fernandosoares_27-03-2021

Edições anteriores

SOCORRO NA FÉ
É impressionante a quantidade de mensagens em forma de orações que as pessoas estão passando umas para as outras neste momento difícil vivenciado pela humanidade. É a fé renascendo das cinzas de uma sociedade que já estava precisando mudar seus valores. Finalmente estamos aprendendo que solidariedade é tudo e, diante de mais de 300 mil mortes nesta pandemia, somos todos iguais.


MANAUS VERDE
A prefeitura de Manaus, na contramão de quem faz desmatamento na Floresta Amazônica, está tentando transformar a cidade num grande espaço verde.  Por lá, estão sendo plantadas dez mil mudas de espécies arbóreas. A prefeitura tem como meta a produção de 250 mil mudas frutíferas, ornamentais e medicinais. Parabéns pela iniciativa. 
 

POIS É… 
O desabafo do secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende (PSDB): “Infelizmente a gente vê que há pouca adesão no Mato Grosso do Sul. O decreto em si, não só aqui, mas em outros Estados, não está valendo nada. O nosso povo, com decreto ou não, tem desrespeitado a doença. O desrespeito das regras tem-nos levado ao estágio do coronavírus”.

 

NAS FILAS
Geraldo Espíndola, professora Arlinda Dorsa, Sílvio Andrade, Moacir Lacerda, Simona e Maurício Pinto Hugo já passaram pela fila da imunização. Também receberam sua agulhada salvadora o empresário Luiz Carlos Ferreira Gomes e o economista Alfredo Sulzer. Eles fazem questão de repercutir o benefício. Ferreira Gomes crê: "Quando cada um que toma a vacina faz a divulgação, pode estar incentivando os negacionistas a que façam o mesmo”. Sulzer vai além, salienta que as imagens da aplicação do imunizante servem para enfraquecer a campanha criminosa contra a profilaxia recomendada pela Ciência. 

À DERIVA
A douradense Suéllen Rosim (Patriota), 32, prefeita de Bauru, navega nas ondas negacionistas da cartilha bolsonarista. Com argumentos contraditórios, ataca o lockdown e mira seu responsável, o governador paulista João Dória (PSDB), um arquirrival de Jair Bolsonaro. Segundo Rosim, as restrições impostas por Dória não teriam atingido o objetivo de reduzir os casos de Covid-19 e a experiência não teria freado o avanço dos óbitos sequer em Araraquara, considerada modelo de êxito do lockdown. A prefeita desacata a realidade: os casos confirmados, as mortes e internações estão em queda em Araraquara, sob restrição máxima desde 21 de fevereiro. Enquanto em Bauru aumentou 34% o número de óbitos na variação semanal, em Araraquara, o decréscimo já chegou a 37% no período. Nessas remadas, a prefeita bauruense pode ver seu barco indo direto ao bojador. 

 

TRISTE REALIDADE
Confesso que nem rede social consigo ver mais. São tantos amigos partindo, que viramos de fato e de direito o atual epicentro da pandemia, com o maior número de mortes diárias por Covid-19 no planeta. Chegamos às mais de 300 mil vidas perdidas para a doença após um ano de táticas fracassadas em conterem o coronavírus e bem no dia em que o governo federal empossou o quarto ministro da Saúde ao longo da crise.

 

Divulgação

Gente que faz a diferença em qualquer sociedade, o atuante secretário de relações institucionais do governo de MS em Brasília, Pedro Chaves dos Santos Filho, e a esposa, educadora nota dez, Reni Domingos dos Santos.

NA FITA
 O ex-vereador e atual vice-prefeito de Corumbá, Dirceu Miguéis Pinto (PSDB), só assumiu o cargo em oito de janeiro, uma semana após o dia marcado para a investidura, porque estava em tratamento contra a Covid-19. Desde então se firmou como peça determinante dentro da engrenagem político-administrativa do prefeito Marcelo Iunes (PSDB). Em ação 24 horas por dia, começa a despertar admirações de um lado e ciumeiras de outro – obviamente porque se credencia para entrar em 2022 como potencial candidato a cargo proporcional, deputado estadual ou federal.

 

PARTIDAS
O ex-vereador Augusto Fernandes Gaeta não suportou problemas de ordem coronariana, na última terça-feira, 23, aos 84 anos de idade, abalou-se desta para as paragens celestes. Marcou época em Corumbá nos anos 1970. Era tão polêmico quanto o irmão, o ex-deputado Cecílio de Jesus Gaeta, que está com 85 anos e mora em Nobres (MT). 

 

IRMÃOS NA FÉ
Ainda em tratamento de recuperação após contrair a Covid-19, o deputado estadual Herculano Borges (Solidariedade) divulgou um vídeo que viralizou com o cantor gospel Irmão Lázaro (PSC). No vídeo, o vereador e ex-deputado federal, falecido no último dia 19, é atendido por uma enfermeira, na UTI, que canta um louvor de seu repertório. Ele esforça-se para fazer o dueto. Herculano Borges fez esse registro para homenagear o ex-vocalista da Olodum e lembrar que o conheceu quando se encontraram numa reunião da Frente Parlamentar da Família. 

 

PENSAMENTO DO DIA
“Cara fechada nem sempre é sinônimo de um coração ruim, assim como sorrisos nem sempre são boas intenções”. 
 

NA LEMBRANÇA
Renato Manfredini Júnior, o inesquecível Renato Russo, completaria hoje 61 anos se estivesse vivo. Nascido em 27 de março de 1960, no Rio de Janeiro, deixou a vida precocemente, aos 36 anos. Músico genial, vocalista com grande personalidade, compositor altamente sensível e fundador da Legião Urbana, ele incendiou o Brasil com seus sucessos. É de um deles a frase para encerrar a coluna de hoje: "É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã".

     

MODELO SALVANDO VIDAS

   

Fotos: Reprodução

Em tempo de pandemia, uma bela história de desprendimento e solidariedade vem dos Estados Unidos. Maggie Rawlins, aos 28 anos de idade, no auge da beleza e fazendo sucesso como modelo, deixou temporariamente a carreira de lado para trabalhar como enfermeira no atendimento das vítimas do vírus que assombra a humanidade. Além de trabalhar em hospitais de New York, ela, como voluntária, também foi embaixadora da OneWorld Health para ajudar a levar cuidados médicos acessíveis a comunidades carentes. Rawlins, que tem licença ativa de enfermagem, foi descoberta como modelo antes de trabalhar na área da saúde, ainda adolescente, chegou a posar para inúmeras capas e campanhas, sempre tentando equilibrar as duas profissões. Agora, de volta ao mundo dos holofotes, ela diz que todos têm um papel a cumprir durante a pandemia, “e o meu foi exatamente este”. Rawlins também fez questão de não divulgar seu trabalho e tomou todos os cuidados para que sua identidade não fosse revelada. Devido ao uso dos equipamentos de segurança, fica realmente difícil saber quem é quem, então só recentemente a história veio à tona.