fernandosoares_17-11-2021

Edições anteriores

BEM ISTO!
Por onde passo, recebo muitos elogios pela profissão que exerço há quase 30 anos. Os amigos, sempre lembrando a minha carreira e agraciando com elogios. As palavras dos meus leitores, para mim, soam como um prêmio. A verdade é que profissionais como eu já nascem com o jornalismo no sangue e dão a vida por uma boa matéria. Se preciso for, vamos até o inferno ou ao céu para consegui-la.


TROPEL
Uma furiosa horda de ignorantes despencou, como avalanche, com impropérios e referências maledicentes contra Fernanda Montenegro, 92, Gilberto Gil, 79, também contra quem festejou o ingresso de ambos na Academia Brasileira de Letras. É o povo que protesta na escuridão. 
 

PENICO HUMANO
Durante show da banda Brass Against, em Daytona Beach, na Flórida (EUA), a vocalista Sophia Urista, 36, protagonizou uma cena das mais bizarras, porém, curtida por grande parte do grande público. Um fã subiu e deitou-se de costas no palco. Urista aproximou-se, sobre ele tirou as roupas íntimas, então urinou em seu rosto. Foi na sexta-feira, 12. No dia seguinte, ela pediu desculpas. Dizem por lá que o fã em questão adorou. 
 

PERIGO
Áustria vai confinar quem não tomou vacina. Sou da opinião de que por aqui também poderia fazer-se o mesmo. Ontem à noite, tomei um táxi de aplicativo. De conversa em conversa, vocês sabem o que o motorista contou? Que não tomou e nem vai tomar imunizante, porque estariam escondendo a verdade, segundo ele, de que a vacina provocaria mortes precoces. Ele disse que “soube” por intermédio de um site “confiável”. Pode uma coisa dessas? As empresas de aplicativos de transporte de passageiros devem ter mais cuidado, pensando na saúde de quem está usando seus serviços.

 

RECONHECIMENTO
Maurício Copetti é alguém a quem as pessoas, a natureza e o Estado devem, no mínimo, eterna gratidão. O documentarista põe seu compromisso humanista na lente de câmeras cinematográficas e fotográficas, focalizadas no olhar da consciência viva da sustentabilidade. O cara que se apaixonou por onças é paixão delas também. Um dos principais agentes de resistência do bioma pantaneiro. 
 

MATÉRIAS PROIBIDAS
Estão ficando com a cara de Jair Bolsonaro (sem partido) as regras e o conteúdo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nada mudou com a renúncia coletiva dos funcionários do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsáveis pela elaboração das provas. Eles denunciam pressão psicológica e vigilância ideológica na formulação do exame, tudo porque o Planalto não quer questões que incomodem o presidente Bolsonaro.


PICHE
Donos de casas, lotes e propriedades rurais em Cachoeirão estão felizes com a decisão do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) de asfaltar cerca de 05 km do acesso pela BR-262. A 49 km de Terenos, o distrito é um dos endereços mais interessantes do mapa ecoturístico de Mato Grosso do Sul. A obra deverá custar pouco mais de R$ 4 milhões e estará concluída até junho do próximo ano. É mais um investimento garantido pelo Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário de MS (Fundersul). 
 

FRONTEIRICES
O secretário estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel, segue maratonando o interior. No fim de semana, uma de suas escalas foi em Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai, para participar do Festival de Inovação, Cultura e Arte (Fica) e do 42º Encontro de Laçadores. No Parque dos Ervais e no Clube de Laço Lino do Amaral Cardinal, proseou em largos bocados com lideranças e autoridades, tendo como cicerones o vice-prefeito, Eduardo Campos (DEM), e o presidente da Câmara, vereador Rafael Modesto (PSDB). O prefeito Hélio Peluffo (PSDB) estava em tratamento médico.

 

MARSHMALLOW
A belíssima apresentadora Paloma Tocci, 39, e o persistente ex-piloto, também apresentador, Rubinho Barrichello, 49, decidiram reatar o relacionamento depois de três meses separados. Distribuindo sorrisos de felicidade, lacraram o revival com um presentinho dos mais doces: uma caixa de bombons, que ele ofertou a ela. Nessa, até que Barrichello foi rápido. 
  

MISTÉRIOS DE ROBERTA MIRANDA…
A cantora paraibana Roberta Miranda decidiu, aos 65 anos, arriscar-se nas redes sociais com fotos mais sensuais. Ficou agradavelmente surpresa. Afirma estar recebendo, no TikTok, mais de 10 milhões de likes. No entanto, resiste bravamente à curiosidade dos internautas que cobram revelações mais íntimas, por exemplo, de suas preferências sexuais.

 

Divulgação

Para relaxar um pouco. Se na semana passada o presidente Bolsonaro (sem partido) vangloriou-se por ter dado um bom-dia especial à primeira-dama, imagina o que ele não disse depois de acordar-se em um hotel com suíte fantástica igual a esta? O hotel Habtoor Palace em Dubai, com diária de R$ 45 mil, segundo ele, foi bancado pelo governo do emirado. 

 

Fotos: Valetin Manieri

A fisioterapeuta Fabiola Marcotti e o marido, médico-cirurgião cardiologista, João Jazbik Neto.

 

Os empresários Fernando Bumlai e Neca Chaves Bumlai.

 

Patrícia Bueno e o sociólogo Paulo Cabral.

 

A escritora e acadêmica da Academia Sul-mato-grossense de Letras, Lenilde Ramos, e o artista plástico e futuro acadêmico Humberto Espíndola.

 


PENSAMENTO DO DIA
Nosso destino vive dentro de nós. Você só tem de ser corajoso o suficiente para vê-lo. 
 

NA LEMBRANÇA
Rachel de Queiroz é sem dúvida uma das maiores escritoras brasileiras de todos os tempos. Nascida em 17 de novembro de 1910, em Fortaleza, foi professora, jornalista e escritora romancista. Seu primeiro romance, “O Quinze” (1930), é obra obrigatória para todos os estudantes do País. Foi a primeira mulher a conseguir uma cadeira na Academia Brasileira de Letras. Morreu no dia 04 de novembro de 2003, no Leblon, RJ, vítima de infarto.