fernandosoares_24-11-2021

Edições anteriores

PALANQUES
A guerra entre o governador João Dória, 63, e o ex-governador Geraldo Alckmin, 69, pode render importante conquista para o PSD de Marquinhos Trad ou o PSB de Ricardo Ayache. De repente, abrir caminho para um deles até o palanque de Lula a 2022.

 

LUTO
Desde segunda-feira, Rio Verde de Mato Grosso está de luto pela perda de uma das pessoas mais representativas de sua história política: José de Oliveira Santos (MDB). Foi uma das maiores lideranças no interior do Estado. Além de ter sido prefeito da cidade em cinco mandatos (recorde em MS), também foi vereador e deputado estadual. Conquistava todos com a simpatia e os largos sorrisos, duas de suas marcas pessoais. Estava em pleno mandato. Tinha 76 anos. O câncer contra o qual lutava, desde 2016, foi seu algoz. 

PENTACAMPEÃO
Pela quinta vez em seus 25 anos, o Ballet Folklórico Iberoamericano del Paraguay representará o Paraguay (e a América Latina) em uma exposição mundial de artes e cultura. Agora será a vez de Dubai. Antes, a companhia – que tem na sua direção a magistral Nancy Cristaldo Salinas – havia participado de exposições e feiras em Hannover (Alemanha), Shanghai (China), Yeosu (Coreia do Sul) e Astana (Cazaquistão). O ballet de Cristaldo Salinas parte para sua 44ª turnê.


ELAS NO TRECHO
Cresce com força impressionante a tese de formação de uma chapa majoritária com Eduardo Riedel para governador, pelo PSDB, e uma mulher para vice, de outro partido. Sugestões sobre a mesa, duas inclusive encaradas com simpatia por habitantes do ninho tucano. 

NA HISTÓRIA
O Tribunal de Contas de MS fará 42 anos a 2022. Dos seus primeiros sete conselheiros, nomeados em 24 de março de 1980, apenas um está vivo: o quase octogenário Paulo Roberto Capiberibe Saldanha, que mora em Ponta Porã. Com ele, formaram a primeira turma os conselheiros Horácio Cerzósimo de Souza, Nelson Benedito Netto, Edyl Pereira Ferraz, Carlos Ronald Albaneze, Hélio Peluffo e Alcídio Pimentel.


NARIZ TORCIDO
Quem anda bem próximo do poder e circula pelas rodas íntimas do Parque dos Poderes assegurou ao titular da coluna que o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), embora muito satisfeito com o desempenho da equipe, não está gostando de uma guerrinha interna entre soldados graduados de seu exército. A tal guerrinha pode virar uma batalha se os terrenos continuarem conflagrados. 
 

DESEMPENHO
Apesar da pandemia e das restrições que afetaram diversos setores, públicos e privados, alguns órgãos tiveram destacada atuação no esforço de garantirem serviços procurados pela sociedade. O Ministério Público do Estado (MPE) está nessa conta. Do início do ano até o fim da semana passada, o MPE contabilizava um total de 330.340 manifestações de 1º grau, 20.520 de 2º grau, 22.531 denúncias oferecidas, 2.102 ações ajuizadas e 384 recursos cíveis, criminais e difusos e coletivos.

 

QUE TAL?   
O ex-presidente Lula (PT-SP) foi capa do jornal El País de domingo. "Preciso voltar para recuperar o prestígio do Brasil e para que o povo coma três vezes ao dia!"   
 

ELAS
De 192 países, o Brasil ocupa a 142ª posição no ranking internacional de participação de mulheres na política, segundo levantamento da União Interparlamentar (entidade internacional formada por parlamentos de Estados soberanos, fundada a 1889 para arbitrar conflitos). Um dado alarmante, que mostra o impacto da violência política de gênero: o afastamento de mulheres do cenário político.  
 

ELAS II
Na Câmara dos Deputados, as parlamentares mulheres representam apenas 15% do total de cadeiras; no Senado, elas são 11,54%; na Assembleia Legislativa de MS, apenas uma parlamentar, suplente, assumiu depois da morte do titular; para a Câmara de Vereadores da Capital, elegemos apenas uma mulher, Camila Jara (26, PT); para as Câmaras do interior, 164 mulheres foram eleitas a 2020 (54 a mais relativamente a 2016). Três Lagoas é o município com mais vereadoras, cinco ao total.

 

Fotos: Arquivo

Os médicos Nestor Muzzi, Ana Maria Rizzo e José Luiz Mikimba.

 

O arquiteto Rodrigo Mecca e a esposa, Evelyn Gulluni.

 

As irmãs Carolina e Juliane Lopes.

 

O advogado e pecuarista Afonsinho Gessy e a esposa, Maria da Graça.

 

O juiz de Direito Cezar Luiz Miozzo e a desembargadora do TJMS Elizabeth Anache.

 


PENSAMENTO DO DIA
Antes de ser diagnosticado com depressão ou baixa autoestima, certifique-se de que não está rodeado por idiotas. 
 

NA LEMBRANÇA
Filho de nobres, o pintor Toulouse-Lautrec nasceu em 24 de novembro de 1864, em Albi, França. Famoso por seus retratos da prostituição francesa, sofria de uma debilidade óssea que o impediu de crescer além de 1,52m, agravada por uma fratura de fêmur. Era um obcecado pela arte: "Eu pinto e desenho o máximo que posso, até minha mão cair fatigada". Morreu em 09 de setembro de 1901, no Castelo de Malromé (Saint-André-du-Bois), residência de sua mãe.