fernandosoares_25-11-2021

Edições anteriores

PORTA DE ENTRADA
Consta, segundo papagaios falantes que fazem voos rasantes na reserva do Parque dos Poderes, que está próxima a data do “habite-se” para Marco Aurélio Santullo acomodar-se em novo endereço funcional. O diretor-executivo da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) é um dos coringas no baralho político da ministra Tereza Cristina (DEM-MS).

 

BOMBOU
Daqui a 30 dias, Natal. As festas em Campo Grande estarão a todo vapor. Para o fim de ano, tem buffet que já não pode atender novas encomendas e já não temos muitos salões de festa para locação. 
 

ALÍVIO
No Brasil, existem somente dez Estados capacitados para realizarem transplante de medula óssea. Muitos sul-mato-grossenses que precisavam do serviço corriam para Curitiba. A agonia deve acabar por aqui, porque o presidente da Cassems, Ricardo Ayache, está conseguindo habilitar o hospital da Cassems para realizar esse tipo de transplante, nos próximos dias.

 

ECONOMIA
Os grandes banqueiros internacionais começaram a sair do dólar. Sinal de que algum novo movimento relevante no tabuleiro global vai acontecer. China, Europa e as grandes economias já vêm nesse movimento há mais de três anos, lastreando-se em ouro. O Brasil está com suas reservas penduradas em dólar. Guedes ignorou os sinais de alerta. Vamos aguardar o impacto. 

CUIDEM-SE
O Bayern de Munique está passando por sérios problemas para escalar o timaço. Tudo por causa de jogadores que se recusam a tomar a vacina contra a Covid-19. Para o jogo de terça-feira, 23, contra o Dínamo de Kiev, pela Champions, cinco de seus craques estavam suspensos, Kimmich, Gnabry, Musiala, Cuisance e Choupo-Moting, porque haviam tido contato com uma pessoa que testou positivo e todos eles são contra a vacinação. Tiveram seus salários cortados. Na Alemanha, uma nova lei autoriza que as empresas reduzam as remunerações dos empregados não imunizados. 
 

CUIDEM-SE! II
Parece que a maioria das pessoas já não acredita na pandemia. Em cidades como Campo Grande, a tal da normalidade vem dando suas caras nas lojas, ruas, calçadas e pontos de encontro apinhados de gente sem uso de máscaras, como se não houvesse amanhã. O mundo está vivendo a quarta onda de infestação do coronavírus, talvez com novas cepas. O Carnaval vem aí, como prevê a velha canção, "pra tudo se acabar na quarta-feira".


CADEIRA
Já é certo que o deputado estadual Eduardo Rocha (MDB) assume, dia 03 de dezembro, às 10h, a Secretaria de Governo do Estado, abrindo vaga para o suplente, Paulo Duarte (MDB), assumir o cargo de deputado estadual.  

ESPERANÇA
A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina (DEM-MS), vive um momento muito especial. Além de ganhar cada vez mais destaque no mundo do agronegócio e ser cotada como futura senadora de MS, conseguiu fazer a China adquirir as 140 mil toneladas de carne bovina que estavam, antes de 04 de setembro, nos portos da China, quando começou o embargo ao produto brasileiro por causa de dois casos atípicos de mal da vaca louca no País. Ainda não há previsão do fim do embargo, mas, pelo visto, a China deve voltar a comprar nossa carne.


MEU CANUDO DE PAPEL
O próximo vestibular da Universidade Estadual de MS (Uems) vai oferecer quatro novos cursos de graduação: Tecnologia em Logística (câmpus de Jardim), Sistemas de Informação (Nova Andradina) e Agronomia (câmpus de Maracaju e de Mundo Novo). Em janeiro, serão disputadas 1.191 vagas em 58 cursos. Criada por meio de um projeto do deputado Walter Carneiro (PTB) e oficializada em dezembro de 1993 pelo governador Pedro Pedrossian (à época também no PTB), a Uems é uma das potências educacionais do Estado, com aulas presenciais e à distância (EAD). Tem câmpus em 22 municípios. 
 

MEMÓRIAS E AUSÊNCIAS
Por motivos diferentes, muitas personalidades do samba e da música estão ausentes do Carnaval e dos preparativos para a festa de fevereiro. Em Corumbá, uma das ausências mais sentidas é a de Edmir Abelha, fundador dos blocos Vizinha Faladeira, depois Kabresgrilo e agora Nação Zumbi, que contará sua vida e suas lutas pró-igualdade racial e pelos direitos humanos no enredo de 2022. Outra ausência, em Campo Grande, é do ex-sambista Gregório Augusto Corrêa. O filho do saudoso carnavalesco Goinha brilhou cantando e sambando em desfiles e grupos de pagode, mas, há alguns anos, tornou-se pastor evangélico. 


PENSAMENTO DO DIA
Compreender que há outros pontos de vista é o início da sabedoria. 
 

NA LEMBRANÇA
No dia 25 de novembro de 1881, em Sotto il Monte Giovanni, nascia Angelo Giuseppe Roncalli, que se tornaria o papa João XXIII a 1958. Conhecido como o Papa Bom, convocou o Concílio do Vaticano II, que fez mudanças significativas no Catolicismo, como a revisão da missa, o estabelecimento de rumos para o ecumenismo e uma nova abordagem aos problemas do mundo. Era um pregador do diálogo, como mostra esta frase: "É preciso olhar mais para aquilo que nos une do que para aquilo que nos divide". Seu papado foi curto, em 03 de junho de 1963, morreria vítima de um câncer de estômago. João XXIII, que excomungou Fidel Castro a 1962, foi declarado beato por João Paulo II a 2000.

 

Fotos: divulgação

Na defesa dos direitos das mulheres, notadamente no enfrentamento da violência, MS sai na frente. Já temos 13 municípios com Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e 25 Salas Lilás nas delegacias comuns. Trabalho digno de aplausos da subsecretária de Estado de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja, e do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

 

Arquivo

O casal Marcelo Santagostino e a jornalista e apresentadora do MS TV, Lucimar Lescano, comora 18 anos de matrimônio e pura felicidade.

 

A campanha “Bem Nascer MS” visa a garantir um pré-natal completo e assim eliminar a mortalidade materna e infantil. Foi lançada pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB), hoje se completa uma semana, e pela primeira-dama Fátima Azambuja. Investimentos de mais de R$ 14 milhões destinaram-se à estruturação da rede de atendimento à mulher grávida em MS.

 

Nossa homenagem de hoje vai para a bióloga ponta-poranense Neiva Guedes, 58, destacada mundialmente pelo seu trabalho em prol da preservação das araras-azuis.

 

Valetim Manieri

DIFERENCIADO
Feliz da vida está o professor Aurélio Tomaz Briltes da UFMS. O tema da redação da prova do Enem, aplicada no domingo, "invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil", é a problemática de sua tese de doutorado em Direito do Estado junto à USP. Há dois meses, Briltes defendeu “A garantia do mínimo existencial por meio dos benefícios de assistência e previdência social: análise à luz do efetivo exercício da cidadania das comunidades tradicionais do Pantanal Sul”, orientado pela Prof.ª Dr.ª Ynês da Silva Félix. Vem sendo cumprimentadíssimo, até mesmo pelo MEC.