeu com seu pai, o pioneiro da educação, em MS, Pedro Chaves dos Santos Filho, 80. Do nada, com muito trabalho, suor e esperança, ele criou um verdadeiro império. Que Deus encha de bênçãos a caminhada pessoal e empresarial de Neca Bumlai, estes são nossos votos.

 

DIA DELA
Hoje é dia de Nossa Senhora Aparecida, em 16 de julho, completaram-se 91 anos desde que foi proclamada oficialmente a Padroeira do Brasil. Um dia para pedirmos à nossa padroeira, com muita fé, que afaste todo mal que assola nosso país. Amém! 
 

REZA
Já em Campo Grande, chegando da fazenda. Dia de recolhimento e de preces. Vou ver se tem procissão. Soube que em Bandeirantes, Santuário de Nossa Senhora Aparecida, o bispo Dom Dimas Lara Barbosa vai celebrar uma grande missa. Se tiver, irei, pois o Brasil está precisando de preces para não cair no abismo da enganação. Precisamos da paz no lugar da guerra. De flores e mãos dadas no lugar de armas.

 

PREFERÊNCIA NACIONAL
Os degustadores e a turma da confraria celebram felizes o fato que marcou o dia 07 deste mês. Naquela quinta-feira, a Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou o 13 de setembro como Dia Nacional da Cachaça. Só falta agora o endosso na votação do plenário. Detalhe: a data foi sugerida pelo autor da proposta, o deputado federal Valdir Colatto (MDB-SC), em parceria com o Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac). Reporta-se ao dia em que a corte portuguesa assinou a permissão para a comercialização da bebida no Brasil, a 1661.  
 

NA LEMBRANÇA
O escritor Fernando Sabino completaria hoje 98 anos. Mineiro de Belo Horizonte, ele é um dos maiores cronistas brasileiros. Seu primeiro romance, “O Encontro Marcado” (1956), é um clássico da literatura, conta a história do protagonista Eduardo Marciano desde a infância e celebra a amizade como o que dá sentido à vida. Sabino morreu no dia 11 de outubro de 2004, em casa, no Rio de Janeiro, em decorrência de um câncer no fígado, deixando uma poética lição para as gerações futuras, "Quando eu era menino, os mais velhos perguntavam: o que você quer ser quando crescer? Hoje não perguntam mais. Se perguntassem, eu diria que quero ser menino".

 

 

 

NO FUNDO DO LAGO: UM MERGULHO NO MUSEU SUBAQUÁTICO DE BONITO

 

 

Fotos: Divulgação

Mergulhar por si só já é uma arte. Uma viagem pelos encantos da natureza. Agora, já imaginou o passeio debaixo d'água ser literalmente por um museu? Famosos em outros lugares do mundo, como em Cannes e Chipre, chegou a vez do Brasil ganhar o seu museu subaquático. Localizada em Bonito, a novidade abriu-se ao público no sábado, 09. Promete atrair muitos turistas, especialmente pelo ineditismo: o único do mundo em um ambiente de água doce. O Museu Subaquático de Bonito faz parte do complexo de ecoturismo Nascente Azul, fica em um lago com cerca de 4 mil m² e quatro metros de profundidade, que já era um ponto de mergulho na região. Batizada de Ciclos, a exposição é um convite a refletir-se sobre a relação entre humanidade e a natureza. Em meio ao lago e sua rica diversidade aquática local, com peixes como o piraputanga, o pacu, o lambari, o dourado, o piau e tantos outros, estátuas produzidas por artistas locais completam o cenário.

 

 

 

A visita ao museu é feita por meio de mergulho com cilindro, como o ambiente é controlado, não é necessário nenhum tipo de curso ou certificado prévio, indica-se inclusive para iniciantes e crianças a partir de dez anos. Cada grupo pode ter até quatro pessoas, que são guiadas por um instrutor credenciado. Quem ficou com vontade de viver essa experiência?