fernandosoares_18-11-2021

Edições anteriores

ENROLADINHAS
Nos últimos dias, foram registradas as presenças de muitas cobras venenosas próximas ou em jardins de residências em Campo Grande. Dá para imaginar-se a quantidade que seria encontrada se a busca fosse feita no meio de um certo segmento da chamada sociedade campo-grandense. Só que, de tão perigosas, elas são mestras na arte de simular ou de esconderem-se. Mas que são perigosíssimas, ninguém tem dúvidas. Vixe... Quero distância delas.

 

GENTE NOSSA!
O ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (56, DEM), e a senadora Simone Tebet (51, MDB) são nossos dois nomes que articulam nos bastidores para brilharem no cenário nacional nas eleições do ano que vem, Mandetta articula ser vice de Sérgio Moro (49, Podemos) e Tebet, uma terceira via pelo MDB. 
 

EM ALTA
Dourados, Maracaju, Ponta Porã, Rio Brilhante e Sidrolândia totalizam um PIB de R$ 18,9 bilhões, segundo o último levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Esses cinco municípios possuem 2,1 milhões de hectares de soja e milho plantados. 

 

ESPERANÇA
Nestes dois anos de pandemia, as cirurgias no Estado só eram feitas emergencialmente. Diante disso, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) anunciou que a Caravana da Saúde deve retomar os atendimentos ainda neste mês de novembro, para realização de 70 mil cirurgias e 50 mil exames de pacientes em todo o MS, ao custo total de R$ 120 milhões. 
 

SAUDADE
O 8º Bonito Blues & Jazz Festival, realizado pelo empresário Afonso Rodrigues Júnior, reuniu mais de 1,2 mil pessoas e homenageou o bluesman Zé Pretim, mineiro de Inhapim radicado em MS, que nos deixou em setembro, aos 67 anos. Outros nomes do blues que partiram também foram lembrados, como Renato Fernandes, vocalista da Bêbados Habilidosos, morto aos 53, a 2015, de parada cardiorrespiratória, e Cláudio Morce, baixista e professor de São Paulo que vivia em Corumbá, vítima da Covid em julho de 2021, com pouco mais de 40 anos de idade. 


RACIOCÍNIO
Como é o nome daquela doença com a qual a pessoa mente tanto, que acaba acreditando nas próprias mentiras como se fossem verdades? 
 

BEM ASSIM… 
Para ajudar a refletir no dia de hoje, já que sentimento de inveja é destrutivo e tóxico. O sentimento de inveja paralisa. O sentimento de inveja é um distraidor das nossas potências e capacidades. Tem uma expressão que diz o seguinte: O que provoca a inveja não é o dinheiro, casa ou o carro que você tem, até mesmo porque, às vezes, o invejoso tem tudo isto. O que provoca a inveja é o seu brilho, o que ele ainda não consegue apagar.


BUSCANDO
De olho no mercado externo para atrair turistas, o diretor-presidente da FundturMS, Bruno Wendling, está no Arizona, EUA, participando da conferência anual AdventureELEVATE, buscado atrair os americanos para conhecerem nossos destinos turísticos de Bonito, Serra da Bodoquena, Pantanal e Campo Grande. 
 

PENSAMENTO DO DIA
Quando o caminho se torna duro, só os fortes continuam caminhando. 
 

NA LEMBRANÇA
A coluna de hoje termina lamentando que Arcanjo Antonino Lopes do Nascimento não tenha tido a oportunidade de comemorar, hoje, seus 71 anos. Arcanjo era o nome do grande repórter Tim Lopes, nascido em Pelotas (RS), começou sua carreira fazendo reportagens investigativas para O Globo, Jornal do Brasil e O Dia, premiadas com o Esso de Jornalismo, o Abril e com o prêmio de melhor reportagem do jornal O Dia. Trabalhava para a TV Globo produzindo matérias nas quais obtinha imagens raras de armamentos pesados circulando pelas favelas. Foi capturado pela gangue do traficante Elias Maluco, torturado e morto no dia 02 de junho de 2002. Para que sua morte não seja em vão, esta coluna pede um minuto do seu silêncio para lembrar Tim Lopes e sua luta: a construção de uma sociedade mais justa.

 

Fotos: Valetin Manieri

Acadêmicas da Academia Sul-mato-grossense de Letras, Marisa Serrano com Elizabeth Nogueira da Costa Fonseca e Ileides Joana Muller.

 

O empresário Paulo Domingos dos Santos e seu herdeiro, Paulo Domingos dos Santos Filho.

 

Os acadêmicos da ASL, Renato Toniasso e Paulo Corrêa de Oliveira.

 

Vereador da Capital, Ronilço Guerreiro (Podemos), e o secretário estadual de Cidadania e Cultura, João César Mattogrosso.

 

Os escritores e membros da Academia Sul-mato-grossense de Letras, Rubênio Marcelo e Américo Calheiros.

 

RANKING
A boa notícia é a de que o Brasil ultrapassou os EUA no percentual de pessoas totalmente vacinadas contra a Covid. Os brasileiros acreditam na ciência, apesar de existir um monte de negacionista, querendo o contrário. O Brasil segue vivo!