fernandosoares_20-11-2021

Edições anteriores

SEM CRIME
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), deverá rever na Casa a cassação do mandato de Delcídio do Amaral (PTB-MS) por quebra de decoro, por tentar obstruir a investigação da Lava Jato, acusação feita a 2016. Amaral foi absolvido em todas as instâncias na Justiça, restando apenas esta cassação política, que poderá ser revista nos próximos dias.

 

MEMÓRIAS
É louvável o empenho do vereador Ronilço Guerreiro (Podemos) em defesa do imóvel que pertenceu ao engenheiro, ex-prefeito de Campo Grande e ex-governador de Mato Grosso, Arnaldo Estevão de Figueiredo, na Avenida Calógeras. Construída a 1921, a centenária casa está classificada como imóvel de interesse cultural, mas não foi tombada pelo Patrimônio Histórico e acabou incorporada ao uso comercial, hoje servindo como instalação de uma autoescola. Em conjunto com o Fórum de Cultura, o vereador está com um abaixo-assinado reivindicando intervenção pelo resgate cultural do patrimônio. 

BICHOS NO ASFALTO
Carol Rosa, moradora do Parque Residencial Maria Aparecida Pedrossian, fez um registro com a câmera de seu celular que serve de novo alerta às autoridades e órgãos ambientalistas: filmou o passeio noturno de uma anta nas ruas do bairro. Segundo Jânio de Macedo, presidente da associação de moradores, são comuns espécies selvagens circulando na região, antas, quatis, macacos, tatus, capivaras, tamanduás e lobinhos, entre outras que habitam aquele pedaço da Apa do Lajeado. Um alambrado foi construído, mas não resolveu. A vida animal corre sérios riscos por lá.


OITENTÍSSIMO
O interminável Benito di Paula vai fazer 80 anos, no próximo dia 28, com o show de lançamento de seu mais novo álbum. Terá no palco, a seu lado, mais um dos diversos talentos musicais da família, o filho, Rodrigo Vellozo. Benito di Paula é o nome artístico de Uday Vellozo. 

COME BACK
Muita gente que teve seus projetos políticos interrompidos pela derrota nas urnas a 2018 terá a chance – para alguns, a última – de recuperar-se do prejuízo a 2022. Estão nessa fita aqueles que não conseguiram reeleger-se, como o atual secretário de Saúde do Estado, Geraldo Resende (66, PSDB), e quem tentou outros voos, como o ex-deputado estadual Júnior Mochi (59, MDB), que disputou o governo. 
 

COME BACK II
Estariam sem mandato hoje, não fossem as curvas da vida e da política, três dos atuais deputados estaduais que não conseguiram reeleger-se a 2018. Duas vagas foram abertas de maneira extremamente triste, quando Onevan de Matos (PSDB) e Cabo Almi (PT) nos deixaram vitimados pela Covid. Outra vaga se abre agora, com o suplente Paulo Duarte assumindo o lugar de Eduardo Rocha, ambos do MDB. Rocha trocou a sua cadeira na Assembleia por um cargo de primeiro escalão no governo de Reinaldo Azambuja (PSDB).

 

AGRODESAFIOS
O incômodo – que já dura dois meses – causado pelo veto chinês à importação da carne brasileira atormenta bastante a ministra Tereza Cristina (DEM-MS), da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Mas ela não se rende. Segue insistindo com a China, ao mesmo tempo, abre novas opções. Acaba de garantir na Rússia a pauta de exportações de fertilizantes para o Brasil, com projeção de aumento. Grande vitória: o agro brasileiro é dependente do mercado externo nesse nicho comercial, chegando a importar anualmente, em média, mais de 80% dos produtos da fórmula NPK (nitrogênio, fósforo e potássio).  
 

POIS É…
Já se vão dez anos da abertura da Comissão Nacional da Verdade para apurar violações aos direitos humanos ocorridas na ditadura militar. Apesar de tardia, a Comissão foi um marco importante para passar a limpo aquele período nefasto e violento da história do País.

 

PRESSÃO
Lula (PT-SP) sendo recebido em Paris como chefe de Estado só pode ser resposta do presidente da França, Emmanuel Macron (En marche!), a Jair Bolsonaro (sem partido) às ofensas feitas contra a primeira-dama francesa, Brigitte Macron. Em discurso no Parlamento Europeu, José Luís Zapatero (Partido Socialista Obrero Español), ex-presidente da Espanha, exaltou a importância para o mundo de ver-se Lula presidindo o Brasil, "Lula foi o presidente que mais ajudou os pobres e mais trabalhou para acabar com a pobreza.”  Essa tem sido a resposta europeia à postura interna e exterior de Bolsonaro…

 

Fotos: Arquivo

O empresário Marcelo Zauith e a esposa, médica-veterinária, Fernanda Zauith.

 

Wagner Guimarães

O deputado estadual Marçal Filho (PSDB) entregando a “Comenda Antônio Tonani” aos empresários Elizete e Luiz Carlos Feitosa.

 

A produtora rural Carolina Machado e o economista Henrique Alves Corrêa.

 

O arquiteto Eduardo Lino e a esposa, a advogada Andreia Duarte.

 

Luiz Fernando Elias, médico, e a esposa, Carolina Elias.

 

BEM-VINDA, CIÊNCIA!
O Governo Federal anunciou o lançamento do programa Médicos pelo Brasil. O objetivo é expandir e melhorar o atendimento pelo Sistema Único de Saúde. O programa prevê cinco mil vagas para profissionais de todo o País no primeiro semestre de 2022.

 

PENSAMENTO DO DIA
Seja o predador, antes que o escolham para ser a presa. 
 

NA LEMBRANÇA
No dia 20 de novembro de 2004, no Rio de Janeiro, morria o economista Celso Furtado. O paraibano de Pombal tinha 84 anos e uma obra repleta de realizações. Escritor, pensador e político, foi ministro do Planejamento no governo João Goulart (PTB). Cassado pela ditadura militar, passou tempos no exílio, entre o Chile, os Estados Unidos e a França. Regressou ao Brasil a 1979 e assumiu o Ministério da Cultura no governo José Sarney (MDB) a 1986. Tornar-se-ia imortal ao assumir a cadeira 11 da Academia Brasileira de Letras a 1997. É dele a frase que fecha a coluna de hoje: "A exclusão social é uma indicação clara de que a sociedade está errada. Tem de inventar novas formas de inserção social, sair da prisão de que tudo tem que ser rentável pelos critérios do mercado. Passar, por exemplo, por organização comunitária".