fernandosoares_16-11-2021

Edições anteriores

NOSSOS ARES
Instituído há 13 anos para simbolizar e marcar a consciência da sustentabilidade, o 12 de novembro está reconhecido no calendário brasileiro como Dia do Pantanal (Lei n.º 5.518). Homenageia o ambientalista e jornalista Francisco Anselmo Gomes de Barros, o Francelmo. Nesse dia, a 2005, ele ateou fogo no próprio corpo, no centro de Campo Grande, em protesto contra a abertura do território pantaneiro para as indústrias sucroalcooleiras. Francelmo teve 100% de seu corpo queimado e morreu no dia seguinte. Tinha 65 anos. 
 

NOSSOS ARES II
No Dia do Pantanal deste ano, a repórter Cláudia Gaigher (TV Morena/Globo) ilustrou a data com texto e reportagem sobre a violenta desfiguração que o Homem causa no Pantanal. A jornalista constata a destruição de elementos do bioma com dados assustadores. Cita, por exemplo, com informações do Mapbiomas Brasil, que em um ano, o desmatamento aumentou 43% na região, hoje, resta menos de 50% do Cerrado. Em três décadas e meia, o Pantanal perdeu 68% de sua superfície de água. 

 

VENENOS NO SACO
Estão chegando as eleições, a temporada de bondades e maldades. Como de costume, os mensageiros do apocalipse já preparam sua artilharia. Um deles promete vir aí com uma bagagem de denúncias contra figuras de proa na vida pública. No alforje, o mensageiro da maledicência traz o caso de um agente político em casos de pistolagem, assédio violento a uma mulher e operações financeiras nebulosas. Cruzes!
 

REGULADORAS
Promovido pela Associação Brasileira de Agências de Regulação (Abar), um evento especial agitou Foz do Iguaçu nesta semana, o XII Congresso Brasileiro de Regulação, realizado em conjunto com a VI ExpoAbar. Mato Grosso do Sul foi representado por Carlos Alberto de Assis, 63, secretário especial do governo do Estado. Com brilhantismo, defendeu práticas e medidas que MS vem desenvolvendo para modernizar, acrescentar eficácia e resolutividade ao sistema de regulação.    
 

FARDÃO
No cinquentenário da Academia Sul-mato-grossense de Letras, muitas presenças de ilustres referências, entre as quais, um dos fundadores, José Couto Vieira Pontes. Nas boas notas da celebração, o lançamento do hino da Academia, "Luz das Letras", de autoria de Rubênio Marcelo e Henrique de Medeiros.    
 

FARDÃO II    
A Academia Brasileira de Letras (ABL) está deixando a tchurma do contra possessa. As eleições de Fernanda Montenegro, 92, e Gilberto Gil, 79, e a inscrição de Daniel Munduruku, 57, são de uma conta bastante inovadora e contemporânea para a tradição da ABL. Munduruku é professor, filósofo pela Unisal, mestre e doutor em linguística pela UFSCar e pertence ao povo Munduruku de Belém do Pará. Tem 54 livros publicados.

 

RESISTÊNCIA
 Engana-se quem imagina que Terezinha Sodré se ausentou das badalações e já se aposentou do batente. Com quase 74 anos (ela é de dezembro de 1947), a viúva do capitão da Copa de 70 (Carlos Alberto Torres) continua ralando e vira-se nos 30. Perdeu os espaços na teledramaturgia (foi atriz de novelas globais até 1992), mas continua no circuito de shows, teatro e TV, é blogueira e apresentadora de eventos, além de fazer assessoria a famosos. Uma de suas amigas e parceiras constantes é a ex-musa Magda Cotrofe, 58. 

 

PENSAMENTO DO DIA
 A vida sem uma meta é completamente vazia. 

 

Reprodução

São João Paulo II, abençoe nossa terça-feira, nossa semana, alivie a cruz de todos e atenda os que têm fé. Que o seu altar, onde existe a marca registrada de quando passou pelo Hospital São Julião, seja cada vez mais procurado. Lá é lugar de fé, de preces e de milagres. Amém!

 

NAS PISTAS
 O professor e biomédico Carlos Alberto Rezende, o Carlão, está confirmado para a 96ª Corrida Internacional de São Silvestre, em 31 de dezembro próximo. Vai correr ao lado do curitibano Eduardo Andrade, o doador da medula que salvou sua vida. A 2015, Carlão foi diagnosticado com aplasia medular severa, tinha poucas chances de sobreviver e só um transplante traria alguma esperança. O que parecia um sonho aconteceu a 2016, no mês de novembro, quando Andrade entrou em cena. Ambos têm a mesma idade, 57.

 

SURRA DEMOCRÁTICA
Segundo pesquisa da Genial/Quaest, apenas 6% dos brasileiros preferem o regime ditatorial e 19% ficam na base do "tanto faz". Porém, a grande maioria, 63%, opta pela democracia. É mais uma para encaixotar o obscurantismo. A Genial é uma empresa paulistana de investimentos no mercado financeiro e consultoria. A Quaest é uma agência de marketing de Belo Horizonte (MG) que desenvolve estratégias usando tecnologias de inteligência de dados e para isto conta com uma divisão interna de pesquisa de conjunturas.
 

BOCA TORTA
O tal do Alexandre Garcia, 81, não se emenda mesmo. Nem procura melhorar. Logo no primeiro dia de CNN Brasil, o decano profissional, negacionista convicto e defensor do tal "tratamento precoce", estreou lançando dúvidas sobre a eficácia das vacinas e contestando decisão do STF que garante aos empregadores a possibilidade de barrar empregados que recusem a imunização. O argumento de Garcia: "Todo mundo sabe que a vacina está numa fase de início. A gente não sabe ainda os resultados quanto à eficácia e quanto à segurança". O ex-global continua fumando o seu velho e deteriorado cachimbo. 
 

NA LEMBRANÇA
Prêmio Nobel de Economia (1976), Milton Friedman morreu no dia 16 de novembro de 2006, vítima de um ataque cardíaco, em São Francisco (EUA). Nascido no Brooklyn, em Nova York (31/07/1912), transformou-se num dos mais influentes economistas de todos os tempos, tendo trabalhado como assessor de três presidentes norte-americanos (Richard Nixon, Gerald Ford e Ronald Reagan) e prestado consultoria para países como o Chile. Durante décadas, defendeu governos constitucionalmente limitados no seu papel, garantindo apenas a estabilidade monetária, as liberdades econômicas dos agentes de mercado e o direito de propriedade.

 

 

 

MAIS FLASHES DOS 50 ANOS DA ACADEMIA SUL-MATO-GROSSENSE DE LETRAS

 

 

Foto: Valetin Manieri

A administradora Patrícia Fagundes e o namorado, conselheiro do Tribunal de Contas, Jerson Domingos.

 

O engenheiro civil Jary Castro e a esposa Ana Cristina Castro.

 

O pecuarista Eduardo Metello Júnior e a filha Isadora Metello.

 

As empresárias Nelci Locatelli e Kátia Locatelli, mãe e filha.

 

O empresário Paulo dos Santos e a esposa Stella dos Santos.

 

A pecuarista Adriany Prata e o namorado Ulysses Serra Neto.