fernandosoares_26-11-2021

Edições anteriores

FILA 
Um grupo de advogados que apoiaram o recém-eleito presidente da OAB, Bitto Pereira, já defende o sucessor do desembargador Claudionor Duarte no Tribunal de Justiça, em sua aposentadoria compulsória na magistratura ao completar 75 anos. Já falam no secretário de Estado de Fazenda, advogado Felipe Mattos, que é especialista em Direito Tributário.


RUBRONEGRO
O desembargador Sérgio Martins viajou para Montevidéu convencido de que vai festejar em terras uruguaias mais um título do Flamengo pela Libertadores da América, na decisão contra o Palmeiras. Contudo, o zeloso magistrado fez questão de embarcar deixando um aviso a quem interessar possa: "Estou gastando cinco dias do meu direito a licenças compensatórias, pelos meus plantões, para ver o jogo". Portanto, despesas pagas com dinheiro do próprio bolso. 
 

TELONA
Com pré-estreia na terça, 23, e início oficial nesta quinta, 25, o 12º Festival Varilux de Cinema Francês está oferecendo, até 08 de dezembro, ótimas produções da sétima arte no Cinemark. O filme de abertura foi um belo cartão de visitas: "Délicieux" (Delicioso), de Éric Besnard, sobre ambientes e sentimentos pré-Revolução Francesa. A obra, lançada em setembro, conta a história de um cozinheiro desempregado e sofrido que decide transformar uma pousada em experiência gastronômica para todas as classes socioeconômicas. 
 

TELONA II
Um detalhe enriquecedor do Festival Varilux: a edição deste ano presta homenagem ao inesquecível e galante ator Jean Paul Belmondo, que morreu em setembro, aos 88 anos. O cinema francês tem muitos admiradores em Campo Grande. Um deles, o ex-secretário de Cultura Américo Calheiros, foi à pré-estreia e aproveitou para cumprimentar Márcia Saddi Chaves, diretora da Aliança Francesa de Campo Grande, organizadora local do Festival Varilux.

 

BICUDOS
Sérgio Moro quer ficar bem à vontade como pré-candidato do Podemos à presidência da República e está a todo vapor na tentativa de tomar o lugar de Ciro Gomes (PDT) na fila de postulantes à terceira via. Capricha no discurso e até nas aulas de fonoaudiologia para driblar a voz que muitos comparam à de um pato. O ex-juiz da Lava Jato e ex-ministro colocou Lula (PT) e Bolsonaro (sem partido) em sua alça de mira e anda acenando para o PSDB. 

PERSISTÊNCIA
O Republicanos tem grandes ambições para 2022. Quer aumentar a sua bancada nas assembleias legislativas e no Congresso Nacional. Vem garimpando nomes nos Estados para formar chapas. Um deles é o do pastor evangélico sul-mato-grossense Wilton Acosta, 51, dirigente estadual da sigla. Em Brasília, na terça-feira, 23, Acosta reuniu-se com o presidente nacional do partido, Marcos Pereira (ES), com o bispo Robson Rodovalho (GO), da Sara Nossa Terra, e os vereadores Betinho Santana (CG-MS), Edson Tozetto (São Gabriel do Oeste-MS) e Fábio Luis (Dourados-MS). Acosta fará nova tentativa de conquistar uma vaga na Câmara dos Deputados. A 2018, esteve bem perto.


DROPS
Vai começar a debandada. O presidente da República, Jair Bolsonaro, enfim, vai filiar-se ao PL (Partido Liberal), no próximo dia 30, depois de dois anos sem partido. Como por estas bandas o que mais se tem é gente que adora o poder, o PL deve passar a ser um dos maiores partidos do Estado. Para um bom entendedor, meia palavra basta. 

 

EXTREMOS
No Chile, a temperatura política anda altíssima graças à polarização da preferência dos eleitores entre direita e esquerda. A disputa presidencial vai para o 2º turno. No 1º, o direitista José Antonio Kast (55, Partido Republicano), chamado de "Bolsonaro chileno", levou pequena vantagem: 27,9% dos votos contra 25,8% do esquerdista Gabriel Boric (35, Convergencia Social). É o resultado mais apertado desde 1999. Pela primeira vez, os partidos mais tradicionais do país ficam de fora da decisão, desde o fim da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990). 
 

EXTREMOS II
Se a direita da América Latina vibra pela vitória de Kast sobre Boric no 1º turno, a esquerda do continente faz a festa para o triunfo de Karol Cariola (34), militante do Partido Comunista do Chile, a deputada federal mais votada nas eleições parlamentares do País. Cariola tem tradição nas lutas do movimento estudantil, é obstetriz (matrona) e tem amplo e reconhecido trabalho de base, inclusive nas mobilizações para auxílio às vítimas de terremotos que atingiram o Chile.

 

PENSAMENTO DO DIA
 Quem pensa positivo vê o invisível, sente o intangível e consegue o impossível.

 

Divulgação

Hoje se encerra, em Campo Grande, a 24ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), com presença de mais de três mil pessoas de todo o País. Na foto, o deputado estadual Lídio Lopes (Patriota-MS) e a presidente da Unale, deputada Ivana Bastos (PSD-BA).

 

Fotos: Arquivo

A secretária de Educação do Estado, Maria Cecilia da Motta, e o reitor da UFMS, Marcelo Turine.

 

Desembargadores do TJMS: Nélio Stábile, o presidente do TJMS, Carlos Eduardo Contar, e o futuro presidente, Sérgio Martins.

 

O empresário Camilo Zahran Georges com a esposa, Fernanda, e a mãe, Ana Karla Zahran.

 

Os empresários Rodrigo Ferzeli e Marcelo Provenzi.


 
NÃO CONCORDO
Desastrosa a entrevista de Lula na Espanha a duas jornalistas muito bem-informadas. Comparar os mandatos da extraordinária Angela Merkel (67) com os sucessivos mandatos de José Daniel Ortega (76), ditador da Nicarágua, que prendeu sete candidatos à presidência, logo, foi “eleito” democraticamente aos olhos do PT, foi o fim da picada!

 

NA LEMBRANÇA
Genial. Essa é a palavra que define o dramaturgo romeno Eugène Ionesco. Nascido em 26 de novembro de 1909, em Slatina, construiu sua sólida carreira teatral na França, criando o teatro do absurdo. Morreu em 28 de março de 1994, em Paris. Deixou, além das obras “A Cantora Careca” (1949), “A Lição” (1951), “As Cadeiras” (1952), “O Novo Inquilino” (1963) e “O Rinoceronte” (1950), esta frase: "São os inimigos da história que acabam por fazê-la".