fernandosoares_04-11-2021

Edições anteriores

MAUS HÁBITOS
Alguns despreparados que vestem a farda da Polícia Militar seguem por aí fazendo e desfazendo como se não tivessem de prestar contas de seus atos. Alguns desses "reis" do pedaço cometeram absurdos atos de violência contra a atriz, produtora e educadora popular Fernanda Kunzler, 36, e seu companheiro. O relato: Sem combustível, o veículo do casal parou perto de uma blitz policial e de um posto na avenida Eduardo Elias Zahran. Enquanto o companheiro buscava combustível, os policiais fizeram abordagem nada convencional, que evoluiu para agressões físicas a ambos. Kunzler e o namorado respondiam às perguntas dos policiais e cumpriam as exigências dos fardados.
 

MAUS HÁBITOS II
Quem conhece Fernanda Kunzler sabe que ela não fica quieta diante do abuso de poder e de autoridade, contudo, jamais resistiria às ordens dos policiais e sequer desacataria as autoridades. É preciso que seja esclarecida a situação e esta responsabilidade é do comando da Polícia Militar.


QUARTA VIA
Especialistas concluem que a candidatura de Sérgio Moro, 49, vai desidratar a tal da terceira via, almejada pelos defensores de Ciro Gomes (63, PDT), Hamilton Mourão (68, PRTB) e Rodrigo Pacheco (44, PSD). A conclusão tem como indutores os dados da recente pesquisa mostrando que a volta de Moro ao cenário eleitoral afetou nomes da chamada terceira via, que se opõem a Lula (76, PT) e a Bolsonaro (66, sem partido.   
 

PINGO NO I
O que é, então, é. Nessa verdade se assenta o oportuno e esclarecedor posicionamento da multimídia Marilu Guimarães (70, MDB). Por seu relato detalhado nas redes sociais, quem não sabia agora sabe que a ex-deputada e ex-âncora televisiva não era apenas a apresentadora do programa Recado, no ar durante cerca de 20 anos e com total sucesso na TV Morena. Guimarães foi quem idealizou, produziu e roteirizou essa que é uma das maiores marcas da história da televisão em Mato Grosso do Sul.


GEPETOLÂNDIA
A fábrica de fake news continua enchendo de dinheiro os bolsos de gente sem escrúpulos em MS. Maioria formada por figurinhas carimbadas, clientes de favores e sinecuras do poder público, funcionários fantasmas & Cia. Faz parte. 

LIVRO ABERTO
Nos seus 80 anos, Roberto Carlos despede-se do último grande tabu de sua vida: a abordagem sobre o acidente que o fez ter uma das pernas amputada, atropelado por um trem, em junho de 1947. Tinha seis anos de idade. Ele já havia, uma vez ou outra, tocado no assunto, mas sem detalhes e sempre constrangido. Agora falou abertamente para o escritor e produtor musical Nelson Motta, 77, que está escrevendo o roteiro de uma série sobre a vida do rei da canção popular.


FORA DE CENA
Lembram-se de Ricardo Miranda, o ex-funcionário do Departamento de Logística em Saúde do Ministério da Saúde? Aquele que após denunciar à CPI da Pandemia, no Senado, a existência de um vacinoduto na pasta passou a sofrer ameaças de morte e recorreu ao programa de proteção à testemunha? Pois é, ele e a família deixaram o Brasil e foram esconder-se em um lugar bem distante da Europa. 

CRIMINOSOS
Os propagadores de notícias falsas não têm limites. Os mais abusados são os que se alimentam da fábrica bolsonarista de fake news. Uma das últimas barbaridades que os bandidos andaram espalhando são as postagens atribuindo a craques famosos do futebol mundial declarações elogiosas ao presidente brasileiro. Salah, 29, do Liverpool, Immobile, 31, da Lazio, e Ibrahimović, 40, do Milan, estão entre os atacantes que desmentiram terem elogiado Jair Bolsonaro (sem partido) ao marcarem gols.

 

EFEITO DOMINÓ
O deputado estadual paranaense Fernando Francischini (PSL) teve o seu mandato cassado por disseminar notícias falsas sobre fraudes nas urnas eletrônicas. O prejuízo do partido é bem maior. Com seus 427 mil votos, Francischini, o mais votado no Paraná, garantiu a eleição de outros colegas de PSL. Três ou quatro deles, eleitos pelas sobras, também vão ficar sem mandato, assim como já havia ocorrido com outro parlamentar da sigla, o subtenente Everton, cassado por abuso de poder econômico. 

DEMISSÃO PROIBIDA
O ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni (67, DEM/RS), anunciou que o governo vai barrar a exigência da vacina em empresas e assinou portaria proibindo demissão por falta de vacina. Ele classificou a obrigatoriedade como “prática discriminatória”.

 

Fotos: arquivo

A cabeleireira Sumaia Soster e a médica-veterinária Gizelly Bandeira.

 

O pecuarista Luciano Sutil e a esposa, Mireli Pereira.

 

Gente da gente. Euza Regina Viero e o marido, pecuarista, Habib Rezek Júnior.

 

Áurea Maria Frezarin Rosa e o pecuarista, em Costa Rica, Waldeli Rosa.

 

Laís Alves de Souza Bonilha, fisioterapeuta e professora da faculdade de Fisioterapia da UFMS, e o médico Marcos Bonilha.

 

PENSAMENTO DO DIA
Não adianta ter mestrado e doutorado se não apreendeu a dar bom dia. 
 

NA LEMBRANÇA
Um dos maiores intelectuais da história do Brasil, Rui Barbosa nasceu em 05 de novembro de 1849, em Salvador. Jornalista, escritor, político abolicionista e diplomata, ele é um dos autores da primeira Constituição republicana (1891). Ficou internacionalmente famoso como a Águia de Haia (1907), ao representar o Brasil na II Conferência da Paz, na Holanda. Um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, Rui Barbosa só não conseguiu presidir o País. É dele a frase que fecha a coluna de hoje: "A chave misteriosa das desgraças que nos afligem é esta e só esta, a ignorância popular, mãe da servilidade e da miséria". Em tempo: Rui Barbosa morreu em 1º de março de 1923, em Petrópolis, no Rio de Janeiro.