fernandosoares_12-11-2021

Edições anteriores

EM CIMA
Cientistas britânicos da Universidade de Oxford identificaram um gene no corpo humano que dobra o risco de morte por Covid-19, o que fornece uma nova visão sobre como a doença afeta os pacientes e deve ajudar no desenvolvimento de tratamentos específicos. É bom saber o que as pesquisas revelam. A voz da ciência tem sempre de ser ouvida.

 

CARIMBO DE MÉRITO
Novembro de celebração acadêmica e científica para os estudos das professoras e especialistas Jacy Corrêa Curado, da Universidade Federal de MS, e Ana Maria Jacó Vilela, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Um trabalho das pesquisadoras "The Emergence of Gender Studies in Brazilian Psychology" (o surgimento dos estudos de gênero na Psicologia brasileira) – foi publicado pela revista da IAAP (International Association of Applied Psychology). Com 101 anos, a IAAP é a maior e mais antiga organização corporativa do gênero. Parabéns, brilhantes professoras!

VÃO VENDO… 
Ao aceitar o cargo de Secretário de Governo de Reinaldo Azambuja (PSDB), o emedebista Eduardo Rocha libera sua cadeira na Assembleia Legislativa para o suplente Paulo Duarte (MDB). Ao mesmo tempo, detona o apoio tácito que sua esposa, a senadora Simone Tebet (MDB), hipotecaria a André Puccinelli (MDB) caso o ex-governador se candidate à sucessão estadual. O jogo das pedras no tabuleiro eleitoral só está começando.

 

LÍNGUA QUEIMADA
Carlos Bolsonaro (38, Republicanos-RJ), o 03, andou apagando postagens sobre ex-alvos do "gabinete do ódio" que se tornaram amiguinhos providenciais da família. É o caso de Valdemar da Costa Neto, 72, mandachuva do PL, partido do Centrão, que já anuncia a filiação de Jair Bolsonaro. O filho do presidente acaba de apagar posts que disseminou a 2016 com a informação de que Costa Neto recebeu propina nos contratos de Furnas. Virou santo. Que nem o Centrão. 
 

QUE TAL?
O PT elegeu-se com a bandeira da ética na política, e cai no mensalão. Bolsonaro elege-se prometendo nova política, e ingressa no partido do mensalão. Quem é o próximo a prometer, o quê?

 

LETRAS EM BRASAS
O clima anda esturricando miolos e paciências na União Brasileira de Escritores de Mato Grosso do Sul. Ao que tudo indica, a atual presidente, Sylvia Cesco, será reeleita, caso se confirme como candidata em chapa única. A oposição chegou a apresentar uma chapa, porém, desistiu. 
 

DESOBEDIÊNCIA
A prefeitura de São Paulo não seguiu a portaria de Jair Bolsonaro (sem partido) proibindo demissão de trabalhadores que se recusaram a tomar vacina contra a Covid-19. O governo do prefeito Ricardo Nunes (MDB-SP) sustenta que a portaria federal, assinada pelo ministro do Trabalho e Previdência Social, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), não se aplica aos trabalhadores da prefeitura da cidade de São Paulo.

 

POIS É… 
Falar mal da China não foi um bom negócio para o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Levantamento feito pela Abrafrigo (Associação Brasileira de Frigoríficos) mostra que as exportações de carne bovina brasileira caíram 43% em outubro quando comparadas ao mesmo período de 2020. O embargo chinês à mercadoria, que completou dois meses no dia 04 de novembro, tem impacto direto nesse número. Ninguém sabe dizer até quando poderá durar. Os fazendeiros de MS já começam a ficar de orelha em pé. 

 

DIA DELE
Hoje é dia de São Josafá, que só deu exemplo de caridade para com os pobres. Foi importante na promoção da unidade da igreja bizantina com a romana. Numa viagem pastoral, com 43 anos na época, foi atacado, maltratado e martirizado. Após ser assassinado, São Josafá foi preso a um cão morto e lançado num rio. Como santo, continua intercedendo pela unidade dos cristãos. São Josafá, rogai por nós! 

 

PENSAMENTO DO DIA
A mesma rocha que bloqueia o caminho poderá servir como degrau. 
 

NA LEMBRANÇA
O leitor conhece Paulo César Batista de Faria? Não? E Paulinho da Viola? Aí, sim. Pois é, esse é o nome do sambista que nasceu há exatos 79 anos no Rio de Janeiro. Filho de peixe – seu pai, César Farias, era músico do grupo de choro Época de Ouro – Paulinho da Viola é portelense de coração, cantor e compositor dos bons. O título de uma de suas canções, "Foi um rio que passou em minha vida", é a frase que fecha a coluna de hoje, para lembrar que, em nossas vidas, há muitos rios que se vão…

 

 

 

PARTIU! AS CIDADES MAIS SEGURAS DO MUNDO PÓS-PANDEMIA

 

 

Flickr

Wikimedia Commons

Uma boa gestão de crise e saúde no mundo pandêmico levou estas cinco cidades a serem reconhecidas como os melhores destinos para quem procura segurança.  Baseada em 76 indicadores de segurança nas áreas de infraestrutura, vida digital, segurança pessoal, fatores ambientais e saúde, a Economist Intelligence Unit lançou o Índice de Cidades Seguras de 2021, levando em conta todas as categorias analisadas nas edições anteriores, somadas ao contexto pandêmico. Confira as cinco cidades mais bem avaliadas:

 

Pixabay

Toronto
Com alta pontuação em infraestrutura e segurança ambiental, a maior cidade do Canadá foi considerada a segunda mais segura do mundo a 2021. A segurança é também para estrangeiros. O multiculturalismo da cidade permite uma rotina inclusiva, que valoriza a comunicação segmentada entre as diferentes comunidades, até mesmo em temas como a conscientização e aplicação de vacinas.

 

Flickr

Sydney
A cidade australiana mostrou-se um exemplo quase perfeito durante a pandemia, em um dos primeiros países a fechar completamente suas fronteiras e manter lockdowns rígidos diante do aumento de casos. Os efeitos foram positivos. Com uma das mortalidades mais baixas do mundo e 70% da população vacinada, as fronteiras internacionais estão previstas para serem abertas ainda em novembro.

 

Copenhague 
A capital da Dinamarca destaca-se graças ao novo pilar de segurança ambiental do índice, que mede sustentabilidade, qualidade do ar, gestão de resíduos e cobertura florestal urbana. Tudo isso tem atenção redobrada dos gestores da cidade. Copenhague implementou um amplo programa de testes gratuitos de Covid cujos dados coletados permitem o monitoramento detalhado dos surtos e a facilitação da contenção da doença.

 

Pixabay

Singapura
O que fez Singapura destacar-se no combate à pandemia e garantiu a boa classificação na lista foram a segurança digital, a sanitária e a de infraestrutura. Esse combo permitiu que as autoridades agissem rapidamente durante os primeiros dias da crise, implementando logo o monitoramento digital e rastreamento de contato. Atualmente, o país possui uma das taxas de vacinação mais altas do mundo, em mais de 80%. Mesmo assim, o local requer monitoramento e rastreamento de contatos rigorosos diante de novas variantes.

 

Pixabay

Tóquio
Com a melhor segurança sanitária do mundo, a capital japonesa reúne boa assistência médica universal, capacidade de resposta à pandemia acima da média, alta expectativa de vida, boa saúde mental da população e reduzida mortalidade pela Covid-19. Embora os casos da doença tenham aumentado durante as Olimpíadas, as taxas já caíram drasticamente, influenciadas pelo avanço da vacinação, que já atingiu quase 60% da população.