fernandosoares_03-10-2021

Edições anteriores

POIS É… 
A visão de uma mesa cheia de dinheiro, com mais de 12 milhões de reais e dólares, mostrados pela imprensa, encontrados em uma carreta com placas de Maracaju, no interior paulista, foi de arrepiar. Nem o insuperável escritor Gabriel García Márquez imaginou uma América Latina tão corrupta, tão fantasiosa. A roubalheira, encontrada dentro da carreta, está sendo atribuída a políticos daqui do Estado. O dinheiro estava vindo para ser entregue aqui. Valha-me, Deus! Nem o furacão que está sobre o Caribe resolve. 
 

BABADO
Não passam de fofocas as informações de que o cantor Diego Barros da Silva, 35, da dupla sertaneja “Henrique e Diego”, dona do sucesso “Suíte 14”, está envolvido com sua vizinha, que é casada com um traficante de Campo Grande. Encontrei-me com ele em Camapuã, na quarta-feira, no aniversário da cidade, Barros da Silva foi categórico ao afirmar que está solteiro, solteiríssimo, e não quer relacionamento sério tão cedo. 

SEM FAUSTÃO
Frustraram-se as expectativas de megassucesso que a Globo nutria para a estreia de Luciano Huck, 50, no Domingão. A audiência do apresentador vem caindo gradativamente a cada domingo. Com o sinal vermelho de alerta aceso, a emissora reagiu e começa a trazer reforço. Um deles foi a ex-BBB Juliette Freire, 31, que cantou com Sandy, 38, e ajudou a melhorar a audiência.


DORES
A morte de Ary Rigo (PSDB) consternou os meios políticos de MS e abalou profundamente os muitos amigos e admiradores que fez em sua trajetória. Um dos que mais sentiram é o deputado federal petista Vander Loubet, de quem Rigo foi um dos principais colaboradores na articulação das forças que garantiram a vitória de Zeca do PT na sucessão estadual e na montagem da governabilidade. Rigo teve um coágulo no cérebro ao sofrer uma queda em sua residência.
  

VÃO VENDO…
Se a moda pegar, as regras do futebol precisarão ser revistas. No jogo que decidiu um dos finalistas da Libertadores, o gol do Palmeiras contra o Atlético Mineiro foi marcado em situação irregular. A jogada, em si, foi legal: o palmeirense Gabriel Veron tomou a bola do zagueiro Nathan da Silva e passou para Dudu Pereira empatar. No momento em que Verón disputava a bola com o atleticano, um dos reservas do Palmeiras, o atacante Deyverson Brum, que estava à beira do gramado, fora do jogo, entrou em campo correndo, como se fosse ajudar o companheiro. Há quem afirme que o gol deveria ser anulado, pois no momento de sua feitura, o Palmeiras estava com um jogador a mais em ação.

 

DESTRUIÇÃO
É estarrecedor: De acordo com dados obtidos por satélite pelo MapBiomas, o Pantanal perdeu 29% de superfície de água e campos alagados de 1988 a 2018, quase 1% por ano. Nessa batida, daqui a 70 anos, o bioma estará seco. Táoquei? Você pode conhecer o estudo acessando a página https://mapbiomas.org/ .
 

TRILHAS
Os produtores do remake da novela Pantanal estão recebendo sugestões para enriquecimento da trama. Uma das "pressões" mais contundentes reivindica a inclusão de canções de autores consagrados no repertório regional. Entre as mais citadas: "Quiquiho", de Geraldo Espíndola; "Trem do Pantanal", de Paulinho Simões; "Prazer de Fazendeiro", de Délio & Delinha e "Gaivota Pantaneira", de Dino Rocha. 
 

SÍMBOLO
Saudosos, amigos de Astúrio Ferreira dos Santos foram, no último dia 28, à missa de sétimo dia pela alma do grande ambientalista. O economista Alfredo Sulzer considera o amigo precursor da defesa do meio ambiente, particularmente, do Pantanal, em MS. Segundo Sulzer, Ferreira dos Santos foi um dos principais organizadores do movimento popular e de grande alcance nacional que impediu a instalação de usinas alcooleiras no Pantanal, no qual se destacaram também figuras como Arnaldo de Oliveira e o saudoso Francelmo (Francisco Anselmo). 

REMEMBER
No fim dos anos 1960, as transmissões esportivas do futebol amador de Campo Grande tinham, entre seus comentaristas de rádio, o advogado Cleomenes Nunes da Cunha, depois eleito deputado estadual (MDB). Aposentou-se como assessor jurídico da Assembleia Legislativa. Segundo o jornalista e pesquisador Adolfo Rondon – que fez parte daquela equipe esportiva, liderada por Mário Mendonça –, o veículo de Nunes da Cunha para ir ao Estádio Belmar Fidalgo era uma lambreta.

 

NA LEMBRANÇA
No dia 03 de outubro de 1804, na cidade de Lyon, na França, nascia Hippolyte Léon Denizard Rivail, ou Allan Kardec, codificador da doutrina espírita. Segundo biografias, o pseudônimo foi adotado para diferenciar os trabalhos religiosos dos pedagógicos anteriores. Em sua vida antes da religião, era linguista e escritor, tendo sucesso como educador. Como Kardec, construiu uma obra que venceu os últimos séculos, com “O Livro dos Espíritos” (1857), “O Livro dos Médiuns (1861)”, “O Evangelho Segundo o Espiritismo” (1864), “O Céu e o Inferno” ou “A Justiça Divina Segundo o Espiritismo” (1865) e “A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo” (1868). Kardec desencarnou em 31 de março de 1869, deixando entre muitas frases… "Todo aquele que sente, num grau qualquer, a influência dos Espíritos é, por este fato, médium".

 

Fotos: Divulgação

Mais uma vez, os números de agosto do Caged do governo federal revelam crescimento de novos empregos no MS. De janeiro a agosto de 2021, foram criados 34.253 novos postos de trabalho. No mês, o saldo é de 2.849, assim distribuídos: serviços (1.464), comércio (816) e indústria (473). São fatos que se repetem e comprovam a boa saúde da nossa economia com a presença ativa e positiva do governo de Reinaldo Azambuja (PSDB), incentivando empresas, construindo infraestrutura e qualificando mão de obra. 

 

A fisioterapeuta Carolina Pettengill e a esteticista Natália Morota.

 

O dentista Rafael Malagutti e a advogada Beatriz Barbosa Malagutti. 

 

Os empresários João Deoni e Sérgio Capucci.

 

Priscila e o marido, médico-veterinário e agropecuarista, Fernando Mota.

 

PENSAMENTO DO DIA
Não adianta dar lugar para quem não sabe ocupar espaço.