fernandosoares_20-03-2021

Edições anteriores

NO MEAT
Sabia que hoje é comemorado o Dia Mundial Sem Carne? A data surgiu a 1985, nos Estados Unidos, numa ação da ONG FARM. Hoje é um movimento consagrado no calendário vegetariano: no mundo inteiro, grupos dedicados ao tema falam sobre os impactos que o consumo de carne gera e os diversos benefícios de uma alimentação baseada em frutas, verduras, grãos e legumes. Com o preço nas alturas, vamos aderir?


DIA PESADO
Na quinta-feira, 18, além da morte do senador Major Olímpio (PSL/SP), o presidente do Banco do Brasil, André Guilherme Brandão, pediu demissão.  
 

BOA MEDIDA  
Aplausos para a Assembleia Legislativa, especificamente, ao deputado estadual Gerson Claro (PP). É dele a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) incluindo nas regras de partilha do ICMS um índice específico para os municípios que melhorarem os níveis de desempenho dos alunos da rede pública de ensino. A proposta, agora chamada "PEC da Educação", foi aprovada por unanimidade.  

VÃO VENDO...
Ipespe, PoderData, Instituto Ranking, Datafolha e outros institutos de alcance nacional já registram pesquisas cujos números constatam a queda de prestígio de Jair Bolsonaro (sem partido) e a baixa aprovação de seu governo. Nem mesmo o desfile de áulicos, no domingo passado, conseguiu maquiar a realidade. Será que já é derretimento?


NOVOS ARES
Capacetes de oxigenação desenvolvidos pela Universidade Estadual de Maringá foram utilizados em pacientes hospitalizados com insuficiência respiratória de gravidade média e demonstraram bons resultados no enfrentamento da Covid-19. Segundo Edson Miguel, um dos responsáveis pelo projeto, pacientes com saturação de oxigênio em torno de 70% obtiveram sensível melhora clínica. Alguns chegaram a um aumento de até 92% na saturação. 

GURIZINHO APELA
Luan Santana foi ao Domingão do Faustão e fez o que parecia ter sido planejado: pediu, no ar, que o apresentador não deixasse a Rede Globo e nem o seu programa. Mas parece que o pedido não vai colar. Santana, aliás, surpreendeu também ao publicar uma foto com sua ex, Jade Magalhães, no último oito de março, Dia Internacional da Mulher. Mas não passou de uma simples postagem. Magalhães descartou chances de um revival nesta história, encerrada em outubro de 2020, depois de 12 anos de namoricos.

 

PERDAS
Familiares e amigos acumulam de afagos e conforto o jornalista Montezuma Cruz, agora morando em Rondônia. A tristeza causada pela Covid entrou em sua vida com a morte do genro, Fábio de Matos, 33. Era casado com Célia, uma das filhas de Montezuma, trabalhava para o Grupo Madero de restaurantes e morreu na quarta-feira, em Goiânia. 

MUDANÇAS
Algumas pessoas até torceram o nariz e duvidaram quando, a 2020, esta coluna antecipou que o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) iria mexer nos cargos e com pessoas importantes de seu staff. Não deu outra: Eduardo Riedel (PSDB), a principal revelação política desta safra, deixou a Secretaria de Governo e Gestão Estratégica (Segov), ele foi para a pasta de Infraestrutura tocar grandes obras e cacifar a pré-candidatura ao governo. Seu substituto, Sérgio Murilo, além de presidir o Podemos/MS, é "o cara" na lida da deputada Rose Modesto (PSDB). Pronto. Preparem-se que vem mais por aí.

 

ARRASTÃO MORTAL
Está chegando a 300 mil o número de óbitos causados pela Covid no Brasil. Embora a população tupiniquim represente menos de 3% do total no planeta, o Brasil registrou, na última terça-feira, cerca de 28% das mortes pelo novo coronavírus em todo o mundo.  

PROFISSÃO PERIGO
O repórter Maycon Leão e seu cinegrafista da TV Serra Dourada (afiliada ao SBT) faziam, em Goiânia (GO), a cobertura ao vivo de uma manifestação de rua contra o fechamento do comércio. Foram agredidos por um dos manifestantes, vestido com uma camiseta da seleção brasileira. No domingo, 14, em Salvador (BA), a fotojornalista Paula Fróes, do Jornal Correio, foi agredida com ofensas verbais e de baixo calão dirigidas por dois homens que participavam de um ato contra as medidas de distanciamento.


PENSAMENTO DO DIA  
“Qualquer um pode fazer meu trabalho, mas ninguém pode ser eu”. 
 

NA LEMBRANÇA
No dia 20 de março de 1953, o Brasil perdeu o jornalista e escritor Graciliano Ramos. Alagoano de Quebrângulo, tinha 60 anos e deixou uma obra marcada pela temática social, com destaque para “Vidas Secas” e “Memórias do Cárcere”. Comunista por convicção, cunhou a bela frase de hoje: "Há coisas boas que trazem prejuízos; há coisas más que dão lucro".

 

 

 

ATENÇÃO, CINÉFILOS! MUSEU DO OSCAR SERÁ INAUGURADO NESTE ANO!

 

 

Fotos: Reprodução

“O Poderoso Chefão”, “Psicose”, “Pulp Fiction”, “O Mágico de Oz”, “Star Wars” e por aí vai. A lista de sucessos do universo cinematográfico é imensa e conquista diferentes públicos há gerações. Além daqueles que estão à frente das telonas, existe uma equipe enorme que fica por trás das produções conhecidas. Por isso, anualmente, a premiação do Oscar é voltada a todos os profissionais da indústria. Um universo tão grande não poderia deixar de ter um museu para chamar de seu.

 

Nove anos depois de anunciar o projeto, o arquiteto italiano Renzo Piano concluiu as obras do Academy Museum of Motion Pictures, fixado em Los Angeles. Avaliado em US$ 500 milhões, o local conecta um edifício de 1939 a uma estrutura esférica desenhada pelo arquiteto, resistente aos terremotos que acontecem com frequência na "cidade dos anjos".  Sendo assim, além de abrigar uma coleção de 12,5 milhões de fotografias, 237 mil filmes, 65 mil pôsteres e cerca de 133 mil peças de arte utilizadas nas produções, você poderá andar por uma sala que simula uma noite de premiação do Oscar. O edifício dedicado à sétima arte demorou quase um século para sair do papel. Agora, ganha data de inauguração: 30 de setembro deste ano.

 

Na seção dedicada à história do Oscar, serão exibidas 20 estatuetas.

 

O cineasta Spike Lee é um dos primeiros diretores convidados que realizarão exposições temporárias dedicadas a outros grandes nomes do mercado.

 

O Academy Museum of Motion Pictures está avaliado em 500 milhões de dólares. 

 

Foram nove anos para o arquiteto italiano Renzo Piano concluir o projeto. 

 

Sala que simula uma noite de premiação.

 

O museu contará com relíquias hollywoodianas, como o sapato usado por Judy Garland em “O Mágico de Oz”.

 

Um edifício de 1939 com uma estrutura esférica desenhada pelo arquiteto italiano Renzo Piano, resistente aos terremotos.