fernandosoares_19-11-2021

Edições anteriores

ESPERADO
Qualquer criancinha sabe que internet não é terra sem lei. O vídeo do vereador Tiago Vargas (PSD-MS) que ofende o governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), teve seu primeiro desfecho na 1ª Câmara Cível do TJMS: retirada do ar. O próximo serão os danos morais. 
 

TIMAÇO
Secaram as más línguas: o Íbis Sport Club (de Paulista, PE) não é mais o pior time do Brasil e deixou de estar condenado ao mais baixo nas divisões inferiores de Pernambuco. Domingo passado, ao empatar em dois a dois com o Petrolina, o Íbis aproveitou a última chance de subir, saiu da fila de 21 anos na Série A2 e garantiu vaga na Série A1. Com um detalhe significativo: em 14 partidas, sofreu apenas duas derrotas e emplacou seis vitórias. 
 

MOTIM
A nau capitânia está sob intensa convulsão. Cresce na tripulação a revolta contra o capitão. Os mais recentes amotinados são o ex-deputado Roberto Jefferson (68, PTB-RJ) e a ativista Sara Winter, 29. Ambos criticam acidamente a guarida cada vez mais generosa que o Palácio do Planalto vem dando ao Centrão.

 

O BÁSICO
Tem uma galera aí que já pode trocar o diploma de jornalista pelo de advogado de determinados políticos. Seria até melhor, já que o único compromisso do jornalista deveria ser com o interesse público, não com ideologias, partidos ou políticos. 
 

BOLA CHEIA
O veterano e quase quarentão Daniel Alves – está com 38 anos – fez muita gente queimar a própria língua. Depois do conturbado rompimento com o São Paulo, ficou meses sem clube e não faltou quem apontasse um fim de carreira. Pois o ala direito provou que ainda tem prestígio. Foi contratado pelo Barcelona, seu antigo clube, a pedido do técnico Xavi Hernandez, 41. Alves é um dos trunfos para a recuperação da equipe, que vem mal das pernas.

 

NA HISTÓRIA
Por apenas dois dias, porém, dois dias únicos, o vereador Carlão Borges (PSB), presidente da Câmara Municipal, assumiu o cargo de Marquinhos Trad (PSD). Nesses dois dias, ele foi chamado de "prefeito". Um marco singular em seu currículo, assim como foram os breves, mas históricos momentos vividos por presidentes de legislativos que assumiram a titularidade interinamente, como Londres Machado (PSD), Roberto Orro (PSDB) e Jerson Domingos (MDB), em âmbito estadual. 
 

NA FOLHINHA
Comemora-se no Brasil, em 19 de novembro, o Dia da Bandeira. A data também possui outros marcos históricos. A 1967, aos 59 anos, morria Guimarães Rosa, que escreveu o clássico “Grande Sertão: Veredas” (1956). Quatro dias antes, havia tomado posse na Academia Brasileira de Letras. A 1969, os astronautas Charles Conrad e Alan Bean, a bordo da Apollo 12, tornavam-se os protagonistas do segundo pouso de seres humanos na Lua.

 

LANCHE
Ontem fui a uma padaria, vejam bem, um salgado e um refrigerante: R$ 23,00. Está muito difícil segurar a inflação. 
 

URNAS
Acusações, fake news e a vontade do poder. O que uma eleição para a presidência da OAB não provoca? Não entendo mais nada. Por que não dizer, estou morrendo de rir. Aliados agora brigam no melhor estilo baixaria. Personagens sul-mato-grossenses a cada dia nos surpreendem. Ainda bem que hoje acaba e saberemos quem vai comandar a seccional de Mato Grosso do Sul da OAB.

 

REALIDADE
Os dados do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) apontam que Mato Grosso do Sul tem 123.364 famílias em situação de extrema pobreza. Outras 51.656 estão em situação de pobreza e 124.039 são consideradas de baixa renda.  Soube ontem que o auxílio emergencial (que chegou a atender 494 mil sul-mato-grossenses) atenderá apenas 59 mil neste novo programa. 
 

PENSAMENTO DO DIA
O tempo não apaga nada. A gente que finge que esqueceu. 
 

NA LEMBRANÇA
Há 17 anos, morria o cartunista, empresário e publicitário Borjalo. Nascido Mauro Borja Lopes em 15 de novembro de 1925, em Minas Gerais, sofria com um câncer na boca. Mundialmente famoso desde 1955, quando foi premiado como um dos sete maiores caricaturistas do mundo no Congresso Internacional do Humorismo, atuou como chargista na Folha de Minas e nas revistas Manchete, O Cruzeiro e A Cigarra. Consagrou-se como "o poeta do silêncio" devido a seus bonecos sem boca ou palavras. Mais tarde, dirigiu a Central Globo de Produção, de 1966 a 1986, criando o plim-plim da emissora e a Zebrinha da Loteria Esportiva. Era um defensor ferrenho dessa mídia, como mostra esta frase: "A televisão é a janela do mundo e nós não podemos culpar a janela pela sua paisagem".

 

Divulgação

Fátima e o governador Reinaldo Azambuja (PSDB). Um governador e uma primeira-dama que ficarão para a história pelo tanto que fizeram ao nosso Estado nestes quase oito anos de mandato. Azambuja firme no comando do governo e Fátima firme não apenas no âmbito familiar, mas como primeira-dama que muito se vem dedicando às obras sociais, cuidando com carinho e amor dos menos favorecidos.

 

Reprodução

O cantor sertanejo João Bosco e a esposa, Monique Moura.

 

Fotos: Wagner Guimarães

O deputado estadual Marçal Filho (PSDB) e o empresário Alex Bachega.

 

Em comemoração do Dia do Odontólogo, a deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) homenageou o cirurgião-dentista Victor Ferzeli.

 

O médico angiologista Maurício Jafar sendo homenageado com a Medalha do Mérito “Dr.ª Jeanne Elizabeth Wanderley Tobaru” pelos deputados estaduais Eduardo Rocha (MDB) e Renato Câmara (MDB).