fernandosoares_18-03-2021

Edições anteriores

VAZIO
 Ontem, no fim da tarde, caminhei pela rua 14 de Julho e constatei que os campo-grandenses estão mantendo respeito ao toque de recolher. As equipes da Guarda Municipal e da Polícia Militar continuam fazendo as rondas entre 20h e 05h. Em todas as regiões, o cenário é bem homogêneo: ruas desertas e a população respeitando o toque de recolher. Após as 20h, ainda é possível ver trabalhadores retornando às suas residências.

 

ALÍVIO
O prefeito de Itaporã, Marcos Pacco (PSDB), encaminhou para a câmara de vereadores um projeto de lei que dispõe sobre a isenção de impostos a comerciantes que têm atividades noturnas. A proposta do projeto é isentar de IPTU, alvará e ISS a fim de amenizar os impactos da pandemia decorrentes da exigência do toque de recolher, em todo o Estado, levando consequências aos profissionais das atividades noturnas. Bom seria se todos os municípios seguissem a ideia.  

OLHAR COM AJUDA
Como a economia de Mato Grosso do Sul acumula resultados positivos no ranking nacional, atraindo indústrias e gerando empregos, o que se reflete na vida das pessoas, o governador Reinaldo Azambuja preparou um grande programa social para socorrer as famílias mais vulneráveis, o projeto prevê transferência de renda. Foi formatado e deverá ser enviado ainda hoje para a Assembleia Legislativa aprová-lo nos próximos dias.

 

POIS É… 
Recorde de mortes não é suficiente. Os sertanejos Cleber e Cauan animaram uma festa de casamento, na semana passada, em Santa Catarina. Lembram-se deles?  Cauan ficou internado na UTI com Covid-19 e teve 75% dos seus pulmões comprometidos, um dos primeiros grandes artistas a serem contaminados pelo vírus, muitos brasileiros moveram-se em orações por sua saúde. Que tristeza. 

PASSADO
Assistindo ao documentário sobre João de Deus, na TV Globo, fiquei simplesmente chocado. Inacreditável. Quando era repórter do Jornal de Brasília, estive em Abadiânia, onde ele atendia no Centro, estive também em Anápolis, onde morava. O que me recordo de diferente é da residência dele, por causa de uma verdadeira coleção de motos numa garagem e dos muitos cristais, inclusive esmeraldas brutas, expostas na sala onde ficamos conversando. Entre outras coisas, João de Deus disse a mim que as esmeraldas eram da época quando fora garimpeiro. Achei, sim, que se tratava de um homem rico e constatei a presença e a fé de muitos dos seus seguidores. Jamais pensei que via na minha frente um farsante. Difícil de acreditar. Como se explica isso, meu Deus?

 

APELO
Gente, por qual motivo está tão difícil entender que o maior problema da pandemia é a falta de leitos nos hospitais? Por favor, não morra, não mate. Use máscaras e evite aglomeração. Agora, se quiser morrer numa fila na porta de algum hospital ou no meio da rua, livre-nos de uma cena tão triste. Ninguém merece. 

  

ENGANA-ME...
Duvido que algumas autoridades integrantes do grupo da terceira idade e seus seguidores declaradamente negacionistas não tenham tomando a vacina ou não estejam esperando sua vez para tomá-la.  Duvido mesmo. Pelos porões dos poderosos, muitas coisas acontecem na calada da noite. Já o povo, com carência de atendimento médico e que acredita nesta história de negação, para os poderosos, que se dane.

 

FIM DA PENA DE MORTE
Os parlamentares estaduais da Virgínia aprovaram em definitivo um projeto de lei que acaba com a pena de morte. Trata-se do Estado que mais executou condenados na história norte-americana, situação que termina aqui, graças a Deus, porque ninguém tem direito de tirar a vida de quem quer que seja. 
 

INFLAÇÃO
Se não bastassem os últimos aumentos na cesta básica, no combustível e na carne, o brasileiro que depende de medicamentos sentirá no bolso, nos próximos dias, o reajuste de até 4,88% no preço dos remédios. Até parece que dão com uma mão e tomam com a outra. O aumento foi autorizado no mesmo dia quando o Congresso anunciou a nova rodada do auxílio emergencial. 

 

ALERTA
Cientistas alertam que janelas e portas abertas formando circulação de ar valem mais que borrifar álcool por toda a casa nestes duros tempos de pandemia.

 

PENSAMENTO DO DIA
“A simplicidade é o último grau de sofisticação”. 
 

NA LEMBRANÇA
Se alguém perguntar a você quem foi Mauro Faccio Gonçalves, provavelmente, não saberá responder. Mas se perguntar quem foi Zacarias, na certa a resposta virá como ator, humorista, dublador e até locutor de rádio brasileiro. Hoje ele teria 87 anos, mas deixou-nos aos 56, fazendo enorme sucesso nos Trapalhões. Ficou caracterizado pelo jeito infantil e ligeiramente afeminado (embora sem conotação homossexual), pela peruca, pois era calvo, e pela risada característica. Faccio Gonçalves dizia que Zacarias era o nome de um galo que ele tinha na infância, desde pequeno chamavam-no assim. Zacarias resolveu por conta própria iniciar um regime à base de remédios. O humorista acabou perdendo 20 quilos, porém, como consequência, seu organismo enfraqueceu-se, chegando a atingir os pulmões, falecendo de insuficiência respiratória. O humorista foi enterrado em sua cidade natal, Sete Lagoas, MG.

 

 

 

A JORNALISTA MILIONÁRIA

 

 

Fotos: Reprodução

Oprah Winfrey, aos 67 anos de idade, tornou-se a jornalista mais rica de todo o mundo. O motivo foi a recente entrevista que ela fez com Harry, Duque de Sussex, e a Duquesa de Sussex, Meghan Markle. Uma verdadeira bomba que explodiu no colo da família real inglesa. O sucesso foi tão grande, que só nos Estados Unidos 17,1 milhões de pessoas assistiram à entrevista polêmica, que foi ao ar no último fim de semana pela emissora CBS. A empresa revelou que a entrevista de duas horas, na qual Harry e Markle acusaram a família real de racismo e de não protegê-los da cobertura negativa da mídia, atraiu a maior audiência desde o Oscar de 2000, assistido por 23,6 milhões de telespectadores. Vendido a outras emissoras, o programa rendeu para o bolso de Winfrey em torno de 40 milhões de dólares. O duque e a duquesa de Sussex nada receberam, não cobraram, mas conseguiram fazer um estrago tão grande, que tirou o sono da rainha.

 

O Duque de Sussex, Harry, e a Duquesa de Sussex, Meghan Markle. 

 

Harry e Markle falam à Oprah Winfrey; material original foi editado.

 

A jornalista Oprah Winfrey, dona do programa de maior audiência nos EUA.

 

A duquesa disse que um membro da família real teria demonstrado preocupação sobre quão escura seria a pele do bebê do casal.

 

Racismo, mentiras, brigas familiares foram as principais revelações da entrevista do duque e da duquesa.