fernandosoares_20-01-2021

Edições anteriores

EXEMPLO DE SOLIDARIEDADE
Com o agravamento da covid-19 em Manaus, o reitor da UCDB, Padre José Marinoni, destinou, na segunda-feira, parte do valor arrecadado com a taxa de inscrição no vestibular da UCDB/2021 à arquidiocese de Manaus, contribuindo para o enfrentamento da pandemia. Foram R$ 30.000,00: “O pouco de muitos é a receita para dar esperança a quem sofre”, destacou o Magnífico Reitor Marinoni.


ESTÃO PODENDO
Pois é, há sussurros fortíssimos no Parque dando conta do desembarque de Sérgio Murilo na lista dos assessores políticos da Governadoria. Homem de total confiança da deputada federal Rose Modesto (PSDB), ele estaria deixando de acumular as presidências do Podemos/MS e do Rádio Clube. Deve passar o bastão do clube ao seu vice, Ronaldo Gaeta. 
 

REMOS
Gravada antes da pandemia da covid-19 e exibida pela primeira vez em outubro do ano passado, a série documental "Guató: Uma Remada no Tempo" levou os atletas de stand up paddle Lena Ribeiro e Américo Pinheiro a uma experiência das mais fascinantes, uma viagem de centenas de quilômetros pelo rio Paraguai, a partir de Corumbá, remando em pé sobre uma prancha, para um encontro com sobreviventes do povo Guató, os mais antigos habitantes dos rios daquela região pantaneira, onde vivem há cerca de cinco mil anos. 
 

REMOS II
"Guató: Uma Remada no Tempo" é dirigida por Ricardo Faissol e tem oito episódios. No encontro com dois Guatós, que moram na Ilha Ínsua, a campeã pan-americana de stand up paddle Lena Ribeiro e o seu treinador, Américo Pinheiro, descobrem que a canoa de um pau só, usada até hoje pelos indígenas, assemelha-se à prancha primitiva que garantiu o deslocamento para a ocupação da maior área alagável do planeta. O esporte começou no Havaí, como uma modalidade derivada do surfe, o praticante fica em pé sobre uma prancha e desloca-se pelas águas remando.


EMPODERAMENTO
Avanço feminino na neurociência: Tatiana Rivas Marante chegou ao mais alto cargo na operação brasileira da multinacional Biogen, umas das maiores empresas de biotecnologia do mundo. Rivas Marante é a primeira mulher que assume cargo tão elevado nos 14 anos de Biogen no Brasil. A 2018, a Academia Brasileira de Ciências contabilizou a presença de mulheres como titulares em 14% dos postos. Hoje, dos 573 membros titulares, 102 são mulheres – isto representa apenas 17,8%. 
 

COMMODITIES
A comunidade do agronegócio está impossível, nas alturas, e com razão: a produção brasileira de grãos na safra 2020/21 pode cravar um recorde com 264,83 milhões de toneladas, um aumento de 3,1% ou de 7,9 milhões a mais que em igual período da safra anterior. Esses dados são do quarto Levantamento da Safra de Grãos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado há menos de uma semana. 

LÁ VEM O TREM!
O Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF, na sigla em espanhol) decidiu apoiar, com tudo, a relicitação da ferrovia da Malha Oeste, recém-aprovada pelo colegiado do PPI (Programa de Parcerias de Investimentos). Com desembolso de até US$ 3 milhões para cooperação técnica, o CAF contratará estudos de viabilidade técnica, jurídica, econômica e ambiental. O edital e o leilão da nova concessão devem ocorrer a 2023. A Malha Oeste tem 1.973 km de extensão em São Paulo e Mato Grosso do Sul e é controlada pela Rumo.


EM FORMA
Para entrar em forma, recuperando-se das bordoadas da covid-19, o deputado federal Fábio Trad (PSD/MS) derrama elogios e agradecimentos aos profissionais que oferecem suporte em seu restabelecimento. Cita a fisioterapeuta Camila Dameão com comovido reconhecimento, pontuando que, no período pós-hospitalar, Dameão devolveu aos seus pulmões o oxigênio que o vírus havia subtraído, Trad cravou: "Camila mostrou que a fisioterapia é essencial para a saúde". 
 

É O AMOR!
Uma data para guardar nos melhores álbuns do coração e da memória: os 68 anos de união, ou bodas de chumbo, do casal Mário e Zezé Ferraro. A filha Raquel Ferraro é uma das familiares mais emocionadas nas efusivas saudações ao casal, centro de todas as atenções e carinhos. 
 

PENSAMENTO DO DIA
“Muitos querem aquilo que você tem, mas vão desistir quando souberem o preço que você pagou”. 
 

NA LEMBRANÇA
Euclides da Cunha nasceu em 20 de janeiro de 1866, na Fazenda Saudade (Cantagalo/RJ).  Um dos maiores escritores de nossa história, atuou também como professor, filósofo, historiador, sociólogo, jornalista, engenheiro e geógrafo. Foi patrono da cadeira de n.º 7 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Autor de inúmeras obras, tornou-se notório por “Os Sertões” (1902), relato jornalístico e histórico-ficcional sobre o Arraial de Canudos e a destruição de seu povo. A frase de encerramento desta coluna é dele: "Não é o bárbaro que nos ameaça, é a civilização que nos apavora".

 

Fotos: arquivo

A médica dermatologista Isabela e o marido, também médico, o gastroenterologista Thiago Domingos.

 

A médica Cidinha Arroyo e Maria Adelaide Noronha.

 

Fátima e o médico Nestor Muzzi.

 

Mirtes e o médico Resala Elias Júnior.

 

Divulgação

Em quarentena, amigas queridas lembram-se de mim. Agradeço à Jane Abuhassan e à Vanda Testa por prestigiarem o titular da coluna na Havana Cachaçaria.

 

O casal Márcia Desidério e Márcio Venâncio.

 

NA SERRA
O prefeito Kazu Horii (PSDB) ganhou nas urnas do ano passado o direito a administrar Bodoquena por mais um mandato. Nestes quatro anos, pretende fazer do fomento ao turismo um dos carros-chefe da gestão, juntamente com avanços na qualificação dos servidores e na melhoria da prestação de serviços. Nas questões do turismo e de toda a rede de atividades econômicas, será determinante que o prefeito cuide bem da sustentabilidade. O Parque Nacional da Serra da Bodoquena vem sendo muito castigado por experiências econômicas sem zelo com a natureza.