fernandosoares_21-01-2021

Edições anteriores

VACINA
 Desde a manhã de segunda-feira, não se fala em outra coisa a não ser na chegada da vacina. Não apenas em conversas, virtuais ou não, mas também nas igrejas. É grande o número de fiéis que estão comparecendo nos templos para agradecerem e rezarem juntos. Gratidão aos céus.

 

CRUZES
Este negócio de botox e enchimento exagerado é coisa muito séria. Acabei de ver a foto de um casal campo-grandense em férias na Colômbia e terminei levando o maior susto! Não é que um ficou a cara do outro?! Até parecem clones, cópias ou fantasmas entre si. Valha-me, deus! 
 

TERNO DE BIDEN
Ao contrário do espalhafatoso Trump, com suas longas e polêmicas gravatas, Joe Biden é discreto, com requintes de elegância e não esconde a preferência pela austera a pacífica cor azul. O escolhido para fazer seu terno, usado na posse que ocorreu ontem, foi Ralph Lauren, ícone da cultura americana. 
 

EU VOU
Amanhã, às 17h, em cerimônia reservada no Palácio Popular da Cultura (por conta da pandemia) serão empossados os novos dirigentes do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. Os desembargadores que assumirão os postos são Carlos Eduardo Contar, presidente, Sideni Pimentel, vice-presidente, e Luiz Tadeu Barbosa Silva, corregedor-geral de Justiça.

 

EMOÇÃO
Um forte abraço para o casal Eucleia Paniago Teixeira e Antônio Marques Teixeira, dois dos fundadores do distrito de Congonhas, em Bandeirantes, completando 60 anos de casados.  
 

BOAS NOVAS
O aquecimento da indústria de alimentação em MS, especialmente junto aos frigoríficos, vai gerar mais de 1.000 novos empregos diretos neste ano. A estimativa é do presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins do Estado, Vilson Gimenes Gregório. O antigo frigorífico Beef Nobre vai reabrir, nos próximos dias, com os serviços de abate e desossa. Em Terenos, o frigorífico atualmente faz apenas o abate, mas logo dará conta também da desossa. São indícios de uma nova temporada de emprego e renda, tão esperada para este setor.

 

BELO GESTO
O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) mandou disponibilizarem-se pelo menos dez leitos hospitalares de UTI/COVID a pacientes do Estado do Amazonas. De qualquer forma, já ajuda a desafogar Manaus, que vive o maior caos desde o início da pandemia. 

AVE, MARIA!  
Gasolina aumentando a toda hora. O governo enlouqueceu e faz de conta que nada está acontecendo... Pobre Pátria amada, idolatrada, Brasil.


QUEM PLANTA...
Os ataques infamantes ao governo chinês, desferidos pela trupe bolsomínica – especialmente pelos irmãos Eduardo, Flávio e Carlos, além de vários ministros, como o próprio Ernesto Araújo, da pasta das Relações Exteriores – podem ou não trazer consequências negativas ao Brasil? Ou já estariam trazendo? Setores do Palácio do Planalto reconhecem que as relações conturbadas com a China têm travado a importação de insumos para a produção das vacinas contra a covid-19.  O Instituto Butantan, por exemplo, teme que ocorra atraso na chegada do insumo farmacêutico ativo (IFA), princípio ativo da Coronavac.  A China, além disso, é a responsável por cerca de 70% das exportações brasileiras do agronegócio. 
 

VAZIOS
A atriz, produtora e ativista cultural Beth Terras reergue a bandeira, chama a atenção do governo estadual e pede a adesão maciça da comunidade para a revitalização do Teatro Aracy Balabanian. Na verdade, o que a consagrada Beth Terras propõe são mais e melhores investimentos na oferta de espaços públicos para as artes locais. Na mosca! 


PENSAMENTO DO DIA
“Para criar inimigos não é necessário declarar-se guerra, basta dizer o que se pensa”.  
 

NA LEMBRANÇA
O escritor maranhense Aluísio de Azevedo morreu no dia 21 de janeiro de 1913, em Buenos Aires, aos 55 anos. Criador do naturalismo, o autor de O Mulato (1881) e O Cortiço (1896) deixou esta frase inesquecível: "A gente, depois de muito chorar e lastimar-se, sente apetite de beijar e abraçar alguém. Queremos crer que é na adversidade que se fortalecem mais os corações e corroboram-se os afetos".

 

Fotos: arquivo

A empresária Lídia Vallér e a primeira-dama do Estado, Fátima Azambuja.

 

A empresária Gisele Barbosa e Fátima Trad Mazina.

 

Juliana e o marido, empresário, Carlos Humberto Canale.

 

A delegada Roseli Molina com a secretária de políticas para a mulher da capital, Carla Stephanini (MDB), e a presidente da Adepol/MS, Regina Márcia Rodrigues.

 

A psicóloga Márcia Saraiva Souza e a pecuarista Grazieli Carvalho.

 

A médica Viviane Orro e o deputado estadual Felipe Orro (PSDB).