fernandosoares_04-11-2021

Edições anteriores

SITUAÇÃO
A crise envolvendo a Expresso Queiroz, uma das pioneiras no serviço de transporte de passageiros no Estado, é o reflexo do estrago da pandemia. Como a Expresso Queiroz, existem milhares de empresas no vermelho por falta de clientes. A licença da transportadora foi suspensa pela Agepan-MS por incapacidade de atender passageiros, a empresa só voltou à atividade por conta de uma liminar. Ainda bem que a Justiça teve a sensibilidade que o diretor da Agepan não teve.


DEMAIS
Seceu Oliveira criou um espaço permanente na galeria do saudoso Isaac de Oliveira, morto em 2019, aos 66 anos, de câncer no pulmão. O espaço apresenta os trabalhos de 12 artistas de encher os olhos, com gravuras, fotografias, artesanato e uma série de produtos conectados aos grandes artistas de Mato Grosso do Sul, como Ana Carla Zahran, Zilá Soares, Ana Ruas, Carlos Vera, Humberto Espíndola, Dom Dolores, Buga Peralta, Wagner Thomaz, Celina Arantes, Eli Regina e, claro, do próprio Isaac de Oliveira. A galeria fica na rua Antônio Theodorovich, 125, na entrada do Carandá Bosque pela Mato Grosso. 
  

DISPAROU
Com botijão de gás de 13 kg ultrapassando os R$ 124,00 pelo interior, será que os sul-mato-grossenses vão aguentar tanto arrocho?


SUCESSÃO
Para tratar das eleições de 2022, alguns líderes de partidos começaram a mexer-se. No encerramento da semana, o ex-governador André Puccinelli (MDB) teve uma longa conversa com o secretário de governo da prefeitura de Campo Grande, Antônio Lacerda, sobre os rumos do PSD. Já a senadora Soraya Thronicke (PSL), entre outras agendas, esteve com ex-prefeito de Costa Rica, Waldeli dos Santos Rosa (MDB). No sábado, o prefeito da capital, Marquinhos Trad (PSD), participou de sua primeira agenda pelo interior do Estado. Foi a Nova Alvorada do Sul para a entrega de títulos definitivos, ao lado da ministra da Agricultura, Tereza Cristina (DEM). O secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel (PSDB), esteve entregando e anunciando novas obras ao lado do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) em Ladário, Miranda, Nova Alvorada do Sul e Sidrolândia. 

REALIDADE
Nunca se viu tanto investimento do Estado de Mato Grosso do Sul como vem sendo feito no governo de Reinaldo Azambuja (PSDB). Só hoje, tem R$ 900 milhões sendo aplicados nos 79 municípios, totalmente recursos próprios, sem nenhum tipo de empréstimo.


ANZOL
Amanhã começa a proibição da pesca, que se estenderá até 28 de fevereiro de 2022. Quem pescou, pescou.  

APLAUSOS
Os jornalistas Mariana Ostemberg, Bruno Arce e Rayani Santa Cruz, do jornal O Estado, foram os vencedores do 3º Prêmio de Jornalismo do Tribunal de Justiça de MS, na categoria Jornalismo Impresso. Concorriam 27 matérias. O trio faturou o 1º, 2º e o 3º lugar respectivamente. A premiação será em dezembro e é promovida pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, trazendo como pauta “O papel da mídia na não revitimização das mulheres: dos anos 1970 à atualidade”.


PLANOS
Soube ontem que o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM), está decidido a mudar seu domicílio eleitoral de MS para o RJ. Se não for candidato à presidência, como sonhou, seria candidato a deputado federal pela Cidade Maravilhosa.  

PERDAS
O ex-vereador Divanilson Ferreira da Silva, de Anastácio, que morreu na quinta-feira, 28, fulminado por um AVC, era autor do monumento aos heróis da Retirada da Laguna. Era radialista atuante, com passagens pelas rádios Difusora e Independente. A 1991, atendendo proposta de sua autoria, o 9º Batalhão de Engenharia e Combate (CEC), unidade do Exército, ergueu o conhecido monumento aos heróis brasileiros da Guerra do Paraguai, no Porto Canuto, ponto final do histórico episódio da Retirada da Laguna.
 

PERDAS II
Tristeza profunda nos meios que atuam com as causas inclusivas. Na sexta-feira, 29, morreu a assistente social e professora da pós-graduação da PUC-SP, Dirce Harue Ueno Koga. Um dos nomes mais respeitados e credenciados em sua área desde 1982, Koga foi atuante no aprimoramento de políticas públicas, como no Sistema Único de Assistência Social (Suas). Assessorou vários governos e instituições no planejamento, monitoramento e em pesquisas voltadas aos cuidados socioassistenciais.


PENSAMENTO DO DIA
Tem gente que espera por uma luz, mas não se levanta para acender o interruptor.

 

Arquivo

O médico Matheus Moriyama e a arquiteta Mariana Dauzacker.

Arquivo

As advogadas Renata Camargo e Luciane Gonçalves.

Fotos: reprodução

A empresária Cláudia Dibo e os filhos Nicolas, Anna e Marina Dibo brindaram, na fazenda São José, a chegada de novos tempos para o marido e pai amoroso Edson Pires de Almeida Filho, trocando de idade.

 

A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) em visita a Maracaju, com o prefeito José Marcos Calderan (PSDB), o vereador Nenê da Vista Alegre (MDB) e a primeira-dama de Maracaju, Meire Calderan.

 

O deputado estadual Jamilson Name (sem partido) e sua Fernanda Fontoura Ribeiro curtiram, no longo feriado, as belezas de Gramado, no Rio Grande do Sul.

 

NA LEMBRANÇA
No dia 04 de novembro de 1992, morria, no Rio de Janeiro, o jornalista e boêmio Carlos Imperial, aos 56 anos, por complicações após uma lipoaspiração. Capixaba de nascimento, de Cachoeiro de Itapemirim, era um carioca de alma. Foi comunicador, compositor, cineasta de filmes eróticos e chegou a ser o vereador mais votado do Rio de Janeiro, pelo Partido Tancredista Nacional, sigla criada a 1985 somente para o lançamento de sua candidatura. Lançou artistas como Wilson Simonal e Gretchen. Cunhou uma frase que fecha a coluna de hoje: "Amigo meu não tem defeito; inimigo, se não tiver, eu boto".