fernandosoares_14-11-2021

Edições anteriores

INTERESSE PÚBLICO
No atual momento econômico pelo qual passa o País, de alta de preços afetando diretamente a renda e alimentação das pessoas, o Carrefour traz uma novidade, mandou congelar os preços de todos os itens de sua marca própria até 10 de janeiro de 2022. Todas as categorias da marca estão incluídas no congelamento, os produtos estarão sinalizados com um selo exclusivo, facilitando a identificação pelos clientes.

 

ADEUS
Uma semana muito triste para a imprensa. Perdemos, na quinta-feira, Cristiana Lôbo (Goiânia, Goiás, 02/02/1958 – São Paulo, 11/11/2021), jornalista competente, bem-informada, sabia tudo sobre política e era uma amiga querida. Trabalhou cobrindo política em Goiânia, depois, no Jornal de Brasília e atualmente estava na GloboNews e G1. Que descanse em paz e que Deus dê conforto ao marido, aos filhos, netos e amigos. 
 

DESEMPENHO VITORIOSO
A jornalista Alexsandra Oliveira vibra com a responsabilidade que assumiu de dirigir o curso de formação de instrutores. Pelo método EAD (ensino à distância), "colocando minha alma e com o coração cheio de felicidade", topou o desafio que hoje está entre as marcas de gestão da Escola Superior de Controle Externo do Tribunal de Contas de MS. É mais uma escolha acertada do presidente da Corte, Iran Coelho das Neves.

 

ATALHOS E REBOTALHOS
As eleições para a nova diretoria da seccional da OAB estão fora dos limites da paz e da convivência civilizada. Ao menos é o que sugerem as ameaças, tentativas de intimidação e outras coisinhas nada republicanas e muito menos dignificantes que alguns profissionais andam fazendo para desqualificarem os adversários. Abaixo da testa é canela. 
 

ANTENADO
O ex-conselheiro, ex-presidente e cofundador do Tribunal de Contas de MS, Paulo Roberto Capiberibe Saldanha, mora em sua cidade natal, Ponta Porã. Perto de fazer 80 anos (é de janeiro de 1942), mantém-se atualizado sobre questões locais e nacionais e enfrenta com altivez e lucidez os desafios à saúde que a idade apresenta. Advogado por formação, com carimbo de excelência em Oxford, foi deputado estadual em duas legislaturas, a primeira por Mato Grosso, sendo o último a presidir a Assembleia Legislativa antes da existência de MS. 
 

PENSAMENTO DO DIA
O passado é lição para refletir, não para repetir. 
 

NA LEMBRANÇA
No dia 14 de novembro de 1840 nascia, em Paris, o pintor Claude Monet. Um dos principais representantes do impressionismo, deixou à humanidade obras como “Impressão, nascer do sol” (1872), “O vestido verde” (1866) e a série de quadros Nenúfares (1914/1926), além da frase "Eu amaria pintar como o pássaro canta". Monet morreu no dia 05 de dezembro de 1926, em sua casa de Giverny, na França.

 

 

 

 

JUBILEU DE OURO DA ACADEMA SUL-MATO-GROSSENSE DE LETRAS

 

 

Foto: Valetin Manieri

A solenidade comemorativa dos 50 anos da Academia Sul-mato-grossense de Letras foi marcada pelas homenagens a personalidades do Estado que ajudaram a fortalecer a entidade, um marco para o intercâmbio de ideias, conhecimentos e criações. Na noite de quinta-feira, 11, o presidente Henrique de Medeiros comemorou com confrades e amigos este grande momento, na casa que abrigou e abriga grandes nomes da literatura sul-mato-grossense, como Manoel de Barros, Hildebrando Campestrini, Abílio Leite de Barros e Maria da Glória Sá Rosa.

 

Foi no dia 30 de outubro de 1971, que Ulisses Serra fundou a Academia de Letras e História de Campo Grande, ao lado de José Couto Vieira Pontes e Germano Barros de Sousa. A 2011, houve o lançamento da pedra fundamental da nova sede da Academia. Durante o governo de André Puccinelli (MDB), foi possível a conclusão da sede própria. As homenagens prestadas pela Academia honraram nomes que a acompanharam e apoiaram ao longo dos anos.

 

Foram homenageados os fundadores Ulysses Serra e Germano Barros de Souza in memoriam, em seus familiares Ulysses Serra Neto e Deborah Passarelli Barros de Souza. José Couto Vieira Pontes foi o fundador que recebeu a estatueta presencialmente. O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) – representado pelo secretário de Estado de Cidadania e Cultura, João César Mattogrosso – e o ex-governador Puccinelli receberam as estatuetas, respectivamente, dos acadêmicos Marisa Serrano e Américo Calheiros.

 

O Instituto Histórico e Geográfico de MS também foi laureado com estatueta, bem como a educadora Reni Domingos dos Santos, que recebeu a homenagem pelas mãos do acadêmico Pedro Chaves dos Santos Filho. Receberam homenagens ainda in memoriam Wilson Barbosa Martins e Inah Machado Metello, em seus familiares.

 

A acadêmica Marisa Serrano entregou a homenagem ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB), representado pelo secretário de Estado de Cidadania e Cultura, João César Mattogrosso.

 

O acadêmico Reginaldo Alves de Araújo entregando a homenagem a Manfredo Alves Corrêa.

 

O fundador José Couto Vieira Pontes recebeu a homenagem das mãos do presidente da Academia, Henrique de Medeiros.

 

A acadêmica Raquel Naveira entregou a homenagem a Maria Madalena Dib Mereb Greco, que preside o Instituto Histórico e Geográfico de MS.

 

O conselheiro do Tribunal de Contas, Jerson Domingos, o engenheiro Jary Castro, Manfredo Alves Corrêa, Átila Teixeira Gomes e Sinval Martins de Araújo completam a lista de homenageados. Confira alguns flashes…

 

O acadêmico Américo Calheiros entregando a homenagem ao ex-governador André Puccinelli (MDB).

 

A educadora Reni Domingos do Santos recebeu a homenagem das mãos do marido, o acadêmico Pedro Chaves dos Santos Filho (Republicanos).

 

O engenheiro Jary de Castro foi homenageado pelo acadêmico Guimarães Rocha.

 

O acadêmico Paulo Corrêa de Oliveira homenageia o conselheiro do Tribunal de Contas, Jerson Domingos.

 

O acadêmico Samuel Medeiros entregou a homenagem a Ulysses Serra Neto cujo avô foi um dos fundadores da entidade.

 

A escritora e intelectual Thais Martins recebeu, das mãos do acadêmico Abrão Razuk, a homenagem a seu pai, o saudoso governador Wilson Barbosa Martins (MDB).