fernandosoares_24-03-2021

Edições anteriores

PAPELÃO
O deputado federal Loester Trutis (PSL/MS) comprou parada indigesta. O STF já indeferiu recurso de seu advogado tentando impedir investigação da Polícia Federal sobre o suposto atentado a tiros que Trutis alega ter sofrido. Além das especulações, surgiram indícios que reforçaram a suspeita de um ataque forjado. Falsa comunicação de crime e porte ilegal de arma de fogo são crimes que podem ser imputados ao parlamentar, caso as suspeitas sejam comprovadas.


MANDATOS TENSOS
Em Sidrolândia, as eleições extras marcadas para 11 de abril foram suspensas pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) em razão do agravamento da pandemia. É a vereadora Vanda Camilo (PP), presidente da Câmara, quem governa a cidade interinamente, desde que a Justiça cassou a candidatura do prefeito eleito em novembro, Daltro Fiuza (MDB). Duas candidaturas estão inscritas para nova eleição: a da própria Vanda Camilo e a do ex-prefeito Enelvo Felini (PSDB). Nova data será fixada para a disputa complementar.

REFORÇO
Mais um hospital de campanha foi aberto em Campo Grande para contribuir com a oferta de leitos a pacientes da Covid-19. A iniciativa é da Caixa de Assistência dos Servidores do Estado do Mato Grosso do Sul (Cassems). Seu presidente, Ricardo Ayache, defende que, diante do expressivo agravamento da epidemia, todo esforço para aumentar a oferta de leitos é fundamental.


USO ADEQUADO
A Sanesul está, enfim, dando à Casa do Homem Pantaneiro um projeto adequado: vai transformá-la num espaço de múltiplo uso e criar, dentro do Parque dos Poderes, mais um forte atrativo para visitação turística e outras atividades. Presidente da estatal, Walter Carneiro Júnior informa que inicialmente a casa terá registros audiovisuais de atividades e da história da Sanesul, também terá espaços para atividades educativas, práticas e orientações sobre defesa do meio ambiente e manifestações de arte e cultura. Aplausos! 

DOR E ESPERANÇA
E os dias pandêmicos continuam dolorosos e angustiantes. Não param de crescer os números de casos e óbitos. Na semana, muitas lágrimas foram derramadas por todo o Estado. Muitas pessoas queridas foram derrubadas pelo vírus, entre elas, o corretor de imóveis e desportista Geraldo Ajala, de Ponta Porã. Contudo, houve lágrimas também de esperança e até de alívio. O ex-deputado Gandi Jamil (MDB), por exemplo, deu sinais de recuperação, inclusive, foi retirado do aparelho respirador.

 

PLEITO ANTIGO
Faz mais de 20 anos que o cerimonialismo brasileiro depende de um projeto de lei para firmar-se juridicamente como profissão. O tal projeto estaria perdido em alguma das gavetas congressuais, como suspeita a cerimonialista Mércia Chaves ao pedir o apoio da deputada federal Rose Modesto (PSDB) e da senadora Simone Tebet (MDB). Desde que foi criado o Comitê Nacional do Cerimonial Público, a demanda ficou entalada. 

AGULHADAS
O domingo só não foi mais triste porque chegaram 1.022.400 doses de vacina anticovid por meio do Mecanismo Covax. Esse mecanismo é um esforço global da Coalizão para Promoção de Inovações em Prol da Preparação para Epidemias (Cepi), Aliança Global de Vacinas (Gavi), do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização Pan-americana da Saúde (Opas).

 

TEMPO DE AMAR
No SBT, uma nova onda de pegação parece estar acontecendo. Dois casais do quadro de contratados já estão amanhecendo sobre o mesmo travesseiro. Um deles é o da jurada Flor Fernandez, uma das protagonistas do Jogo dos Pontinhos no Programa Sílvio Santos, com o apresentador Dudu Camargo do telejornal Primeiro Impacto. Detalhe: ela tem 56 anos e ele, 22. E daí?

 

EMPODERAMENTO
Comenta-se que a deputada Rose Modesto pode trocar o PSDB pelo Podemos. Seria para não atrapalhar o projeto tucano de alavancar o secretário Eduardo Riedel e ficar liberada para eventual candidatura ao governo. Zum-zum à parte, ela segue rodando na agitada ciranda feminina da Câmara. Em seu gabinete, na terceira secretaria da mesa diretora, Modesto reuniu-se, na semana passada, com as deputadas e amigas Carmen Zanotto (Cidadania/SC), Leandre dal Ponte (PV/PR), Margarete Coelho (PP/PI), Soraya Santos (PL/RJ), Celina Leão (PP/GO), Professora Dorinha (DEM/TO), Paula Belmonte (Cidadania/DF) e Soraya Manato (PSL/ES). E não foi para tricotar. 
 

Fotos: Assecom

Rose Modesto (PSDB) e suas colegas deputadas federais na terceira secretaria. 
 

Após conversa, Modesto pode caminhar no Podemos.

 

FACES DE UM TEMPO
Não poderia ser mais bem produzido e realizado o documentário "Retratos da Pandemia em Campo Grande, por Roberto Higa”, da Quyquyho Produções, exibido na terça-feira, 16.  Pode afirmar-se que em centenas de imagens por Roberto Higa captadas nos últimos 12 meses, os rostos e semblantes traduzem vários sentimentos: dor, espanto, desespero, fé, medo, indiferença e dúvidas, do início da pandemia até a chegada da vacina.
 

FACES DE UM TEMPO II
A obra audiovisual da Quyquyho (“Retratos da Pandemia em Campo Grande, por Roberto Higa”) acrescenta importante contribuição para a história da cidade como registro cultural e jornalístico. A equipe realizadora é do mais alto nível, a começar pela produtora executiva, a craque Dalila Saldanha. O time completa-se com Tetê Espíndola e Stênio Mendes na trilha sonora e edição, Maurício Costa Júnior na pós-produção e Sandra Higa no RH. O curador é Geraldo Espíndola. O jornalista Edson Moraes faz a assessoria de imprensa e fez as entrevistas.


PENSAMENTO DO DIA
“Nesta vida, o mais importante não é quem vai sorrir com você, mas sim quem vai estar com você quando não puder sorrir”. 
 

NA LEMBRANÇA
Joseph Roland Barbera formou uma parceria inesquecível com William Hanna. Por mais de 60 anos, os dois encantaram plateias do mundo inteiro com desenhos animados como Tom & Jerry, Os Flintstones, Scooby-Doo e Zé Colmeia, entre muitos outros personagens. Nascido em 24 de março de 1911, Barbera era bancário antes de integrar-se ao mundo da animação. Em seus 95 anos de vida, cunhou uma bela frase, que encerra a coluna de hoje, "uma coisa importante na vida é aproveitar as oportunidades. É estar em algum lugar na hora certa e então uma certa coisa acontece".

 

 

 

FAMOSOS DOS EUA NÃO DESCARTAM PRESIDÊNCIA

 

 

Fotos: Reprodução

O Brasil já teve muita gente famosa candidatando-se às eleições. Nos Estados Unidos da América (EUA), nosso vizinho continental, a situação não é diferente. Famosos como The Rock e até a queridinha do momento Meghan Markle falam de concorrerem à presidência. Veja quem são:

 

Dwayne Johnson

Conhecido como The Rock, ele afirmou que “se o povo quiser, eu vou pensar seriamente nisso. Estou sendo sincero, e não quero soar convencido. Tudo depende do povo... Eu vou esperar e ouvir o que o povo tem a dizer”.

 

Meghan Markle
Uma fonte próxima ao jornal Daily Mail disse que se aquecem os boatos, depois da entrevista do casal Harry e Markle à Oprah Winfrey, de que ela possa ter interesse em tornar-se a primeira mulher presidente dos EUA, pelo Democratas. Até o ex-presidente Donald Trump já afirmou que quer concorrer com ela! 

 

Matthew McConaughey

O ator, conhecido principalmente pela série True Detective, demonstrou interesse, mas disse que não dependeria dele a alçada à presidência da República: “Estou examinando agora, novamente, qual é o meu papel de liderança? (...) Quer dizer, isso não dependeria de mim. Dependeria mais das pessoas do que de mim”, analisou.

 

Will Smith 
Nem o astro da série “Um Maluco no Pedaço” ficou de fora! Aos jornais, Will Smith disse não descartar de seu futuro concorrer à Casa Branca. “Acho que, por enquanto, vou deixar o escritório ficar um pouco limpo e depois vou considerar isso em algum momento. Não sei, é como se eu tivesse uma opinião absoluta, mas sou otimista, tenho esperança, acredito no entendimento entre as pessoas e acredito na possibilidade de harmonia”, explicou o ator.