fernandosoares_14-01-2021

Edições anteriores

GUERRA
Esta história de Ponta Porã com oito mortes para combater-se o avanço do PCC foi aplaudida pelos moradores da cidade, que perdem noites de sono com o terrorismo na fronteira. Se a Polícia não limitar, o PCC avança para tentar estabelecer domínio das rotas de tráfico do Paraguai para o Brasil. Muito triste, muito perigoso para a fronteira e em relação ao que poderá acontecer daqui para a frente.


NEPOTISMO  
Além do tucano Marcelo Iunes, de Corumbá, outros prefeitos, entre reeleitos e estreantes, andam escorregando sem nenhum pudor nos tomates podres do empreguismo familiar. O prefeito de Aparecida do Taboado, José Natan de Paula (Podemos), nomeou o seu pai, Fátimo Aparecido Dias, como secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente. O salário: R$ 9,1 mil. O prefeito de Juti, Gilson Marcos da Cruz (PSD), nomeou a sua esposa, Paula Regina Santoro da Cruz, como secretária municipal de Assistência Social. Tem mais, a lista é grande. 

APOIOS
O senador Jorge Kajuru (Cidadania/GO) era pré-candidato à presidência do Senado. Porém, como viu sua candidatura não avançar e com o MDB indicando Simone Tebet, ele e o movimento Muda Senado apoiarão a parlamentar sul-mato-grossense. Primeira mulher a presidir a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, Tebet pode quebrar também o tabu de uma Casa que até hoje nunca teve uma senadora no comando.


PARA REFLETIR
"Rir junto é melhor do que falar a mesma língua. Ou talvez o riso seja uma língua anterior que fomos perdendo à medida que o mundo foi deixando de ser nosso", do escritor e biólogo moçambicano Mia Couto. 
 

FERVURA
Determinado a enfrentar a carga violenta que o Planalto põe em favor da candidatura de Arthur Lira (PP/AL) para sucedê-lo, o deputado e presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM/RJ), elevou o tom contra Jair Bolsonaro. Semelhante embate é travado no Senado entre bolsonaristas e antibolsonaristas. A partir de hoje e nos próximos dias, Brasília tremerá com as duas disputas. 
 

ADEUS
Só ontem fiquei sabendo e confesso que estou muito triste, o juiz aposentado Carlos Alberto Pedrosa de Souza, que residiu por muitos anos em Campo Grande e vivia em Manaus, faleceu no último dia quatro, de covid. Eu fui a várias festas promovidas por ele em sua residência, aqui, na capital. Veio de baixo, lutou muito, infelizmente, acabou aposentado da magistratura. Que o Pai o receba de braços abertos, dê conforto à família e que Pedrosa de Souza encontre a paz, tão desejada e merecida, pelo universo. 

 

 

A nutricionista Mariana e o marido, médico, Fábio Paes Barbosa.

 

O procurador de Justiça de MS Antônio Siufi Neto e o ex-prefeito de Nova Andradina, Roberto Hashioka (PSDB).

 

Os empresários da Faculdade Insted Fernando e Neca Bumlai.

 

NOME CERTO
 Arte Literária Estudantil de Corumbá, este é o nome cujas letras iniciais formam a palavra Alec há 40 anos, um dos mais antigos e importantes grupos dedicados à divulgação e à promoção da cultura e das artes em Mato Grosso do Sul.

  

LONGEVO
O brilhante ator Stênio Garcia, uma das celebridades que a Rede Globo dispensou no ano passado, tem 87 anos e é um exemplo de vitalidade. Há 22 anos, ele é casado com Marilene Saad. Já foi marido das atrizes Cleyde Yáconis (que faleceu a 2013, aos 89) e de Clarice Piovesan. Por causa de uma caxumba contraída a 2014, ficou surdo de um ouvido e usa aparelho. A 2015, o ator teve fotografias suas e de Saad vazadas na internet, nelas, o casal está nu. O fato levou Garcia a abrir uma luta judicial contra a invasão de privacidade.


REPERCUSSÃO
Manifestações de pesar que chegaram de dentro e de fora do Brasil dão uma dimensão do tamanho maiúsculo do padre Pasquale Forin, que morreu aos 84 anos no último domingo, mais uma vítima do coronavírus. Forin era um líder espiritual extraordinário, vocacionado para acolher e servir. Foi pároco de São João Bosco, ex-vigário-geral da Diocese de Santa Cruz de Corumbá e fundador e ativista de organizações emblemáticas, entre as quais, o Conselho de Defesa dos Direitos Humanos e a Comissão Pastoral da Terra.  

 

TOTAL APOIO
O candidato a presidente da Câmara dos deputados Baleia Rossi (MDB/SP) já traz seu novo discurso em defesa dos direitos das classes trabalhadoras, com liberdade para organização e modernização de entidades sindicais. Sou jornalista sindicalizado. Amo e respeito os sindicatos e sei das conquistas que os brasileiros, de todas as categorias, conseguiram por intermédio deles. Sempre terão meu apoio e meus aplausos, mesmo quando seus integrantes andam em ônibus, usando boné, ou quando, como no passado, saíam às ruas para lutarem pela democracia, ou morriam nas masmorras da ditatura, como Vladimir Herzog. 


PENSAMENTO DO DIA
“Aprendi que um dos segredos da vida é não demonstrar tudo o que a gente sente”.   
 

NA LEMBRANÇA
Em 14 de janeiro de 1965, há 56 anos, falecia Vespasiano Barbosa Martins. Nascido em Campo Grande, em quatro de agosto de 1889, era médico, pai de minha saudosa amiga Nelly Martins e sogro do inesquecível Wilson Barbosa Martins. Vespasiano foi intendente (uma vez), prefeito de Campo Grande (três vezes), governador (ainda do Estado de Maracaju) e senador pelo então Estado de Mato Grosso, em dois mandatos. Ele partiu, mas suas lembranças continuam entre nós, como seu nome e o da terra onde nasceu presentes no hino de Mato Grosso do Sul.

 

Fotos: arquivo

O conselheiro e Corregedor-Geral do Tribunal de Contas Ronaldo Chadid e o desembargador do TJ-MS, Marco André Hanson.

 

A psicóloga Cristiane Oliveira com a advogada Ana Arminda e a assistente social Regina Panovitch.

 

O deputado estadual Renan Contar (PSL) e a esposa, empresária, Iara Diniz.