fernandosoares_27-11-2021

Edições anteriores

CABO ELEITORAL
Heitor Freire, 81, advogado e corretor de imóveis, animadíssimo com as adesões ao seu chamado de apoio à chapa 1, que concorre à diretoria do Sindimóveis. O candidato a presidente é Roberto Borgonha e a primeira vice-presidente é Luciana de Almeida. A credibilidade, o apuro profissional e a qualidade humana de Freire são fortes apelos para atraírem apoios ao seu candidato. As eleições serão no próximo dia 30. 
 

SEM-NOÇÃO
"Que ele é de esquerda, é contra as armas, a favor de drogas, que tem uma visão… O Moro é comunista, lógico que é comunista”, estas são afirmações de Ricardo Salles, o ex-ministro do Meio Ambiente e agora comentarista da Jovem Pan. Detalhe: as baboseiras aqui registradas foram ditas durante comentário do ex-ministro na rádio. Ele e a emissora merecem-se. 

AMEAÇA PARA VER… 
Doravante, quem ameaçar, constranger ou fizer coisa parecida para inibir testemunhas ou vítimas de violência sexual sofrerá severas punições. É o que prevê a chamada Lei Mariana Ferrer, fruto de um projeto da deputada federal Lídice da Mata (PSB/BA), sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), nesta semana. Da Mata inspirou-se no caso da influenciadora digital Mariana Ferrer, 25, que teria sido estuprada sob efeito de substância entorpecente pelo empresário André Aranha, 44. No julgamento, o advogado de Aranha mostrou fotos de Ferrer e disse que ela fazia poses "ginecológicas". O acusado acabou absolvido por falta de provas.


ACREDITEM!
A bobeira de certos robôs de fake news é medonha e sem limites. Imaginem que tem gente "muito boa", letrada, com diploma na parede, comemorando a presença de Bolsonaro na lista do voto popular para personalidade do ano da Time. Ele pode até ser eleito, pois está entre os mais votados. Os áulicos só não se ligam que a premiação põe todos num saco só. Para ter-se ideia: concorrem ao prêmio figuras como Kim Jong-Un, 37, o tresloucado ditador da Coreia do Norte. Em resumo, a escolha da revista norte-americana contempla quem “mais afetou as notícias ou vidas, para melhor ou para pior”.  

VÃO VENDO… 
Em Mato Grosso do Sul, uma recente conversa entre o ex-governador Zeca do PT e o presidente estadual do PSB, Ricardo Ayache, sinalizou gosto por um entendimento político-eleitoral entre os dois partidos a 2022. Tudo por conta da divisão do PSDB em São Paulo. Por causa dos atropelos obstinados do governador João Dória para disputar a presidência da República, o partido deve perder quadros importantes. Um deles é o ex-governador Geraldo Alckmin, que está com um pé no PSB e outro na cota para ser o vice de Lula (PT).

 

PROTEÇÃO
O SOS Mulher – aplicativo de dispositivos móveis para mulheres vítimas de violência doméstica e com medidas protetivas – está entrando em fase experimental em MS. O 190 mantém-se como principal meio de chamada policial para as ocorrências. O SOS Mulher foi desenvolvido pela Superintendência de Gestão da Informação (SGI), órgão da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Mais um ponto positivo na gestão do secretário Antônio Carlos Videira. 
 

ESCÂNDALO
A Operação Mercês, deflagrada pela Polícia Federal para apurar denúncias de compra de votos nas eleições de 2020 em Corumbá, reforça as suspeitas sobre a existência de um forte esquema de corrupção. Na farta documentação apreendida pelos policiais, constam conversas comprometedoras entre candidatos e operadores que atuavam como cabos eleitorais. De cesta básica e marmitex a exame e consulta médica, tudo era "argumento" para obter-se apoio eleitoral, segundo os investigadores. Alguns dos operadores ganharam rentáveis cargos públicos como recompensas. 


CRÍTICAS
Para alguns cientistas políticos, Lula (PT) não se atualizou sobre política externa. A entrevista ao jornal El País mostra posições que preocupam os verdadeiros democratas. 
 

DIA DELA
Hoje, dia 27 de novembro, o Catolicismo celebra o dia de Nossa Senhora das Graças ou, como também é conhecida, da Medalha Milagrosa. A devoção a Nossa Senhora das Graças teve início com as aparições da Virgem à Santa Catarina Labouré, que também tem sua memória litúrgica comemorada hoje. Rogai por nós! 


SUPERSECRETÁRIO
Marco Santullo (DEM), que já comandou a Funasa em nosso Estado, foi confirmado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) secretário especial de Articulação Política e será nomeado no dia 03 de dezembro. A cerimônia de posse de Santullo será junto com a do secretário de Estado de Governo, o deputado estadual Eduardo Rocha (MDB).  
 

PENSAMENTO DO DIA
Com o tempo, você percebe que as pessoas são como um livro, algumas o enganam pela capa, outras o surpreendem pelo conteúdo.

 

Foto Assecom

PASSADO JÁ ERA
Longe de qualquer coisa que o faça lembrar-se do tempo em que liderou o movimento estudantil e atuou com destaque na militância comunista em Campo Grande, o senador Márcio Bittar (MDB-AC) integra com a ex-mulher, Márcia, a linha de frente bolsonarista em seu Estado. Ela, inclusive, com apoio total do ex-marido na pré-campanha, conta com o apoio também do presidente para ser candidata ao Senado ou ao governo do Acre.

 

Divulgação

Sem pompa e circunstância, entre uma agenda e outra, o secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel, arruma tempo para curtir bons momentos em família. Nesta semana, ele, a esposa, Mônica, e a filha Marcela foram clicados durante a exibição do Grupo Corpo, uma das grandes atrações do programa do Governo, por meio da Fundação de Cultura de MS, Campão Cultural.

 

Fotos: arquivo

A dentista Tânia Garib e o advogado Júnior Mochi.

 

O arquiteto Luís Pedro Scalise e a empresária Lenir Fernandes.

 

O empresário Sérgio Capucci e a esposa, Daiana Capucci.

 

NA LEMBRANÇA
 O jurista mineiro Afonso Arinos de Melo Franco nasceu em Belo Horizonte em 27 de novembro de 1905. Professor, político, ensaísta e historiador, ele foi um dos mais importantes homens do século passado. Destacamos uma frase dele, da época da Constituinte: "Senhores Constituintes de hoje, senhores Congressistas de amanhã, nosso dever é fazer política e fazer política é praticar e defender a liberdade, é honrar nosso mandato, sustentar nosso trabalho, enobrecer a memória do nosso tempo". Afonso Arinos morreu em 27 de agosto de 1990, no Rio de Janeiro.