fernandosoares_12-01-2021

Edições anteriores

QUE TAL?
Pelas redes sociais, a meu ver, chegamos ao âmago da questão. O que mais provoca o ódio, além da falta de agilidade nesta vacinação contra o coronavírus? A dor de cotovelo pelo fato de o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), sair na frente trazendo a Coronavac, da parceria entre o Sinovac, da China, e o Instituto Butantan? Ou a falta de inteligência do governo Bolsonaro ficando quieto em vez de apoiar a chegada de uma vacina que deu resultado positivo? Então, agora, ele ter de curvar-se e anunciar que vai adquiri-la, mesmo depois de tantas críticas? Que falta de visão num momento destes, meu Deus! 
 

OLHAR AMPLIADO
Educador e filiado ao PSol, Nizael Almeida trocou Campo Grande por Ribas do Rio Pardo para encarar um grande desafio: a convite do prefeito João Alfredo (PSol), primeiro que o partido elege em MS, foi comandar a Secretaria Municipal de Educação e já começou bem: na primeira semana de trabalho, um de seus contatos iniciais foi exatamente com a secretária de Estado de Educação, Maria Cecília da Motta, de centro-direita, filiada ao PSDB. Nada como a democracia. 
 

ALERTA
A coisa está feia, como dizem por aí. Todo dia recebo notícia de uma amiga que entrou em fria por causa dos oportunistas que andam entre nós. Semana que passou, soube de uma pessoa querida, seríssima, mulher bonita, evoluída espiritualmente, amiga do coração, que, acreditando ter encontrado um grande amor, caiu na conversa de um pilantra e agora se encontra num beco sem saída. Todas as mulheres estão sujeitas a esse tipo de golpe, principalmente as mais carentes, mas o imperdoável é não enxergarem o óbvio quando o fato se repete. Sujeito começa a exigir muito, a pedir muito sem botar a mão no bolso, pode sair correndo. Boa bisca, não é. Ninguém merece sustentar malandro. 

 

DESMONTE
O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), vem fazendo de tudo um pouco para ser cartilhista bolsonariano. Decidiu reduzir o número de aulas de Sociologia, Filosofia e Artes nas escolas públicas. Quer dinamitar a formação do pensamento crítico e adotar, na nova grade curricular, elementos de desconstrução social, inclusive com a demissão de milhares de professores.  

OPS!
Nem sempre a intimidade das pessoas é revelada, assim, na coluna de domingo, a foto do empresário Naim Ibrahim com Daiane, como casal, faz parte do passado. Ambos já não dividem mais o mesmo teto e são apenas bons amigos. Assim é a vida.


PRESSÕES
Prefeitos de primeira viagem estão passando o maior sufoco para implementarem algumas medidas drásticas a fim de fazerem economia e controlarem custeios. Uma das soluções é atacar a folha de pagamento, cortando cargos e servidores comissionados. No entanto, esse é um grupo de "costas quentes", tendo como "padrinhos" de suas nomeações, vereadores, deputados e senadores, gente que capta recursos por meio de emendas parlamentares e outras fontes. 
 

OLHAR ATENTO
Veja só o que o deslumbramento faz com as pessoas. O deputado federal Loester Trutis (PSL/MS) tem tentado a todo custo trancar o inquérito da Polícia Federal investigando aquele atentado que ele teria forjado, em fevereiro, quando alegou ser vítima de disparo em um carro alugado por ele. Na semana passada, o ministro do STF, Luiz Fux, disse não ao parlamentar que, de vítima, passou a ser o investigado. Trutis teve chance de crescer muito politicamente, mas depois dessa, surge o perigo. Será que ele, promovendo esse atentado, ganharia status para ser prefeito de Campo Grande? Trutis tentou candidatar-se e não conseguiu. Quis ganhar mídia rapidamente e terminou dando errado. Deu um tiro no pé e hoje, de vítima, é o acusado, pois a PF entendeu o caso como uma "falsa comunicação de crime", um dos crimes do código penal. Em investigações da Polícia Federal, os peritos rastrearam o GPS do carro em que o deputado Loester Trutis estava, além de câmeras de segurança, chegaram à conclusão, por meio de provas obtidas, de que o atentado foi orquestrado pelo próprio deputado. “Tiro no pé", respeitando-se as devidas proporções, sempre acontece com as pessoas que se deslumbram, que sonham em pegar o poder a todo custo, sonham em ter vida mansa e terminam no nada. Isso quando não são execradas da sociedade ou presas. 


ALTERNATIVAS
Interessante e estimulante o trabalho da psicóloga Danielle Ferreira. Fundou, há cinco anos, em Dourados, o projeto da empresa À Flor da Pele cujo objetivo é garantir a pessoas que precisam, mas não têm como dispor, uma plataforma acessível para serviços de psicologia, como a psicoterapia. A iniciativa cadastrou psicólogos e estendeu atendimentos a moradores de Dourados, Campo Grande, Naviraí e Rio de Janeiro, Estado onde nasceu Ferreira. A jovem é ativa militante pró-igualdade racial e colunista na publicação África e Africanidades.  
 

RESISTÊNCIA
Como bem assinalou um de seus fundadores, Benedito CG Lima: somos existência de resistência! Trata-se de uma alusão ao Grupo Alec que, na quinta-feira passada (1º), completou seu 49º aniversário, cumprindo, sem qualquer interrupção, o objetivo de fortalecer e divulgar aquilo que inspirou a sigla: Arte, Literatura, Educação e Cultura. A sede é em Corumbá, mas o Grupo Alec também representa a vizinha Ladário. 
 

CALÇAS JUSTAS
Quem diria?! O governo brasileiro, o governo do presidente Jair Bolsonaro, vai render-se ao governador de São Paulo, João Dória, adquirindo a Coronavac. Oras, a vacina chinesa não seria um "vírus maldito", como a Covid-19, segundo o capitão?

 

DIFERENCIADA
Assistindo ao Altas Horas no sábado, podem falar à vontade, mas eu tirei o chapéu para Susana Vieira. Ela não estava nem aí para a opinião dos outros, para os gossips em torno de seu nome, de sua vida. Faz o que quer fazer, com quem quer, pouco se lixa para preconceito e não mede limites para encontrar a felicidade. Qual mulher não quer ser assim? 
 

PENSAMENTO DO DIA
“Quando você não for mais amigo de alguém, respeite os segredos que com você foram compartilhados. O nome disso é integridade”. 

 

Divulgação

Hoje uma pessoa muito especial faz aniversário, Maika do Amaral, na foto com suas duas filhas, Maria Eduarda e Maria Eugênia. Minha amiga querida desde quando aqui chegou. Um ser humano como poucos, uma mulher espiritualizada e que faz a diferença. Para ela, só tenho agradecimentos. Sempre quando preciso de uma palavra amiga, uma palavra de conforto, uma orientação e boas energias, é ela que eu procuro. Para Maika, muita saúde, força e cada vez mais flores e luzes em seu caminho. 

 

Fotos: arquivo

O desembargador e próximo presidente do TJ-MS, Carlos Eduardo Contar, e o atuante secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel.

 

Dina Tapia e Marista Santos Pereira do administrativo da UFMS. 

 

Os escritores e membros da Academia Sul-mato-grossense de Letras, Marisa Serrano e Américo Calheiros.

 

Inês Augusto e o marido, o pecuarista Roberto Cruzetta. 

 

A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) e a artista plástica Zilá Soares.

 

NA LEMBRANÇA
Adhemar Ferreira da Silva tem seu nome gravado na história do esporte nacional. Há 20 anos, o Brasil perdia seu bicampeão olímpico, aos 73 anos de idade (nasceu no dia 29 de setembro de 1927, em SP), vítima de parada cardíaca. Adhemar Ferreira conquistou duas medalhas de ouro no salto triplo – nas olimpíadas de Helsinki, 1952, e Melbourne, 1956. Atleta do São Paulo, criou a "volta olímpica" para comemorar a conquista de um título.