fernandosoares_07-11-2021

Edições anteriores

O TROCO
Não é nada meritório, mas vale fazer o registro sobre as consequências de alguns atos de estupidez humana. A China mantém o bloqueio parcial das importações de carne bovina brasileira. Além das oscilações mercadológicas e das flutuações cambiais nestes tempos pandêmicos, pesaram também, na balança chinesa, as agressões irresponsáveis que sofreu das principais autoridades brasileiras, especialmente do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), seus filhos e ministros.


SOM NA CENA
Dary Esteves está recarregado na animação musical. O jornalista e roqueiro corumbaense anda numas de assanhamento com o início da gravação do próximo álbum de sua banda, a Terminal Guadalupe, em terras europeias. O primeiro acorde de estúdio é em Lisboa, pá! 
  

MUDANÇAS  
O Hospital São Julião está sob nova diretoria. A médica Beatriz Dobashi, que presidia a entidade, após ser diagnosticada com mal de Parkinson, foi substituída pelo empresário Geraldo Maiolino, tendo como vice-presidente o consultor empresarial Silas Paes Barbosa. A direção financeira e administrativa do hospital está sendo comandada por Cláudio Machado, que comandou o Hospital de Câncer de Campo Grande Alfredo Abrão por muitos anos. A irmã Sílvia Vecellio continua como diretora executiva da instituição e o conselho-geral continua o mesmo.


SAQUE CERTEIRO
O governo estadual foi muito feliz em investir na participação de Mato Grosso do Sul na série C do Brasileiro de Vôlei Masculino. Melhor ainda, com a Copagaz, empresa que a 1984 formou um time histórico e de brilhante presença na competição nacional. O elenco teve, naquele ano, craques da grandeza de Gallina, Bozó, Samuel, Pampa e Carlão, os dois últimos, medalhistas em competições internacionais, como as Olimpíadas de 1992, em Barcelona (Espanha).   
 

À DERIVA
Os pedetistas e aliados do bloco da terceira via estão desconcertados diante da decisão de Ciro Gomes, 64. Ao suspender sua pré-candidatura, o ex-deputado e ex-ministro causou um desânimo impressionante no partido, o PDT, e nos aliados que estavam atraindo para formarem uma frente opcional à polarização entre Bolsonaro (sem partido) e Lula (PT/SP) na corrida presidencial. Gomes pode voltar à condição de concorrente, desde que o PDT renegue o que fez na primeira votação, então, na segunda, vote maciçamente contra a PEC dos Precatórios.

 

PENSAMENTO DO DIA
Vale mais a pena ser um sábio calado do que um papagaio mal-informado.

 

ALIANÇAS
O professor, escritor e jornalista Edson Silva teve agradáveis surpresas na semana ao participar de uma cerimônia de casamento. Atendeu ao convite de um casal de amigos, o também professor e jornalista Marcelo Câncio e sua esposa, Maria Lúcia, pais da noiva Camila. A emoção com a cerimônia ficou mais robusta ao rever amizades dos bons tempos de militância sindical e profissional, como Ecilda Stefanello, Mariângela Yule e Fernando Ortega. 

CACHIMBOS
Terena da Aldeia de Ipegue, de Aquidauana, e advogado da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Luiz Henrique Eloy Amado, 33, avistou-se em Glasgow (Escócia) com o ator Leonardo DiCaprio, 46. Ambos trocaram impressões sobre as lutas dos povos originários e a defesa do meio ambiente. Eloy Amado é membro de uma das chapas que estão disputando o comando da seccional da OAB/MS.

 

TENSÃO NA ARENA
O palmeirense Idalécio Fernandes foi a Porto Alegre visitar seus filhos Ébano Sturm Fernandes, que acaba de formar-se em Medicina, e Inara Sturm. Pai e filho então decidiram assistir ao jogo Grêmio x Palmeiras. Vibraram com o 03x01 aplicado pelo Porco, mas tiveram de permanecer na arena esperando o fim da violenta invasão do campo por torcedores gremistas, que destruíram cadeiras e equipamentos do VAR. 
 

DIA DELE
Hoje é dia de São Vilibrardo, grande missionário e grande amigo de Jesus Cristo. Dedicou-se, dia após dia, à conversão dos infiéis. Era irlandês e nasceu no ano de 658. Foi sepultado em Echternach, onde a todos os anos, desde o século XIV, na terça-feira de Pentecostes, uma procissão realiza-se em sua honra. São Vilibrardo, rogai por nós!

 

NA LEMBRANÇA  
Se vivo estivesse, o senador Ramez Tebet completaria 85 anos. Natural de Três Lagoas, de origem libanesa, era advogado e atendia todos sem olhar cara, raça ou cor. Foi promotor de Justiça, prefeito de Três Lagoas, deputado estadual, governador de MS e senador, presidindo o Senado Federal de 2001 a 2003. Tebet ganhou destaque na Comissão Parlamentar de Inquérito que investigou o Poder Judiciário e à frente do Conselho de Ética do Senado, investigando o episódio da quebra do sigilo do painel eletrônico da Casa e o desvio de verbas da Sudan, o que resultou na cassação do senador Luiz Estevão (PRTB/DF) e na renúncia dos senadores Antônio Carlos Magalhães (DEM/BA), Jader Barbalho (MDB/PA) e José Roberto Arruda (PL/MG). Em 1980, curou-se de um câncer no esôfago. Em 2004, o câncer reapareceu e Tebet lutou até o dia 17 de novembro de 2006, quando faleceu, deixando a esposa Fairt Nassar Tebet e quatro filhos, entre eles, a nossa senadora Simone Nassar Tebet (MDB).

 

 

 

MISS BRASIL UNIVERSO 2021: CANDIDATA DO MS ESTÁ NO PÁREO

Fotos: Reprodução/Instagram

 

 

Ela é novinha e, gata, modelo diferenciada. Maria Eduarda Giraldi, 18 anos, é douradense.

 

Teresa Santos (Ceará), Eduarda Braum (Espírito Santo), Elisandra Cristina (Goiás) e Juliana Costa (Maranhão).

 

Marcella Kozinski (Paraná), Millena Vasconcelos (Pernambuco), Gabriela Lacerda (Piauí), Mylena Duarte (Rio de Janeiro) e Brenda Pontes (Rio Grande do Norte).

 

Carol Valença (Sergipe) e Luciana Gomes (Tocantins).

 

A bordo de um navio que partiu de Santos, SP, e retornará ao mesmo porto, as candidatas do Miss Brasil 2021 prepararam-se para a grande final do concurso, que aconteceu na noite de ontem, 06, pela primeira vez, em um navio de cruzeiro. Como aquecimento para o evento de coroação, desfiles, entrevistas e sessões de fotos faziam parte da rotina das 27 participantes, confinadas desde o dia 03/11. Ainda durante o cruzeiro, foi produzida uma série de 11 episódios mostrando os bastidores da competição. A vencedora será revelada na próxima terça-feira, 09, no canal UMiss da plataforma Soul TV. Com a participação de Maria Eduarda Giraldi, Mato Grosso do Sul marca presença na disputa.

 

Conheça todas as participantes!

 

Juliana Melo (Acre), Rafaela Barboza (Alagoas), Andreina Pereira (Amapá), Rebeca Portilho (Amazonas) e Tainara Bacc (Bahia).

 

Gabriela Guimarães (Mato Grosso), Maria Eduarda Giraldi (Mato Grosso do Sul), Isadora Murta (Minas Gerais), Larissa Azevedo (Pará) e Maria Beatriz (Paraíba).

 

Suellyn Scheffer (Rio Grande do Sul), Thaisi Dias (Rondônia), Jéssica Oliveira (Roraima), Bruna Valim (Santa Catarina) e Bianca Lopes (São Paulo).