fernandosoares_30-11-2021

Edições anteriores

NEGRITUDE
"O céu entre mundos", romance afrofuturista da incansável Sandra Menezes, foi lançado na sexta-feira, 26, na Livraria da Travessa da Sete de Setembro, no Rio de Janeiro. Segundo a cantora, escritora, jornalista e produtora cultural, a obra traz uma história "de afeto ancestral, com revisão de valores e uma reflexão sobre humanidade e preservação ambiental". Menezes é carioca de Vaz Lobo, mas viveu em Campo Grande, onde fez pós-graduação em Comunicação Social na UCDB. “O céu entre mundos” é lançado pela Editora Malê, do Rio de Janeiro, que tem entre seus autores Conceição Evaristo e Martinho da Vila.


PERDAS
O arquiteto e designer Ruy Ohtake – que morreu no sábado, 27, aos 83 anos – não foi o idealizador do Aquário do Pantanal, mas desenhou o projeto arquitetônico da obra iniciada a 2011, no governo de André Puccinelli (MDB), e até hoje inconclusa. Ohtake era filho da consagrada artista Tomie Ohtake, falecida a 2015, aos 101 anos. Vinha periodicamente a Campo Grande para acompanhar a obra e decepcionou-se com suas sucessivas paralisações. Lutava contra a mielodisplasia, um tipo de câncer de medula. 
 

DELEITE DE ARTES
Dourados enche-se de artistas de todos os matizes e aptidões, numa resposta que a cultura dá ao negacionismo social e humanista. A I Feira Literária de Mato Grosso do Sul homenageia o jornalista, editor e escritor Nicanor Coelho, que foi abatido pela Covid-19, aos 52 anos, em dezembro passado, também apresenta o show "Sonhos Guaranis", um dos mais belos espetáculos com a assinatura de Paulinho Simões. Entre os convivas, responderam "presente" muitos nomes consagrados da música brasileira, como a queridíssima cantora, compositora e produtora Iara Rennó, filha de Alzira Espíndola.

 

ARTE NAÏF
Idealizado pelo craque André Cunha, o Minimuseu de Arte Naïf de Paraty iniciou, no sábado, 20, uma exposição inédita, abrigando um acervo permanente com obras de 122 artistas das cinco regiões brasileiras. Três nomes guaicurus consagrados estão nessa: Paty Helney, Lúcio Laranjeira e Sidney Nofal.


 

FIM DE CICLO
José Hamilton Ribeiro, 86, encerrou seus 41 anos de história na Rede Globo. O magistral repórter de grandes coberturas – entre as quais, a Guerra do Vietnã, para a revista Realidade, em março de 1968, quando perdeu uma das pernas – vai fazer, nos próximos dias, sua despedida do canal. Sua saída é parte de um acordo amigável com a emissora. Com mais de seis décadas de atividade, porém, ele afirma que continuará fazendo jornalismo. 

 

ADEUS
Mais um personagem destaque da cidade nos deixou no sábado. Nery Sá e Silva Azambuja, advogado de formação, desembargador da Justiça do Trabalho de Mato Grosso do Sul, nos deixou aos 62 anos. Lutava contra um câncer. Siga o caminho da luz. Gratidão eterna. Para sempre em nossos corações.

 

PENSAMENTO DO DIA
Rico é o cara que com pouco vive bem. 
 

NA LEMBRANÇA
O poeta Fernando Pessoa morreu no dia 30 de novembro de 1935, na Lisboa que ele tanto amou. Um dos maiores poetas da língua portuguesa, Pessoa tinha 47 anos e deixou a imortal frase: "Tudo vale a pena quando a alma não é pequena".

 

 

 

ALEGRIA DO FUTEBOL

 

 

Fotos: arquivo pessoal

Se tudo é motivo de festa para nós, nada mais natural do que no dia da final da Libertadores assistirmos, na Havana Cachaçaria, ao jogo de Flamengo e Palmeiras. O que realmente acontece em casa, desta vez, fizemos num espaço aconchegante, regado a churrasco de chão, com cortes nobres e a tradicional costela, preparado pela equipe do jovem empresário e pré-candidato a deputado estadual, Rafael Valler. A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina (DEM), e seu marido, Caio Dias, deram o ar da graça e foram recebidos aos aplausos por cerca de 160 pessoas que estavam no recinto. Com o Palmeiras campeão, conquistando seu terceiro título, as comemorações espalharam-se Brasil afora. Um sábado maravilhoso, que terminou ao fim do dia, com tudo perfeito e nos mínimos detalhes. Confira alguns flashes…

 

O empresário Rafael Vallér e a ministra Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias.

 

O respeitado jornalista Ezequias do Amaral Filho e Marco Aurélio Santullo.

 

Minha amiga Valéria Zanchetta, que reside em Lisboa, e a jornalista Vânia Alves.

 

O jornalista Henrique Xavier, Rafael Brito, Ivan Garcia, Cristiano Carneiro, Fernando Cobianchi.

 

O titular da coluna com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, acompanhada do marido, Caio Dias.

 

O querido Édipo Barbosa e a namorada, Evelyn Córdoba, com a ministra Tereza Cristina.

 

A empresária Paula Lopes e a advogada Tabatha Fiorini Santullo.

 

O típico churrasco pantaneiro, feito na Havana.

 

E assim assistimos à grande final que consagrou o Palmeiras Campeão da Libertadores.